Investir em Nubank, vale a pena?

31 de janeiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 47 seg


Desde o dia de abertura de capital, o Nubank teve uma queda de 20% (no dia em que este texto está sendo escrito). Com essa desvalorização, surge a dúvida se vale a pena investir nele.

A primeira coisa que deve ser levada em conta, é que hoje o Nubank é o banco mais valioso da América Latina. Ou seja, ele vale mais do que bancos tradicionais como o Itaú e o Bradesco.

Para analisar o Nubank, vamos usar os dados do Itaú e do Bradesco. Isso porque, eles são empresas do mesmo setor e a comparação é justa. Lembrando que essa não é uma recomendação de investimentos.

Comparação entre bancos

Muitas pessoas não gostam de comparar o Nubank com os bancos tradicionais, já que ele é um banco digital. Mas como o Nubank oferece serviços bancários e de investimento, nós iremos compará-lo com os outros grandes bancos.

Hoje o Nubank está cotado em 43.580.000.000 de dólares, convertendo para o dólar de hoje, ele está cotado em 244 bilhões de reais.

Como em valuation de mercado o Nubank é bem maior do que o Bradesco, vamos comparar com o Itaú. No momento, o Itaú vale 211 bilhões.

Se compararmos o valor de mercado dos dois bancos, o Nubank tem um valor maior. Mas, e se compararmos os outros números do Nubank com o Itaú?

Em relação ao número de clientes, o Nubank sai na frente com mais de 40 milhões de clientes. Já o Itaú tem 39 milhões de clientes, quase 40 milhões.

Investir em Nubank, vale a pena?

Esses são os números divulgados em outubro de 2021, época em que o Nubank abriu o capital. Provavelmente, o Itaú não conseguiu alcançar o número de clientes do Nubank, já que a base de clientes do Nubank cresce mais rápido.

O Nubank tem um patrimônio líquido de 14.926.000.000 de dólares (nos últimos 12 meses). Já o Itaú tem um patrimônio líquido de 158.962.000.000 de reais. Portanto, em relação ao patrimônio líquido o Itaú é maior.

Se analisarmos a receita, o Nubank tem uma receita de 775 milhões de dólares. Ao passo em que o Itaú tem uma receita de 195.459.000.000 de reais.

Novamente o Itaú está na frente com uma receita de quase 200 bilhões enquanto o Nubank tem uma receita de alguns milhões ao se converter para o real.

Por fim, o Nubank tem 206 milhões de dólares negativos, enquanto o Itaú tem 29.544.000.000 de reais de lucro líquido.

Qual dos dois bancos é melhor

Apesar de ser o banco mais valioso e com a maior quantidade de clientes, o Nubank perde nos outros números tais como patrimônio líquido, receita e lucro líquido.

Isso ocorre pois existe uma diferença muito grande no perfil de cliente dos dois bancos. O Itaú tem clientes que realmente são lucrativos, ao passo em que os clientes do Nubank ainda não são tão lucrativos

Investir em Nubank, vale a pena?

O Nubank atende principalmente os clientes que querem fugir de taxas e estão em busca de um bom atendimento. Mas isso faz com que esses clientes não sejam lucrativos.

Vale destacar que a estratégia dele de não ter lucros agora, pensando no futuro é chamada de Cash Burn. Consiste basicamente em queimar dinheiro para crescer.

Portanto, eles preferem sacrificar o lucro de agora e investir com foco no lucro futuro.

Porém, no primeiro semestre de 2021, ele escolheu dar lucro, provavelmente, como uma estratégia para mostrar que o banco pode sim dar lucro se quiser. Sendo assim, eles registraram um lucro de R$ 71 milhões de reais.

Esse pode parecer um lucro alto, mas no mesmo período, o Itaú teve um lucro de 19 bilhões de reais. Ou seja, o Itaú teve um livro muito maior do que o Nubank.

Investir em Nubank, vale a pena?

O fato do Nubank não dar lucro, não significa que você não pode investir nele. Inclusive, várias empresas de sucesso não davam lucro no começo como, por exemplo, Google, Amazon e Facebook.

Investir em Nubank, vale a pena?

Portanto, se você acredita na proposta da empresa e está de acordo com os seus indicadores, você pode sim investir nela. Lembre-se apenas de analisar os indicadores e levar em conta seu perfil de investidor e objetivos.

Sendo que levar em conta o seu perfil é muito importante, pois investir em empresas sem lucro é bem mais arriscado do que investir em empresas lucrativas.

Além disso, vale levar em conta o quanto a empresa tem crescido. Afinal de contas, é por causa do crescimento que as pessoas investem em uma empresa que não tem lucro.

Nos últimos cinco anos o Nubank teve um crescimento de receita de 8,87%, o que é bem grande. Em contrapartida, nos últimos 5 anos o Itaú teve um crescimento de receita de 5,50%.

Enfim, as pessoas estão investindo no Nubank acreditando em uma disrupção no modelo de negócio do sistema bancário, onde os bancos tradicionais percam espaço e o Nubank invente um modelo de negócio em cima dessa base massiva de clientes, expandindo operações para toda a América Latina e tendo uma margem de lucro legal.

Assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e descubra por que Warren Buffett investiu no Nubank e o que o Raul acha sobre investir em Nubank:

Agora que você sabe alguns aspectos que devem ser considerados ao investir em Nubank, aproveite para ler também: Cartão de crédito Nubank: como funciona e como aumentar o limite

Fonte: Roteiro de Raul Sena