Assimetria de informação: o que é e como funciona essa falha?

27 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 57 seg


A assimetria de informação é uma falha de mercado. Em resumo, ela ocorre quando uma das partes tem mais informações sobre um produto ou serviço do que a outra parte.

Na prática, a assimetria de informação pode causar desequilíbrios no mercado ou fazer com que negócios sejam cancelados.

A teoria dos mercados de informação assimétrica foi desenvolvida na microeconomia. De acordo com ela, existe uma assimetria no acesso à informação entre compradores e vendedores em várias transações.

Inclusive, essa teoria ganhou o Prêmio Nobel de Economia de 2001, com as contribuições de Joseph Stiglitz, Michael Spence e George Akerlof.

Um exemplo da assimetria de informação é a venda de um carro. Isso porque, o vendedor costuma ter mais informações sobre o funcionamento e os defeitos do carro do que o comprador.

Logo, existe uma assimetria entre ambos. Neste exemplo, o vendedor pode se aproveitar do cliente, já que ele pode omitir informações. Mas o contrário também pode ocorrer.

Por exemplo, no caso de um seguro de saúde, o cliente tem mais informações do que a seguradora. Sendo que a seguradora tende a cobrar um valor médio por plano.

Como funciona a assimetria de informação?

A assimetria da informação funciona como uma falha de mercado, onde uma das partes de uma negociação tem mais informações do que a outra.

Este é um conceito relativamente novo na economia. Isso porque a economia clássica acreditava que, no livre mercado, existiria uma concorrência perfeita.

Ou seja, os mercados seriam eficazes e todos os lados envolvidos teriam 100% das informações disponíveis.

No entanto, hoje em dia a maior parte dos economistas concorda que no mercado existe a informação assimétrica.

A microeconomia tem se dedicado a estudar o tema mais a fundo e afirma que essa situação traz impactos diretos nas relações comerciais.

Desse modo, o ideal de um mercado competitivo perfeito está sendo deixado de lado na literatura econômica. Ao invés disso, os estudiosos reconhecem a existência de falhas de mercado.

Exemplos

Alguns exemplos da informação assimétrica são:

1- Risco moral

risco moral é quando as pessoas mudam a sua atitude quando ocorre uma transação econômica. Por exemplo, vamos imaginar que você comprou um carro 0km, sem seguro.

Enquanto você não tem seguro, você dirige com todo o cuidado do mundo. Contudo, depois de contratar um seguro, você se sente mais tranquilo e passa a dirigir sem muito cuidado.

Portanto, este é o risco moral que a seguradora corre e, por isso, ela precisa estimar isso na hora de firmar o seu contrato.

2- Seleção adversa

Em resumo, a seleção adversa é quando não dá para diferenciar os bons produtos dos ruins. Vamos imaginar a venda de carros usados. Nela, existem carros usados em ótimo estado e outros em estado ruim.

É claro que os vendedores conhecem o estado real dos veículos. Mas os compradores não. Logo, existe uma assimetria de informações.

Enfim, esses veículos estarão com um preço médio. Sendo assim, o valor será acima do valor do carro ruim e abaixo do carro bom.

Neste caso, uma solução seria sinalizar quais são os carros bons e quais são os ruins. Com isso, o cliente saberia questionar sobre o carro ruim e saber o que esperar e vice-versa.

Como driblar a assimetria de informação?

O esperado é que, com a ampliação do acesso à informação, a assimetria de informação vá deixando de existir. Portanto, uma forma de evitar a assimetria, é buscar informações em veículos confiáveis e atualizados.

Por exemplo, no mercado financeiro as empresas são obrigadas a publicarem as demonstrações financeiras. Com isso, existe uma maior transparência e assimetria de informação entre a empresa e os investidores.

Desse modo, o mercado pode avaliar e precificar melhor a empresa, definindo um preço mais justo para sua ação.

LEIA MAIS

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Viés da informação: aprenda o que é e qual sua origem

Viés do ator-observador: veja o que é e como funciona

Efeito de dotação: saiba o que é como lidar com ele

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Viés atencional: descubra o que é e como funciona!

Efeito de ambiguidade: o que é e como funciona esse viés?

Ilusão de superioridade: aprenda o que é e como funciona

Fontes: Investnews, The cap e Suno.