10 de setembro de 2020 - por Nathalia Lourenço
Bill Gates é um grande magnata e empresário que ficou conhecido por fundar a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo.
Sendo um dos pioneiros da revolução do computador pessoal, ele é regularmente classificado na lista de pessoas mais ricas do mundo.
Quer saber de todo o legado e de como ele chegou lá? Nesse post te conto tudo!
Quem é Bill Gates?
Empresário e filantropo, atualmente a fortuna e Bill Gates está estimada em mais de 104,1 bilhões de dólares, estando no 7º da lista de mais ricos do mundo.
Com toda a fortuna acumulada durante a vida, Bill Gates virou filantropo e doa bilhões para a caridade, principalmente para a fundação criada por ele e sua esposa.
Além de empresário e filantropo, Bill Gates é autor de livros como “A empresa na velocidade do pensamento” e “A estrada do futuro“. Por fim, ele já recebeu o título de honoris de Harvard, Weseda, Karolinska e Cambridge.
Família
Gates vem de uma família de classe média. O pai, William H. Gates, era advogado e a mãe, Mary Maxwell Gates, foi professora da Universidade de Washington e diretora de bancos. Ele e suas duas irmãs Kristanne e Libby sempre frequentaram as melhores escolas.
Foi casado com Melinda French, uma cientista da computação que conheceu durante um evento cerimonial da Microsoft em 1987.
Eles se casaram em 1994 e tiveram 3 filhos juntos, Jennifer, Rory e Phoebe, no entanto, se divorciaram em 2021 após 27 anos juntos.
Religião
Bill Gates se declara agnóstico. Em entrevista para a revista Rolling Stone em 2014, afirmou que educa seus filhos de forma religiosa, e que eles frequentam juntos a Igreja Católica.
Ao ser perguntado sobre sua crença em Deus, ele afirma que faz sentido crer, mas que não sabe até que ponto isso impacta e suas decisões pessoais, que a ciência ocupa lugares que antes eram ocupados pela religião mas que a beleza do mundo é impressionante e que não há explicação científica sobre isso.
Carreira de Bill Gates
Formação
Gates foi admitido na prestigiosa Universidade de Harvard, com 1.590 SATs (dos 1.600 possíveis), porém abandonou os cursos de matemática e direito no terceiro ano para se dedicar à Microsoft.
Enquanto ainda estava na faculdade, ele e Paul Allen desenvolveram um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a serem lançados nos Estados Unidos.
Fundação da Microsoft
Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft em 1975, quando Bill tinha apenas 19 anos. Em 1977, a IBM, uma das líderes do mercado de grande computadores da época, decidiu entrar no mercado de microinformática com o PC. Dessa forma, a empresa decidiu fechar contrato com a Microsoft, que havia sido aberta poucos anos antes.
Em resumo, a Microsoft havia adquirido, por US$ 50 mil, um programa feito para o processador Intel. Assim, a empresa comprou o programa, o aperfeiçoou e, posteriormente, o vendeu por US$ 8 milhões, mas mantiveram a licença do produto.
Depois disso, a empresa cresceu e se consolidou como uma gigante em seu ramo de atuação.
Enfim, em 1983, a Microsoft lançou o Windows, que foi um sucesso e dominou cerca de 90% dos computadores. Com apenas 31 anos, Bill Gates já tinha se tornado bilionário.
Porém, em 2006, anunciou que deixaria progressivamente o cargo de diretor da Microsoft, no entanto ainda mantém certa influência sobre as decisões da empresa.
Fundação Bill e Melinda Gates
Em 2000, Bill Gates criou, junto com sua esposa, a instituição Bill & Melinda Foundation, considerada a maior fundação de caridade de todo o mundo.
A instituição tem como foco o financiamento para pesquisas sobre a AIDS e outras doenças. A fundação tem, ainda, recursos destinados à pesquisa de novas formas de energias sustentáveis limpas.
Dessa maneira, ao longo dos anos, Bill Gates doou bilhões para ações sociais e, em 2017, doou o equivalente a 5% da sua fortuna em ações da Microsoft para instituições de caridade. Contudo, a maior parte dessa filantropia foi para a sua fundação.
Por fim, A fundação Bill & Melinda Gates, junto com Warren Buffet, criou a Giving Pledge. Sendo assim, a iniciativa possui como intuito incentivar as pessoas extremamente ricas a doarem parte de sua fortuna em vida ou testamento.
Em resumo, o dinheiro arrecadado na iniciativa tem por objetivo abordar problemas sociais como, por exemplo, a diminuição da pobreza, empoderamento das mulheres e a sustentabilidade ambiental.
Alguns bilionários, além dos fundadores, fazem parte da iniciativa como, por exemplo, Mark Zuckerberg, Paul Allen e Ray Dalio.
Livros escritos por Bill Gates
O empresário adora ler e já lançou alguns livros, tais como:
A empresa na velocidade do pensamento
Neste livro, Bill Gates visa, por meio de exemplos, explicar como recolher informações e saber como usá-las, sendo uma capacidade importante no mundo dos negócios.
A estrada do futuro
Nesse livro, Bill Gates fala sobre a tecnologia e a sua influência no cotidiano das pessoas.
E aí, gostou de conhecer sobre a vida e a carreira de Bill Gates? Então conheça também a vida e obra do investidor Philip Fisher
Fontes: Infoescola, Ebiografia, Suno, Forbes, 12min, BRS, BBC, remessaonline e infomoney,