Indicadores fundamentalistas – Pra que servem e lista dos 12 principais

8 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 38 seg


Existem diversas maneiras de se analisar uma ação antes de investir. Um dos principais métodos é através da análise fundamentalista. Dessa maneira, os indicadores fundamentalistas se tornam essenciais na análise de investimentos. 

Outra forma de analisar ações, é por meio da análise técnica. Porém, por considerar apenas os dados numéricos da empresa, esse tipo de análise não é a mais recomendada.

Enfim, a análise fundamentalista é a mais indicada por considerar tantos os aspectos qualitativos quanto quantitativos de uma empresa. Ou seja, ela é muito mais aprofundada do que a análise técnica. 

O que são indicadores fundamentalistas

O objetivo da análise fundamentalista é fazer uma análise profunda da empresa antes de investir em seus ativos. Desse modo, alguns índices como o Preço sobre Lucro e Dividend Yield são alguns dos indicadores fundamentalistas usados. 

Indicadores fundamentalistas - Pra que servem e lista dos principais

Alpha investidor

Os indicadores fundamentalistas são dados objetivos que o investidor deve usar ao estudar uma ação. No entanto, apesar de se basear em dados objetivos, a análise depende do investidor. Isso significa que existe uma parte subjetiva na análise, já que o investidor é quem processa as informações recebidas. 

Portanto, ao se utilizar dos indicadores fundamentalistas, o investidor deve estar atento para a influência das suas ambições e propensões ao risco nos resultados da análise fundamentalista. 

Pra que servem os indicadores fundamentalistas

Os indicadores fundamentalistas servem para contribuir com a análise de ações. Em outras palavras, os indicadores contribuem com dados objetivos para que o investidor consiga analisar uma ação antes de investir nela. 

Indicadores fundamentalistas - Pra que servem e lista dos principais

Financials

Entretanto, é importante que o investidor não considere os indicadores fundamentalistas isoladamente. Isso porque cada um deles se destina a averiguar uma área da empresa.

Dessa maneira, se apenas um indicador for levado em consideração, a análise ficará incompleta, não servindo como base para indicar a qualidade de uma ação. 

Indicadores fundamentalistas

Existem diversos tipos de indicadores fundamentalistas disponíveis para contribuir com a análise do investidor. Dessa forma, os principais são: 

1- Preço sobre Lucro (P/L)

O Preço sobre Lucro, também chamado de Preço Sobre Resultado (PSR), mostra o quanto a cotação de uma ação significa em relação ao lucro conseguido com ela. Sendo assim, através do P/L, é possível comparar os preços das ações e descobrir qual está mais cara ou barata. 

O P/L é determinado por meio do cálculo: P / L = Cotação da Ação / Lucro por Ação. Sendo assim, o Lucro por Ação (LPA) é obtido através da divisão do lucro líquido da empresa pelo número total de ações emitidas pela companhia. 

Indicadores fundamentalistas - Pra que servem e lista dos principais

Consead

Em relação ao resultado, quanto maior for o P/L mais cara é uma ação. Desse modo, quanto menor for o valor do P/L de uma ação, em comparação com outras ações, melhor são as expectativas em relação com este papel.

Mais atenção: Se o P/L de uma ação estiver muito baixo, ele pode indicar riscos ao investidor. Isso porque a empresa pode apresentar uma baixa expectativa de manter os lucros no futuro.

2- Dividend Yield (DY)

O DY é um indicador fundamentalista usado para determinar o quanto um ativo pagou em dividendos nos últimos 12 meses, em relação à sua cotação atual.

Logo, quanto mais alto for o Dividend Yield de uma empresa, melhor é a distribuição de proventos ao investidor. O cálculo usado para averiguar se uma empresa é uma boa pagadora de dividendos é: DY = Dividendo / Cotação da Ação.

3- P/VPA

O P/VPA é usado para analisar a relação entre a cotação de um ativo e o valor patrimonial tangível da empresa. Portanto, este indicador fundamentalista serve para apontar o quanto o preço da ação representa entre os ativos da empresa. 

O cálculo para este indicador é: P/VPA = Cotação da Ação / Valor Ativo Tangível (por ação). Já o Valor do Ativo Tangível (VPA) é determinado através da divisão do patrimônio líquido da companhia pelo número de ações por ela emitido. 

Indicadores fundamentalistas - Pra que servem e lista dos principais

Blb Brasil

Em resumo, o resultado 1 significa que a ação está sendo negociada pelo preço equivalente ao patrimônio líquido da organização. Se o resultado for menor que o 1, então as ações estão sendo negociadas abaixo do seu preço em relação ao patrimônio líquido. 

Se o resultado for maior que 1, então as ações estão sendo negociadas acima do patrimônio líquido da organização. Por fim, é importante notar que o P/VPA só considera os ativos tangíveis da empresa, desconsiderando os ativos intangíveis. 

4- Margem bruta

A margem bruta é usada para verificar a rentabilidade da empresa com seus produtos e serviços, depois de se descontar os custos, porém, sem descontar as despesas administrativas e de vendas. Basicamente, a margem bruta serve para demonstrar o quanto a empresa está ganhando com o resultado imediato com seus produtos e serviços. 

5- EBITDA

A sigla EBITDA deriva do inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization que, traduzindo, significa Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Por levar em consideração apenas os dados relacionados de fato à operação da empresa, a EBITDA, é utilizada para verificar o real desempenho operacional da organização.

Longa

O cálculo da EBITDA é feito depois que se encontra o EBIT – Lucro Operacional Líquido por meio da fórmula EBIT = Receita líquida de vendas – Custos dos produtos vendidos – despesas operacionais.

Com o resultado do EBIT, é possível fazer o cálculo do EBITDA através da equação: EBITDA = Lucro operacional líquido + depreciações + amortizações.

O resultado da EBITDA serve para demonstrar a capacidade produtiva de uma empresa. Sendo assim, quanto maior for o resultado dos cálculos, maior é a capacidade produtiva da companhia.

6- ROE

O Return on Equity, ou Retorno sobre Patrimônio Líquido, é utilizado para determinar o quanto a empresa consegue gerar de retorno para o capital nela investido. O seu cálculo é: ROE = Lucro Líquido / Capital Social. 

7- ROIC

O Return on Invested Capital (ROIC), ou Retorno Sobre o Capital Investido, é usado como uma forma de verificar o desempenho financeiro de uma organização.

O ROIC se parece com o ROE. Contudo, enquanto o ROE se refere apenas ao retorno sobre o capital próprio, o ROIC é o retorno sobre o capital total investido, isto é, a soma do capital próprio e do capital de terceiros. 

Gatec

A fórmula para calcular este indicador fundamentalista é: ROIC = Resultado Operacional / Valor Contábil do Capital Investido. É importante notar que estes cálculos devem ser realizados depois de se subtrair do lucro líquido, os dividendos pagos durante o período de um ano e dividir este valor pelo capital investido. 

8- Dívida Líquida sobre Patrimônio Líquido (DL/PL)

Este indicador é usado para determinar o quanto do patrimônio da empresa corresponde à dívida líquida da companhia. Assim sendo, o DL /PL serve para verificar o quanto do patrimônio da empresa equivale à dívida. Portanto, quanto menor for os resultado deste indicador fundamentalista, melhor. 

9- Análise fundamentalista da margem operacional

A margem operacional é um dos indicadores fundamentalistas usados para determinar o lucro operacional conquistado por uma empresa, para cada venda realizada.

Dessa forma, para determinar a margem líquida, é preciso dividir o resultado operacional (após os custos e despesas) pela receita líquida. Em síntese, empresas com maiores margens operacionais, geralmente, possuem maior lucratividade.

Muzzi contabilidade

10- Margem líquida

A margem líquida serve para determinar o quanto de lucro líquido derivou de cada venda. Para encontrar a margem líquida, é preciso dividir o Lucro Líquido pela Receita Líquida. 

11- Balanço patrimonial na análise fundamentalista

O balanço patrimonial é um documento disponibilizado pelas empresas, onde constam os seus ativos e passivos. Logo, o balanço patrimonial é importante na análise fundamentalista por ser a base para a determinação do patrimônio líquido da empresa.

Uppertools

12- Valor intrínseco

Para finalizar, temos o valor intrínseco, que é o preço justo por uma ação. Existem maneiras diferentes de definir o valor intrínseco, no entanto, todas elas contam com uma certa dose de subjetividade.

Uma das fórmulas mais usadas é: VI= √ (22,5 x LPA x VPA, onde VI significa valor intrínseco, LPA é o lucro por ação e VPA é o valor patrimonial da ação. 

Enfim, agora que você conhece os principais indicadores fundamentalistas, aprenda a fazer uma Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar.

Fontes: Suno, Capital research, Bussola do investidor e Gorila

Imagens: Alpha investidor, Xpi, Financials, Blb Brasil, Consead, Longa, Gatec, Uppertools e Muzzi contabilidade