Você sabia que existem empresas da bolsa com mais de 100 anos? Pois é, se você está em busca de companhias com muito tempo de mercado, elas podem ser uma boa opção.
Lembrando que isso não é uma recomendação de investimentos.
Quais são as empresas da bolsa com mais de 100 anos
Escolher empresas com muito tempo de mercado é muito importante ao investir. Isso porque, as empresas mais antigas têm mais experiências de mercado.
Sendo assim, elas já passaram por diversos cenários econômicos e políticos e sobreviveram. Por exemplo, uma empresa com mais de 100 anos, sobreviveu a ditadura, a crise de 1929 e a crise de 2008.
Portanto, o fato delas terem sobrevivido por tanto tempo, faz com que elas tenham maior experiência e saibam lidar melhor com os diversos cenários que podem surgir.
Por outro lado, as empresas mais novas têm menos experiências. Dessa forma, elas podem quebrar mais facilmente do que as empresas com mais de 100 anos de mercado.
Além disso, as coisas que existem há muito tempo tendem a continuar. Já as coisas que existem a pouco tempo, tendem a desaparecer. Enfim, as empresas da bolsa com mais de 100 anos são:
1- Banco do Brasil
O Banco do Brasil foi fundado em 1808 e é a empresa mais antiga da bolsa. Sendo que ele foi a primeira instituição bancária a operar no Brasil.
Ele foi fundado com a chegada de Dom João VI ao Brasil e na época, ele atuava como uma espécie de banco central. Mas com o passar dos anos, as suas atividades foram mudando.
Além de ser a empresa mais antiga da bolsa, o Banco do Brasil é também, desde 2006, o único banco listado no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa.
Atualmente, o Banco do Brasil é um dos maiores conglomerados financeiros do Brasil. Sendo assim, ele conta com uma participação de 18,5% de mercado.
Ele é também o maior banco em gestão de ativos, com 22,4% de participação de mercado, em empréstimos ao agronegócio, com participação de mercado de 55,4%, e em crédito consignado com 21,2% de participação de mercado.
Até setembro de 2020, o Banco do Brasil tinha mais de 92 mil funcionários, mais de 70 milhões de clientes, mais de 37 milhões de correntistas e uma rede de mais de 61 mil pontos de atendimento.
A empresa tem ainda presença internacional, com 23 agências localizadas em 15 países, além de acordos mantidos com instituições financeiras no exterior para atendimento aos seus clientes
2- Hering
A Hering foi fundada em 1880, o que faz dela a segunda dentre as empresas mais antigas da bolsa. Caso você não conheça a Hering, ela é uma empresa especializada no segmento de vestuário.
A empresa foi fundada em Blumenau pelos irmãos imigrantes alemães Bruno e Hermann Hering. A empresa abriu o capital em 1964 e passou a exportar seus produtos.
Com isso, ela se tornou a primeira companhia têxtil brasileira a vender suas mercadorias para o exterior. Em 2007 as ações ordinárias da empresa passaram a ser negociadas no Novo Mercado com o atual código HGTX3.
Atualmente, a empresa é uma das maiores redes de franquias do Brasil e conta com centenas de lojas espalhadas por todo o país. Sendo que o faturamento da empresa deriva das marcas:
- Hering;
- Hering Kids;
- PUC;
- DZARM.
3- Empresas da bolsa com mais de 100 anos: SulAmérica
A SulAmérica foi fundada em 1895 e é a terceira dentre as empresas mais antigas da bolsa.
Ao ser fundada, pelo empresário espanhol D. Joaquim Sanchez de Larragoiti, a empresa se chamava Sul América Companhias Nacional de Seguros de Vida.
Já em 1913, a SulAmérica fundou a Companhia de Seguros Terrestres e Marítimos e de Acidentes.
Posteriormente, nas décadas de 1960 a 1980, ocorreu a criação da Holding SulAmérica, que também passou a administrar serviços de saúde.
Já em 1969, ela abriu o seu capital na bolsa de valores e nos anos seguintes, ela deu início às suas operações de previdência privada e lançou o seguro de saúde e a Assistência 24 horas.
Enfim, hoje em dia, a SulAmérica é um dos principais players do segmento de seguros de saúde e odontológicos no Brasil.
4- Klabin
A Klabin foi fundada em 1899 por Maurício Freeman Klabin. Em resumo, Maurício era um imigrante lituano que deixou a família em sua terra natal e veio para o Brasil em 1889.
Maurício conseguiu um emprego em uma gráfica, que depois ele comprou e assim nasceu a Empreza Graphica Klabin.
Posteriormente, junto com os irmãos Salomão e Hessel e o primo Miguel Lafer, fundou a Klabin Irmãos e Cia.
Durante a Era Vargas, a empresa cresceu bastante com o apoio dos incentivos fiscais para a implantação de indústrias papeleiras.
Com o passar das décadas, a Klabin foi se consolidando, crescendo e expandindo a sua atuação para o Brasil e o mundo.
Sendo assim, hoje a Klabin é a maior produtora de papéis do Brasil e atende vários mercados, tais como alimentos, limpeza e higiene.
5- Gerdau
Fundada em 1901 pelo alemão João Gerdau e seu filho Hugo, a companhia Gerdau é uma das empresas mais antigas da bolsa.
A empresa abriu o seu capital em 1947 e no ano seguinte deu início à produção de aço. Posteriormente, na década de 1980, a companhia começou o processo de internacionalização.
Com isso, ela entrou no mercado da América do Norte em 1989. No ano seguinte, ela listou as suas ações na bolsa de Nova York.
Enfim, atualmente, a Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e aços especiais no mundo. Além disso, ela tem presença em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores.
6- Empresas da bolsa com mais de 100 anos: Light
A Light é uma empresa que tem uma ponte com um país estrangeiro.
Isso porque, para colocar em prática o projeto de distribuição de energia elétrica na cidade do Rio de Janeiro, ela teve que fundar em 1904 no Canadá, a empresa The Rio de Janeiro Tramway Light and Power.
Durante o século XX, o Grupo Light focou em investir na construção de usinas hidrelétricas. Além disso, a empresa passou a assumir a gestão de vários serviços públicos.
Dessa forma, além da geração e distribuição de energia elétrica, ela também assumiu os serviços de fornecimento de gás, transporte público, iluminação pública e telefonia.
7- Raia Drogasil
A 7º posição da nossa lista de empresas da bolsa com mais de 100 anos, é da RaiaDrogasil. Mais especificamente pela Droga Raia, já que a Drogasil é antiga, mas não é centenária.
O italiano João Baptista Raia, criou a Droga Raia em 1905 em Araraquara, no interior de São Paulo, como Pharmacia Raia.
Em 1931 ocorreu a inauguração da segunda loja e em 1937 a companhia expandiu pelo interior paulista, dando início a uma rede de lojas.
A empresa fez a abertura de capital em 2010 e no ano seguinte, fez a sua fusão com a Drogasil. Hoje, a Droga Raia faz parte do grupo RaiaDrogasil, que conta com mais de 1.400 lojas espalhadas pelo país.
8- Energisa
A Energisa nasceu em 1905 e a sua abertura de capital ocorreu em 1907 e ela se tornou a terceira empresa a obter o registro.
No decorrer das décadas, a empresa cresceu por meio de construções de turbinas e aquisições de companhias elétricas.
Atualmente, a Energisa atua nas áreas de geração, distribuição, serviços e comercialização de energia elétrica.
Por fim, agora que você conhece um pouco sobre as empresas da bolsa com mais de 100 anos, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para entender um pouco mais sobre a atuação dessas companhias:
Enfim, agora que você sabe quais são as empresas mais antigas da bolsa, aproveite para descobrir também quais são As dez maiores empresas da bolsa de valores
Fonte: Roteiro de Raul Sena.