Preço x valor: quais são as diferenças entre esses conceitos?

11 de fevereiro de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 11 min, 10 seg


Preço e valor são dois conceitos semelhantes que podem causar confusão. Conhecer a diferença entre eles é muito importante, sobretudo para quem comercializa bens e/ou serviços.

Enquanto o preço refere-se à quantia em dinheiro cobrada por um produto ou serviço, o valor simboliza os benefícios que o cliente obtém com a compra deles.

Nesta matéria, você terá maiores detalhes sobre ambos os termos, além de aprender a como aplicar esses conceitos em seu negócio. Por fim, vamos dar algumas dicas essenciais de como criar valor para o seu cliente.

Qual é o conceito de preço?

Em economia, contabilidade, finanças e negócios, o preço é o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio. O conceito de preço é central para a microeconomia, onde é uma das variáveis mais importantes na teoria de alocação de recursos (também chamada de teoria dos preços).

O preço pode ser dividido em duas categorias principais:

  • Preço Privado: Resulta da livre concorrência e varia de acordo com a oferta e a procura dos bens e de outros fatores que repercutem no mercado.
  • Preço Público: É estipulado pela Administração, unilateralmente, por meio de tabelamento indicadas por seus órgãos de administração direta ou indireta.

Além disso, no marketing, o preço é uma das quatro variáveis no composto mercadológico, ou marketing mix, que os mercadólogos usam para desenvolver um plano de marketing. Dentro do conceito dos 4 Ps do marketing, preço é a estratégia traçada para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto.

E o de valor?

Em economia, o valor é um conceito fundamental que expressa a importância que um indivíduo atribui a um bem ou serviço. O valor de um bem ou serviço para um indivíduo está diretamente relacionado à satisfação ou utilidade que o indivíduo obtém de sua compra e uso.

Existem duas principais teorias econômicas do valor:

  • Teoria do valor-trabalho: O valor de um bem ou serviço é determinado pela quantidade de trabalho necessário para produzi-lo. Essa teoria foi desenvolvida por economistas clássicos como Adam Smith e David Ricardo.
  • Teoria do valor-utilidade: O valor de um bem ou serviço é determinado pela utilidade marginal que ele proporciona ao consumidor. Em outras palavras, quanto maior a satisfação ou utilidade derivada de um bem, maior será seu valor. Esta teoria foi desenvolvida por economistas neoclássicos como William Stanley Jevons e Carl Menger.

É importante notar que o valor é subjetivo e pode variar entre diferentes indivíduos e situações. Além disso, o valor não deve ser confundido com preço, que é a quantidade monetária que se paga para adquirir um bem ou serviço.

Qual é a diferença entre preço e valor?

O preço é a quantia em dinheiro que você paga por algo, ou seja, é a quantia presente na etiqueta do produto. Por outro lado, o valor está relacionado com a qualidade do produto ou de um serviço. Portanto, ele não é mensurável de maneira monetária como acontece com o preço. Simples, né?

Por exemplo, se você é um empresário, deve saber essa diferença para determinar o preço do produto que a sua empresa oferece. Já para os investidores, conhecer esses conceitos ajuda na escolha de ativos pelo valor que eles têm e não apenas por causa do preço.

Caso você compre uma ação com preço e valor baixos, pode acabar tendo prejuízos. Por isso que não se deve investir tendo apenas o preço como base. É preciso, também, levar em conta o valor dos ativos.

Por último, para os consumidores em geral, saber essa diferença é essencial na hora de adquirir produtos ou serviços, para definir a relação entre custo e benefício.

Lembre-se que o preço é racional, mensurável e quantitativo. Os preços dos produtos, por exemplo, são definidos de acordo com a lei da oferta e demanda. Ao definir o preço de um produto, a empresa deve levar em conta os seguintes aspectos:

Conclusão

Enfim, o preço está presente em tudo, desde a água que consumimos até o aluguel de uma casa. Até mesmo no mundo dos investimentos. As ações, por exemplo, passam por mudanças constantes de preço, mas, neste caso, o preço é chamado de cotação.

Por outro lado, valor tem um significado mais subjetivo e está relacionado à percepção do cliente sobre a utilidade ou relevância de um produto ou serviço. Em outras palavras, o valor é a importância que um indivíduo atribui a um bem ou serviço.

A principal diferença entre os dois conceitos é que o preço é determinado pelo mercado, considerando fatores como oferta e demanda, enquanto o valor é determinado pelo consumidor com base em suas necessidades individuais e percepções.

Portanto, um produto pode ter um preço alto, mas um valor baixo para um consumidor se ele não perceber que o produto atende às suas necessidades. Da mesma forma, um produto pode ter um preço baixo, mas um alto valor se o consumidor perceber que ele atende bem às suas necessidades.

Como aplicar os conceitos de preço e valor em um negócio?

Hoje em dia, as pessoas buscam mais por experiências do que por preços baixos. É claro que muitas empresas ainda recorrem a estratégia de menor preço, mas essa é uma estratégia que dificulta a fidelização do cliente.

Por outro lado, para uma estratégia de valor, é preciso conhecer o cliente a fundo, saber quais são suas dores, que benefícios ele espera e etc.

Com essas informações, a empresa consegue proporcionar uma experiência de compra que gera no consumidor o sentimento de que a marca tem valor. Desse modo, fica mais fácil o processo de fidelização, e ainda deixa o cliente menos sensível às estratégias da concorrência.

Vale notar que os valores percebidos pelos clientes podem ser tangíveis e intangíveis. Enquanto o primeiro envolve qualidade superior, customização e conveniência; o segundo engloba aspectos como realização pessoal, design, marca e pertencimento. 

Por tudo isso, é essencial que a proposta de valor da sua empresa seja clara, para que o cliente perceba facilmente qual é o seu valor.

Qual é a importância de entender esses conceitos?

Conhecer esses termos é extremamente importante em uma estratégia para aumento de vendas. Isso porque a empresa deve mostrar ao cliente que o valor do que ele compra é maior do que o preço pago.

Basta se lembrar que os clientes não fazem compras por causa do produto ou serviço em si, mas pelos benefícios que esses produtos ou serviços oferecem. Entender isso é indispensável para agregar valor conforme você reconheça o público-alvo.

Abaixo, veja algumas dicas primordiais para você potencializar as suas vendas entregando valor. Confira:

  • Use técnicas para saber quais são as dores dos seus clientes
  • Faça com que o cliente perceba quais os ganhos ele terá com o seu produto ou serviço
  • Provoque o cliente para que ele perceba insatisfações em sua vida e busque os produtos da sua empresa para saná-las.

Como agregar valor em um produto ou serviço sem alterar o preço?

Para você aumentar o valor dos seus produtos e serviços, é fundamental buscar aumentar os benefícios e reduzir os custos. Ao fazer isso, você vai aumentar o valor, já que os clientes consideram como valor a diferença entre os custos e benefícios dos produtos.

Além dessas duas dicas, listamos a seguir mais algumas formas de como agregar valor ao seu produto. São elas:

1. Branding

O branding está relacionado com a gestão da sua marca, para que ela possa ser mais reconhecida pelo público e esteja mais presente no mercado. É essencial fortalecer o branding, especialmente porque os consumidores irão sempre lembrar da sua marca quando pensar no tipo de produto ou serviço que você oferece.

Além do mais, ao fortalecer a sua marca, as pessoas irão pagar pelo valor do seu produto e não pelo preço final.

2. Compreensão da jornada do cliente

A jornada de compra é o caminho que o cliente percorre desde o contato inicial com a empresa, até depois da conclusão da compra. Entenda que nenhuma jornada ocorre sem motivo, e entender a jornada do seu cliente é importante para agregar mais valor para a empresa, porque ela passa a conhecer o seu público.

Desse modo, você entende qual é o tipo de oferta adequada para esses clientes e poderá oferecer o produto de uma forma mais assertiva.

3. Reconhecimento dos problemas urgentes

Saiba que toda compra é motivada pela necessidade de resolver algum problema. Portanto, ao fazer o marketing da sua empresa, dê destaque ao problema que o produto irá resolver e deixe claro também o seu valor.

4. Diferencial competitivo

O diferencial competitivo é aquilo que torna a sua empresa única. São exemplos de diferencial competitivo as vantagens que seus produtos ou serviços trazem para o cliente, fazendo com que a sua empresa se destaque da concorrência.

Ter um diferencial competitivo é importantíssimo. Afinal de contas, se o seu produto ou serviço tiver as mesmas qualidades da concorrência, por que o cliente vai querer comprar o seu? Se o valor for o mesmo, a tendência é o cliente ir no mais barato. É por esse motivo que você deve entregar valor no diferencial competitivo.

5. Experiência do usuário / consumidor

Tenha como foco a experiência do seu cliente. Para isso, é necessário que você reconheça quais são as dores do seu público e centre nelas, além de mostrar que o seu produto ou serviço pode resolver essas dores.

6. Cumpra prazos combinados

Assim como você não gosta quando um lanche demora a ficar pronto no restaurante, seu cliente também não gosta da falta de cumprimento de prazo combinado com a sua empresa. Essa dica vale também para resposta de dúvidas, envio do produto e outras demandas.

7. Invista em boas parcerias

Invista em parcerias que agreguem valor à sua marca. Elas devem ajudar a mostrar para o público que sua empresa tem valor, por exemplo, ter um checkout no e-commerce.

8. Oferecer Garantias

Oferecer uma garantia robusta pode aumentar a confiança do cliente no seu produto ou serviço. Isso mostra que você está confiante na qualidade do que está vendendo e está disposto a apoiá-lo.

9.Fornecer Educação

Educar os clientes sobre como usar seu produto ou serviço pode agregar muito valor. Isso pode ser feito através de tutoriais em vídeo, webinars, blogs ou guias de instruções.

10. Melhorar a Qualidade

Melhorar a qualidade do seu produto ou serviço pode agregar valor sem necessariamente aumentar o custo. Isso pode envolver usar materiais melhores, melhorar o design ou aumentar a eficiência do serviço.

11. Programas de Fidelidade

Programas de fidelidade que recompensam os clientes por repetirem negócios podem fazer com que eles vejam mais valor em seus produtos ou serviços.

12. Personalização

Oferecer opções de personalização pode fazer com que os clientes sintam que estão recebendo algo único, aumentando assim o valor percebido.

13. Embalagem Atraente

Uma embalagem bem projetada pode fazer uma grande diferença na percepção do valor de um produto. Ela não apenas protege o produto, mas também comunica sua marca e atrai os clientes.

14. Proporcione uma boa usabilidade

Certifique-se de que o seu produto ou serviço seja fácil de usar e que atenda às necessidades do cliente.

15. Seja transparente

Seja honesto e transparente com seus clientes, fornecendo informações claras e precisas sobre o produto ou serviço.

16. Peça feedback aos clientes

Peça feedback aos clientes para entender suas necessidades e expectativas, e use essas informações para melhorar o produto ou serviço.

17. Surpreenda o cliente

Ofereça algo a mais que o cliente não esperava, como um brinde ou um serviço adicional.

18. Elimine os gargalos dos processos

Identifique e elimine os gargalos nos processos de produção ou entrega do produto ou serviço, para que o cliente tenha uma experiência mais suave e agradável.

19. Trabalhe em conjunto

Trabalhe em conjunto com outros produtores ou vendedores para obter preços melhores em matérias-primas ou para vender produtos em conjunto.

20. Ressalte as funcionalidades

Destaque as funcionalidades do produto ou serviço por meio de ações de comunicação, como campanhas publicitárias.

Se você gostou desse conteúdo, aproveite e leia esta outra matéria sobre as vantagens competitivas: o que são e como identificar.

Fontes: Sebrae, Conta azulAtendarePagseguro, Agendor, Omie, Mangu, Controle Financeiro e Meetime.