Ações para ficar de olho – Quatro possíveis empresas para investir

25 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 4 seg


As quatro empresas nessa lista de ações para ficar de olho, têm em comum não apenas o fato de serem gigantes em seus setores de atuação, mas, também, por serem empresas em crescimento. Portanto, nesse texto, temos empresas que estão com desafios que podem determinar a alta ou a baixa de suas ações.

Sendo assim, as empresas dessa lista de quatro ações para ficar de olho são empresas de ramos completamente diferentes de atuação, sendo eles o bancário, varejo, sistemas e mercado automotivo. Como são de áreas tão diferentes, representam uma boa diversificação de investimento.

Contudo, essa lista não é uma recomendação de investimento. É apenas uma lista com empresas que podem ou não trazer bons resultados.

Ações para ficar de olho - quatro possíveis investimentos

Quero ficar rico

Ações para ficar de olho

As empresas que estão nessa lista de ações para ficar de olho são empresas dos mais variados setores. Portanto, são ações para observar que possibilitam a diversificação da carteira de investimentos.

1- Banco Inter – (BIDI3, BIDI4 e BIDI11)

O primeiro na lista de ações para ficar de olho é o banco Inter. O Banco Inter foi o primeiro banco 100% digital do Brasil, fundado como uma instituição financeira pela família Menin, controladores da MRV Engenharia, para facilitar as operações de crédito da imobiliária.

Posteriormente, em 2008, a Intermedium Financeira virou Banco Intermedium. Dessa maneira, recebeu autorização do Banco Central para operar como banco múltiplo.

Anos depois, em 2017 a empresa passou por um rebranding e virou Banco Inter. 

Giz modo

Desse modo, a sua atuação passou a ser focada no meio digital. Por ser uma instituição financeira inovadora, passou a oferecer diversos produtos diferentes dos bancos tradicionais.

Esse é justamente o diferencial do banco Inter, afinal ele atua duplamente como fintech e, também, como instituição financeira. Desse modo, o Banco Inter oferece diversos produtos, como:

  • Marketplace;
  • Recarga de celular;
  • Sistema de cashback;
  • Gift Cards;
  • Chip de celular;
  • Plataforma de investimentos;
  • Plataforma de pagamentos.

Crescimento

Um dos motivos pelos quais o Banco Inter está na lista de ações para ficar de olho, é o seu crescimento. Isso porque, os números de contas e de operações de crédito do Banco Inter vem apresentando amplo crescimento.

Ações para ficar de olho

Brazil journal

De forma geral, o Banco Inter não lucra da mesma maneira que os bancos tradicionais, já que não cobra as mesmas tarifas.

Dessa maneira, o número de correntistas digitais saiu de 2,5 milhões, em junho de 2019, para mais de 5,9 milhões, em junho de 2020, um crescimento de 132%.

Já em comparação com o primeiro semestre de 2019, o saldo de operações de crédito total saltou 45,3% e a carteira de crédito com garantia imobiliária expandiu mais de 15%.  

Portanto, a instituição vem tendo êxito em implementar um modelo de negócio focado em produtos financeiros e não financeiros num espaço completo com diversas funcionalidades. 

2- Via Varejo (VVAR3)

A segunda empresa na lista de Ações para ficar de olho é a Via Varejo. A Via Varejo é uma das gigantes do varejo sendo a maior Companhia brasileira em número de lojas, contando com mais de 1.073 lojas por meio de suas duas principais marcas o Ponto Frio e a Casas Bahia.

Além duas marcas de peso, a Via Varejo conta, também, com as marcas Bartira, Asaplog e Extra.com.

Logo download

A empresa como é hoje, nasceu da integração com o Ponto Frio, em 2010. Porém, sua história começou, em 1957, quando Michael Klein abriu a primeira Casas Bahia, em São Caetano do Sul.

Durante a sua trajetória de crescimento, a gigante varejista adquiriu várias empresas e expandiu operações.

Apesar de ser a maior em números de lojas, a Via Varejo ficou para trás durante anos quando sua maior concorrente, a Magazine Luiza (MGLU3), se digitalizou e começou a implementar o omnichannel, além de melhor e criar aplicativos, sites, e-commerce e marketplace.

Por que a Via Varejo está na lista de ações para ficar de olho

Contudo, com a recente troca de gestão, a empresa passou por diversas mudanças e criou aplicativos da Casas Bahia e do Ponto Frio.

Dessa maneira, foi graças à sua digitalização que a Via Varejo conseguiu passar pela crise apresentando bons resultados, acima da média do mercado.

Suno

Com reabertura gradual do comércio e, consequentemente, das lojas da Via Varejo, é necessário ficar de olho nos resultados da empresa e verificar os números apresentados pela via varejo no terceiro trimestre de 2020, que podem surpreender a maioria dos investidores.

3- Sinqia (SQIA3)

A terceira empresa na lista de Ações para ficar de olho é a Sinqia. A Sinqia é uma empresa de tecnologia brasileira do ramo de softwares e aplicações com foco no setor financeiro.

Nascida como Senior Solutions, em 1996, a empresa é o resultado da visão de seus fundadores Bernardo Francisco Pereira Gomes e Antônio Luciano de Camargo Filho. 

Desde a sua fundação, até os dias de hoje, a Sinqia mantém o perfil agressivo de aquisições. Dessa maneira, a empresa cresceu de forma acentuada ao longo dos anos, sendo que, atualmente, a empresa presta serviços e fornece produtos para o setor financeiro como um todo.

Sinqia

Os principais produtos da empresa são as aplicações e sistemas para o setor financeiro, como: 

  1. Bancos;
  2. Fundos de investimento;
  3. Previdência;
  4. Consórcio.

No ramo de serviços, a Sinqia presta terceirização de consultoria tanto na implementação de seus produtos, quanto no treinamento para implementação de demais softwares.

Um dos diferenciais da Sinqia é a sua posição no mercado, já que ela atende todos os segmentos do mercado financeiro e está muito bem posicionada.

Logo, devido ao seu tamanho e amplitude, players estrangeiros possuem dificuldade de se adaptar ao sistema bancário brasileiro, tido como um dos mais desenvolvidos e eficientes do mundo. 

Por que a Sinqia está na lista de ações para ficar de olho

A expectativa do mercado na Sinqia se deve à possibilidade de mudança do mercado e aos seus resultados trimestrais. Afinal, com a pandemia, diversos bancos partirem para o Home Office.

Este movimento, provavelmente, aumentou a demanda de implementações de sistemas e softwares, acrescendo assim a demanda nacional para com os serviços e produtos da Sinqia.

Ações para ficar de olho - quatro possíveis investimentos

Suno

Outro motivo pelo qual devemos observar a Sinqia é a mudança do setor financeiro, mais especificamente, dos bancos. Tanto com relação ao Pix quanto com relação ao Open Banking, a Sinqia vai ver seu mercado expandir de maneira crescente.

Com a fragmentação e possibilidade de utilizar diversos bancos ao mesmo tempo, o processamento e análise de dados será uma fronteira crucial.

4- Tesla (TSLA)

Por fim a última da lista de ações para ficar de olho é a Tesla. Essa empresa foi fundada, em 2003, por Martin Eberhard e Marc Tarpenning, com a intenção de revolucionar o mercado automotivo, unindo uma fonte alternativa de energia e mostrando design esportivo com desempenho acima da média.

Atualmente, em termos de valor de mercado, a Tesla Inc. superou a General Motors e Ford, se tornando a maior do mercado norte-americano, com mais de 360 bi de marketcap. Em resumo, os principais diferenciais da Tesla são a tecnologia e a inovação.

Ações para ficar de olho - quatro possíveis investimentos

1000 logos

Desse modo, a Tesla inovou ao colocar o perfil esportivo em seus modelos, sendo que, a principal barreira dos carros elétricos era, principalmente, o desempenho e a aparência.

Além disso, a Tesla inovou personalizando os modelos de seus carros, permitindo a montagem de carros em suas lojas, aumentando a personalização e a interação com os modelos.

Agora que você conhece um pouco sobre essas quatro empresas e suas ações para ficar de olho, veja o vídeo de Raul Sena e entenda o motivo para ficar de olho nessas ações:

Enfim, agora que você sabe em quais ações ficar de olho, descubra também quais são as Ações pouco visadas que podem explodir na bolsa de valores

Fontes: Banco Inter, Via varejo, Sinqia e Tecmundo

Imagens: Suno Research, Giz modo, Brazil journal, Logo download, Suno, Sinqia, Quero ficar rico, Suno e 1000 logos