Onde investir em 2023?

9 de janeiro de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 17 seg


O ano novo chegou e muita gente está se perguntando onde investir em 2023. O mercado financeiro está cheio de oportunidades e os melhores investimentos para 2023 podem estar mais acessíveis do que você imagina. Afinal, quais são as melhores ações para 2023? Como investir, neste ano, para conseguir a maior rentabilidade possível?

Antes de entrar em detalhes, é importante entender que o mercado financeiro é extremamente incerto. Por isso, os economistas erram tanto em suas previsões.

Então, para não cair em nenhuma armadilha, vamos focar nas melhores oportunidades de investimento para 2023. E não, necessariamente, tentar fazer previsões sobre o mercado.

Onde investir em 2023?

O ano começou com o mundo dos investimentos meio virado do avesso. A inflação continua nas alturas na maioria dos países americanos e europeus, e a China, grande indústria do planeta, ainda sofre com as restrições da Covid-19.

Esse cenário de crise faz surgir diversas oportunidades para investir em 2023, mas, ao mesmo tempo, acende uma luz de alerta.

Então, meu primeiro conselho é: faça sua reserva de emergência! Antes mesmo de pensar onde e como investir em 2023, você deve montar um bom colchão para o seu dinheiro.

Afinal de contas, nada vale mais que a segurança financeira, principalmente em momentos de instabilidade econômica.

Investir em ações em 2023

Para quem já fez a reserva de emergência, o momento é propício para aproveitar as melhores oportunidades da Bolsa de Valores. É verdade que o Ibovespa caiu mais de 7% depois das eleições e começou o ano com queda de 2%.

Apesar disso, quando olha os múltiplos das melhores empresas da Bolsa, a gente percebe que essas empresas continuam operando e lucrando normalmente.

Da mesma forma, nenhum evento foi impactante o suficiente para prejudicar a operação dos principais Fundos Imobiliários (FIIs).

Logo, não faz sentido pensar que o Brasil vai, simplesmente, quebrar nos próximos meses ou anos. Lembre-se: as maiores ações da Bolsa, mesmo as estatais, já enfrentaram crises muito piores e sobreviveram!

Por isso, é uma boa ideia aproveitar a baixa e investir em ações e Fundos Imobiliários brasileiros em 2023.

Investimentos internacionais para 2023

O momento de instabilidade no mercado internacional também abriu uma grande janela de oportunidades no mercado de ações americanas. As empresas de tecnologia foram as que mais sofreram, em 2022.

Assim, investir em ações de big techs americanas pode ser um ótimo negócio.

Outro mercado interessante para o investidor observar é o de Healthcare (ou “cuidados de saúde”), que cresceu bastante nos últimos anos. Várias ações americanas do setor de saúde têm se mostrado boas oportunidades para investir em 2023.

Investir em Renda Fixa em 2023

Já faz algum tempo que eu venho chamando a atenção dos investidores para a forma mais inteligente de investir em Renda Fixa. Mas, pouca gente tem levado isso a sério.

Para 2023, com a Selic em 13,75% e expectativa de se manter em patamares altos, os títulos de renda fixa prefixados ficaram bem pouco atrativos.

Acontece que, exatamente por isso, alguns bancos e corretoras têm oferecido taxas melhores, passando dos 16% ao ano. Como eu gosto de andar na contramão do mercado, entendo que este é um bom momento para comprar títulos prefixados.

Assim, quando os juros voltarem a cair, no futuro, você vai estar “travado” numa rentabilidade mais alta. Como consequência, você vai poder ganhar com a marcação a mercado.

Afinal, sempre que a inflação e os juros caem, o valor dos títulos de renda fixa sobem.

Agindo sempre na contramão da manada, quando a Selic está baixa você ganha nos prefixados e, quando está alta, lucra nos pós-fixados (como os títulos IPCA+).

Lembre-se: quase sempre os bancos e corretoras te oferecem os produtos que são melhores para eles, naquele momento, e não para você.

Tenha uma estratégia de investimento em 2023

Independentemente do que aconteça, em 2023, o mais importante é você manter-se fiel à sua estratégia de investimento.

Defina os percentuais de cada classe de ativos (ações nacionais, ações internacionais, FIIs, Renda Fixa e criptomoedas). Depois, vá fazendo os aportes, de forma a rebalancear sua carteira.

Assim, você sempre vai aportar nos ativos que estão mais baratos naquele momento. É o que eu chamo de “método burro”.

Ou seja, você se blinda de si mesmo e vai, consistentemente, aproveitando as melhores oportunidades que o mercado lhe oferecer. E claro, sempre faça tudo com clareza em 2023, olhando apenas os números, sem otimismo nem pessimismo demais.

E então, gostou das dicas? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho as dicas para investir certo em 2023.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Viver de bolsa de valores: como é possível?