Barsi vendeu Itaúsa (ITSA3), e agora?

18 de fevereiro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 37 seg


No texto de hoje eu vou te contar os motivos pelos quais o Barsi vendeu Itaúsa. Lembrando que você não deve considerar esse texto como uma recomendação de investimento.

Barsi vendeu Itaúsa

Luiz Barsi é o maior investidor pessoa física do Brasil. É por isso que os investidores, no geral, acompanham as suas aplicações.

Recentemente, ele vendeu suas ações não apenas da Itaúsa, como também do Bradesco e do Itaú. Isso fez com que os investidores começassem a se questionar se essas ações ainda são uma boa.

Afinal de contas, se o Barsi não quer mais essas ações, será que elas ainda prestam? Para você entender se Itaúsa ainda vale a pena, vamos entender o motivo pelo qual o Barsi vendeu suas ações da Itaúsa.

Em 2021, o Barsi vendeu as suas ações do Itaú. Barsi explicou que fez essas movimentações na carteira pois:

“O Itaú acelerou muito a base acionária, deu uma bonificação alta e passou a ter uma distribuição de dividendos que não faz parte da estratégia da minha carteira”.

Além disso, ele afirmou que “a mesma lógica serve para as ações do Bradesco, que também saíram do portfólio. Outra que perdeu lugar na carteira de Barsi foi Itaúsa”.

Barsi deu vários motivos para vender suas ações da Itaúsa, Itaú e Bradesco. Por exemplo, ele acredita que elas vão distribuir menos proventos.

Lembrando que a estratégia do Barsi tem como base o recebimento de dividendos. Enfim, como a Itaúsa é o tema central deste texto, vamos focar no porque ele tirou a Itaúsa da sua carteira.

Por que o Barsi vendeu suas ações de Itaúsa?

Em resumo, a Itaúsa é a holding que controla o Itaú. Cerca de 90% de todo o capital da Itaúsa está atrelado ao Itaú.

Sendo que a Itaúsa recebeu ações da XP e decidiu não vender a sua participação. Desse modo, ela não transformou isso em dividendos.

Como o Barsi gosta de empresas de dividendos, ele deve ter ficado incomodado com algumas declarações da Itaúsa.

Isso porque, ela passou a falar como se ela não pretendesse mais ser uma empresa que não foca apenas em distribuir o lucro para os acionistas.

Ou seja, a Itaúsa está interessada em investir e comprar novas empresas, ao invés de distribuir todo o dinheiro para os acionistas. Sendo assim, a Itaúsa não está mais interessada em ser apenas a dona do Itaú.

Ela quer aumentar a sua participação nas outras empresas que já fazem parte do seu portfólio e investir em novas companhias. Sendo que no momento a Itaúsa tem participação em:

  • Itaú;
  • XP;
  • Alpargatas;
  • Dexco;
  • Aegea;
  • Copa Energia;
  • NTS.

Como a Itaúsa está focada em investir em novos negócios e aumentar a sua participação nas empresas que ela já fez parte, o Barsi não deve ter gostado muito.

Isso porque, a estratégia dele tem como foco o recebimento de dividendos. Ele pega esses proventos e reinveste. Como a Itaúsa está investindo, ela está distribuindo menos dividendos.

A estratégia da Itaúsa

A Itaúsa sempre foi uma holding. Portanto, o seu foco sempre foi em investir em outros negócios. Porém, ela era vista como uma forma de comprar Itaú com desconto.

Sendo assim, o que a Itaúsa está fazendo é justamente o que uma holding deve fazer: participar de outros negócios.

O que pode desagradar muitos investidores é que agora ela irá usar o lucro para investir, ao invés de distribuir tudo em dividendos.

Como a distribuição de dividendos deve diminuir e a estratégia do Barsi é justamente receber muitos dividendos, então Itaúsa não faz mais sentido para ele.

Contudo, ao diversificar o seu portfólio, a Itaúsa pode se tornar uma empresa de crescimento, e com isso, o investidor só tem a ganhar.

Dividendos X crescimento

Se você tem como estratégia investir com foco no longo prazo em empresas que podem apresentar um grande crescimento, a Itaúsa pode continuar fazendo sentido na sua carteira.

Por outro lado, se você segue a mesma estratégia do Barsi e tem foco apenas na distribuição de dividendos e não necessariamente no crescimento da empresa, então talvez Itaúsa não faça sentido.

Lembrando que isso não é uma recomendação nem de compra, nem de venda de ações.

Além de revelar quais ações saíram da sua carteira, Barsi também revelou quais entraram. Sendo que muitas dessas empresas passaram por uma queda. Algumas dessas empresas foram:

  • Cielo: A Cielo está com os preços bem baixos. Se a empresa conseguir dar a volta por cima, Barsi pode ter altos lucros.
  • IRB Brasil RE: A IRB Brasil RE passou por alguns escândalos e está com preço baixo.

Para entender melhor o porque Barsi vendeu suas ações da Itaúsa, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Agora que você sabe os motivos pelos quais Barsi vendeu Itaúsa, aproveite para aprender a diferença entre Preço x Valor: Descubra quanto vale o que você oferece

Fonte: Roteiro de Raul Sena.