25 de janeiro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
Em 2023, o mundo presenciou o começo da grande revolução do século, que mudou de uma vez por todas os rumos da humanidade. Estamos falando de uma revolução tecnológica sem precedentes. Mas o que esperar do futuro? E quais empresas da bolsa mais ganham com a Inteligência Artificial?
À primeira vista silenciosa, a eclosão recente de novas tecnologias ganhou força rapidamente. E, hoje em dia, é quase impossível imaginar o futuro sem o ChatGPT e sem a Inteligência Artificial como um todo.
Até pouco tempo atrás, muitos achavam se tratar de apenas mais uma modinha da internet. Mas a IA vem mudando completamente o mercado de trabalho, os produtos, os serviços e, acima de tudo, a vida das pessoas.
Quem sai na frente na corrida tecnológica?
Nos últimos anos, começou um verdadeiro rali tecnológico que segue bastante acirrado em 2024. E as grandes corporações têm investido bilhões de dólares na criação e no aperfeiçoamento das IAs.
Mas quem será o grande vencedor desta corrida? Assim como tivemos, no passado, um verdadeiro massacre a empresas como a Blockbuster e a BlackBerry, quem serão as novas Netflix e Apple a partir de agora?
Vamos, juntos, descobrir algumas empresas da bolsa que estão ganhando e vão ganhar muito dinheiro com a Inteligência Artificial e as novas tecnologias.
Empresas que mais ganham com a Inteligência Artificial
É bastante óbvio que as big techs estão na vanguarda quando o assunto são avanços tecnológicos. Dessa forma, é inegável que o crescimento das IAs favorece as gigantes de tecnologia, como:
- Google (Nasdaq:GOOGL)
- Facebook (Nasdaq:META)
- Amazon (Nasdaq:AMZN)
- Apple (Nasdaq:AAPL)
- Microsoft (Nasdaq:MST)
Existem, no entanto, algumas empresas pouco conhecidas do grande público que cresceram absurdamente em 2023.
E que vão continuar ganhando, e muito, com a Inteligência Artificial. São elas:
- NVidia – Uma das maiores fabricantes de hardware e software do mundo.
- Intel – Concorrente da NVidia, também fabrica processadores e outros chips para computadores e dispositivos móveis.
- Adobe – Fabricante de programas de computador, principalmente para edição de fotos e vídeos.
- IBM – Produz hardware e software, com foco em armazenamento de dados para pessoas e empresas.
- Symbotic – Atua na automação de armazéns e distribuição de mercadorias.
- C3.ai – Produz software de Inteligência Artificial que ajuda empresas e indústrias na tomada de decisões para melhorar o desempenho operacional.
- Upstart Holdings – Empresa de tecnologia financeira que usa IA para melhorar a avaliação de crédito e facilitar empréstimos pessoais.
- Salesforce – Atua no gerenciamento e automação de vendas, relacionamento com o cliente e análise de dados.
- Baidu – Conhecido como “Google da China”, investe pesado em IA para veículos autônomos e assistentes de voz.
- UiPath – Produz software para automação robótica de processos (RPA).
- Dynatrace – Empresa de software que fornece soluções de monitoramento de desempenho digital, com foco em infraestrutura de TI.
- Pros Holdings – Produz software para ajudar empresas a definir o preço dos produtos.
- Tencent Holdings – Gigante de tecnologia da China, é dona de jogos, redes sociais e serviços de nuvem.
É hora de investir em empresas de Inteligência Artificial?
Todas as empresas citadas acima têm uma coisa em comum. Elas são listadas na Bolsa de Valores (quase todas nos EUA).
Ou seja, qualquer pessoa pode investir nestas empresas. E isso pode ser feito abrindo uma conta no exterior ou investindo em BDRs negociadas aqui no Brasil.
É sempre bom dizer, no entanto, que este artigo NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO!
Meu propósito é, simplesmente, te mostrar empresas da bolsa – algumas bem “fora do radar” – que podem ganhar muito dinheiro com a Inteligência Artificial.
Não invista com base em notícias
No fim das contas, é inegável que provavelmente estejamos diante da maior revolução do século. E várias empresas estão lucrando e vão lucrar muito mais com as novas tecnologias e as IAs.
No vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) eu conto tudo isso em detalhes. E mostro cada empresa da Bolsa que tem grandes chances de crescer junto com a Inteligência Artificial.
Apesar disso, é sempre bom reforçar: você JAMAIS deve investir com base em notícias. Nem em recomendaçãozinha de quem quer que seja.
Analise cada empresa com calma, estude os fundamentos e sempre mantenha uma boa diversificação dos seus ativos. É o que vale há mais de 100 anos e é o que valerá pelos próximos 100.
E se você gostou deste conteúdo, comente no vídeo do canal e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena). Assim, você fica sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.
E não deixe de conferir, também: A renda fixa acabou? Chegou a hora de investir em ações?