29 de abril de 2021 - por Jaíne Jehniffer
O ADTV é um indicador usado para analisar o volume de negociações diárias de determinado ativo. Sendo assim, ele pode ser utilizado para verificar a liquidez de um ativo.
Os ativos com maior volume de negociações, são aqueles com maior liquidez e que podem ser vendidos facilmente. Já os ativos com baixo volume de negociação, podem ser mais voláteis e ser mais difíceis de serem vendidos.
Apesar de ser um indicador útil para analisar a liquidez de um ativo, é preciso tomar alguns cuidados com ele. Isso porque, o ADTV aponta apenas o volume de negociações, mas ele não é capaz de explicar as motivações que levaram àquele volume.
O que é ADTV?
A sigla ADTV deriva de Average Daily Trading Volume, ou em português, Volume Médio de Negociações Diárias. Trata-se de uma métrica utilizada para verificar a média de negociações de determinado ativo no dia, durante um período específico.
Sendo assim, ele serve como um indicador da quantidade de compra e venda de um ativo por dia, durante o período analisado. Desse modo, o ADTV pode ser usado pelos investidores como um indicador da liquidez de uma empresa.
Um ADTV alto significa que o ativo possui um grande volume de negociações no dia. Em contrapartida, um ADTV baixo pode indicar volatilidade, já que ele representa a desigualdade entre oferta e demanda.
Como utilizar o ADTV?
De maneira geral, um ADTV alto indicar uma alta liquidez do ativo, já que ele representa um grande volume de negociações. Já o ADTV baixo indica que o ativo é pouco negociado e pode ser volátil. Além de analisar a liquidez individual dos ativos, o ADTV pode ser usado também na comparação entre dois ativos.
Portanto, é possível verificar qual ativo possui maior liquidez e qual está mais suscetível à volatilidade. Por fim, é possível usar o Volume Médio de Negociações Diárias para apontar o nível de segurança do investidor, em relação a determinado ativo.
Por exemplo, pode ser seguro manter uma posição até 5% inferior ao volume de negociações no dia. Essa porcentagem significa que provavelmente o investidor não terá dificuldades em vender um ativo da sua carteira a qualquer momento. Entretanto, uma posição 5% acima do volume negociado no dia pode ser arriscada, já que pode ser difícil vender o ativo.
À primeira vista, um ativo com maior liquidez pode parecer mais vantajoso do que um ativo com baixa liquidez. Contudo, o melhor tipo de liquidez depende da estratégia de investimento adotada.
Por exemplo, para o investidor de longo prazo, a liquidez pode não ser tão importante, já que a intenção é permanecer com o ativo por muitos anos.
Limitações
Apesar dos diversos usos do ADTV, ele possui algumas limitações. Primeiramente, ele não é um indicador que reflete a realidade do volume de negociações diária de um ativo em qualquer dia específico. Além disso, quanto mais alta é a flutuação do volume de negociações ao longo do tempo, menos o seu ADTV se torna confiável.
Isso porque, a média não consegue fazer o acompanhamento das oscilações do volume de negociações. Outro detalhe importante é que o ADTV não é permanente. Ou seja, o Volume Médio de Negociações Diárias de um mês pode ser completamente diferente de outro.
Isso significa que se o investidor deseja utilizar o ADTV em suas análises, ele deve acompanhar as variações ao longo do tempo e observar se existe uma tendência crescente ou decrescente no volume médio de negociações diárias do ativo. Por fim, o ADTV possui ainda a limitação de ser apenas um número.
Dessa maneira, ele é um reflexo dos números de negociações em um dia, mas ele não explica o porquê os números estão maiores ou menores.
Por exemplo, o investidor pode verificar que o volume de negociação das ações da companhia X está baixo. Porém, somente com este indicador é impossível determinar o motivo da baixa do volume de negociações.
Portanto, ao utilizar o Volume Médio de Negociações Diárias é essencial que o investidor considere também outros indicadores da empresa.
Alguns indicadores que podem ser úteis para verificar a solidez dos negócios são os indicadores fundamentalistas. Sendo que, vale sempre a pena fazer uma Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar
Fontes: Mais retorno, Yubb, The cap e Suno
Imagens: Andre bona, Cripto fácil, Forbes e The cap