Primeiro milhão – 7 passos para conseguir e o que vem depois


Conquistar a marca de um milhão é a meta de vida de muitas pessoas. Isso porque o primeiro milhão costuma ser o mais difícil e representa a conquista da independência financeira. 

Para construir o patrimônio ao longo prazo, é preciso disciplina e paciência. A disciplina é necessária para que você não deixe de fazer aportes regulares. Já a paciência serve para que você não desista, já que se trata de uma jornada desafiadora.

Em resumo, para se tornar milionário, é preciso se esforçar e construir o patrimônio aos poucos. Neste sentido, alguns hábitos e atitudes, como cortar gastos e investir, podem ajudar. Portanto, separamos algumas dicas para você que quer chegar ao primeiro milhão.

Como conseguir o primeiro milhão

Não existe fórmula mágica para conquistar o primeiro milhão. A caminhada é diferente para cada pessoa, porém, algumas dicas podem te ajudar a trilhar esta jornada. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1- Planejamento

O primeiro passo para conquistar o primeiro milhão, é se planejar. Afinal, sem saber exatamente aonde você quer chegar, fica difícil estabelecer estratégias. Sendo assim, se pergunte em quanto tempo você quer chegar ao primeiro milhão e o quanto você vai poupar por mês. 

primeiro milhão

Eu quero ficar rico

É importante traçar metas de curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, fica mais fácil mensurar os resultados dos seus esforços. Além disso, cada meta alcançada serve como estímulo para que você continue em direção ao primeiro milhão. 

2- Controle financeiro

O controle financeiro, consiste na organização das suas finanças. Para isso, identifique as suas fontes de receita, os gastos fixos, variáveis e supérfluos. Com esses dados em mãos, vai ficar mais fácil identificar despesas que podem ser cortadas. 

primeiro milhão

Action coach

Você não é obrigado a realizar cortes nas suas despesas. Porém, tenha em mente que quando você encontra formas de economizar dinheiro, é provável que você chegue mais rápido ao primeiro milhão. Um bom princípio é o do equilíbrio: corte várias despesas supérfluas, mas mantenha algumas que te dão prazer.

3- Reserva de emergência

Você está ansioso para o seu primeiro milhão, mas você já possui uma reserva de emergência? A reserva de emergência é um dinheiro guardado exclusivamente para imprevistos. Assim, quando uma emergência surgir, você não vai precisar retirar do dinheiro reservado para o seu primeiro milhão.

primeiro milhão

Cndl

Caso você não tenha uma reserva, o indicado é criá-la antes de começar a poupar para o primeiro milhão. Afinal de contas, se a cada emergência que surgir, você precisar retirar seus investimentos reservados para o milhão, a jornada será muito mais árdua e demorada.

4- Dívidas

Evite realizar compras a prazo. Se você pretende comprar um bem, se planeje para poupar um pouco a cada mês e comprar à vista. E não se esqueça de pedir um desconto, já que você vai pagar em dinheiro. Por outro lado, se você tiver dívidas acumuladas, é interessante se planejar e quitar todas. 

5- Invista para o primeiro milhão

Atingir o primeiro milhão vai ser muito mais fácil e rápido se você investir. Mas atenção: investir na poupança não vale! A poupança não é um investimento vantajoso, porque o rendimento fica abaixo da inflação. Logo, com a poupança ocorre apenas um ganho nominal, o que significa que você continua perdendo poder de compra.

O primeiro passo para aplicar em investimentos que irão lhe proporcionar ganhos reais, é descobrir o seu perfil de investidor. De maneira geral, existem três perfis:

Primeiro milhão - 7 passos para conseguir e o que vem depois

Contábeis

Conservador: O investidor conservador é aquele que não gosta de correr riscos. Dessa forma, ele prefere ativos que tragam um retorno menor, desde que sejam seguros. 

Moderado: O investidor moderado investe principalmente em ativos menos arriscados. Porém, ele aceita correr uma parcela de risco em prol de um retorno maior. 

Arrojado: Por fim, o perfil arrojado é aquele que prioriza os lucros do investimento, mesmo que para isso tenha que se arriscar. 

Depois de descobrir o seu perfil, você deve pesquisar sobre os diversos ativos disponíveis para cada perfil de investidor. É importante que você respeite o seu perfil para evitar perdas e frustrações. Por exemplo, se você for conservador e decidir realizar aplicações arriscadas, pode ser que você faça o resgate antes do momento ideal e tenha prejuízos. 

6- Paciência

Não se iluda achando que vai ficar milionário da noite para o dia. Se tornar milionário exige paciência, disciplina e uma boa dose de persistência. E depois que você se tornar milionário, esses três requisitos ainda serão necessários para que você continue enriquecendo e não se torne um ex-milionário.

7- Educação financeira

Durante a jornada rumo ao primeiro milhão, é importante que você invista na sua educação financeira. Para isso, procure se manter informado sobre o cenário econômico nacional e internacional. Leia livros, sites e faça cursos. 

Cio

Lembre-se: Sem conhecimento para fundamentar suas decisões de investimentos, pode ser que você se torne milionário, mas venha a perder tudo. Portanto, se prepare para lidar corretamente com o dinheiro e saber como administrá-lo. 

Atingi o primeiro milhão, e agora?

O caminho para o primeiro milhão é o mais longo. Desse modo, a distância entre o primeiro milhão e o segundo é mais curta. Assim como o caminho entre o segundo e o terceiro é menor. Isso acontece porque o dinheiro rende mais de acordo com o tempo.

Exame

Suponhamos que você seja conservador e decida aplicar somente em ativos de renda fixa. Este tipo de investimento é menos arriscado, o que significa que ele rende um pouco menos do que outros ativos. No entanto, ele possui a vantagem dos juros compostos

Dessa maneira, os juros compostos rendem juros sobre juros, o que significa que quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, mais ele rende. Sendo assim, vamos supor que você demorou 10 anos para chegar ao primeiro milhão.

Neste caso, se você continuar com os mesmos aportes mensais, você não vai demorar mais 10 anos para atingir o segundo milhão, pois os juros vão ir agindo. 

Em outras palavras, quanto mais dinheiro você tem investido, mas ele rende com a ação dos juros compostos ao longo do tempo. É por isso que o primeiro milhão é o mais difícil e demorado e os próximos milhões são mais rápidos. 

Existem alguns cálculos para saber em quanto tempo você vai chegar ao primeiro milhão, veja o vídeo de Raul Sena e descubra:

Para que você tenha mais dinheiro para investir e alcance o primeiro milhão mais rápido, você pode Economizar dinheiro – Dicas para poupar e onde investir seu dinheiro.

Fontes: Gustavo Cerbasi, Magnetis e Dinheirama

Imagens: Eu quero ficar rico, Action coach, Cndl, Contábeis, Cio, Exame e Suno


Conte-nos a sua opinião...