Viés do ator-observador: veja o que é e como funciona

6 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 50 seg


O viés do ator-observador é um tipo de viés cognitivo. Guiada por este viés, uma pessoa tende a fazer atribuições diferentes, dependendo se ela é ator ou observador da situação.

Em outras palavras, quando a pessoa julga o seu próprio comportamento, ela tende a atribuir ações e resultado (sobretudo negativos) a circunstâncias situacionais e passageiras.

Por outro lado, ao julgar o comportamento de outra pessoa, ela tende a atribuir o comportamento à pessoa em si e não a uma situação passageira ou situacional.

O problema é que o viés do ator-observador pode induzir ao erro. Isso porque ele afeta a nossa racionalidade e tomadas de decisão. Logo, podemos tomar decisões equivocadas.

Isso pode ser prejudicial tanto na vida pessoal e profissional, quanto na vida financeira. Por exemplo, guiado por este viés você pode tomar decisões erradas ao investir.

Como funciona

O viés do ator-observador funciona como um viés cognitivo que afeta a forma a nossa forma de julgar o nosso comportamento e o dos outros.

Esse viés é mais pronunciado em situações negativas. Por exemplo, em uma situação ruim você tende a culpar as situações externas e não suas próprias ações.

Em contrapartida, se algo ruim acontece com outra pessoa, você tende a colocar a culpa na pessoa e não na situação externa.

Por exemplo, vamos supor que o seu médico te diz que o seu nível de colesterol está alto. O que você faz? Provavelmente joga a culpa em fatores que estão fora de seu controle, como influências genéticas.

Por outro lado, se este diagnóstico for dado para outra pessoa, a tendência é que você culpe a própria pessoa por não fazer exercícios e se alimentar de forma inadequada.

Causas do viés do ator-observador?

O viés do ator-observador tem como causa o fato de que em cada posição (ator ou observador) existe um conjunto de fatores que são mais fortemente observáveis do que em outros.

Sendo assim, quem é o ator tem maior conhecimento sobre o impacto dos fatores externos e suas próprias emoções.

Existe ainda a questão de que quando são atores, as pessoas tendem a não ver suas próprias ações.

Em contrapartida, quando se é um observador, fica mais fácil analisar o comportamento das outras pessoas.

Logo, a tendência é analisar as ações individuais das pessoas e desconsiderar os fatores externos que impactaram o comportamento da outra pessoa.

Quais impactos o viés do ator-observador pode causar?

O viés do ator-observador pode resultar em mal-entendidos e discussões. Sendo que, em uma discussão, os dois lados podem se ver respondendo ao que o outro faz.

Desse modo, cada um dos lados pode atribuir o seu próprio comportamento à situação causada pelo comportamento do outro. Ou seja, um culpa o outro pelo seu comportamento.

Portanto, o viés do ator-observador é problemático pois ele resulta em avaliações preconceituosas. Isso ocorre pois a pessoa guiada por este viés tende a não levar em conta o contexto ao julgar as ações das outras pessoas.

Em contrapartida, ao julgar o próprio comportamento, ela negligencia a sua própria responsabilidade para o resultado obtido.

Isso pode fazer com que a pessoa continue a repetir os mesmos erros, já que ela não enxerga suas próprias falhas. É por isso que é preciso ficar atento para não tomar decisões guiado por este viés.

Até porque, este viés pode fazer com que você tome decisões erradas na sua vida pessoal, profissional e nos investimentos.

Sendo que você pode ter altos prejuízos ao tomar decisões de investimento com base no viés do ator-observador.

LEIA MAIS

Viés do ponto cego: o que é, como funciona e exemplos

Ilusão de superioridade: aprenda o que é e como funciona

Efeito de dotação: saiba o que é como lidar com ele

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Ilusão de controle, como não deixar que isso te atrapalhe

Efeito Dunning-Kruger, será que você sabe tanto mesmo?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Heurística da representatividade: o que é e como te afeta?

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Fontes: Mais retorno, A mente maravilhosa e The cap.