Efeito de dotação: saiba o que é como lidar com ele

10 de agosto de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 16 seg


O efeito de dotação é um tipo de viés psicológico. Com ele, as pessoas tendem a valorizar mais um ativo do que ele de fato vale. Isso é prejudicial pois pode impactar as suas decisões financeira.

Afinal de contas, as suas decisões passam a ser pautadas pelos seus sentimentos a respeito do ativo. Por isso é importante tomar decisões racionais ao investir, tentando sempre deixar os vieses comportamentais de lado.

O que é o efeito dotação?

O termo efeito dotação vem do inglês endowment effect. Trata-se de um viés psicológico que faz as pessoas superestimarem o valor do seus bens, por causa do apego exagerado.

Ou seja, por causa do apego emocional, as pessoas acreditam que seus bens valem mais do que o seu real valor de mercado.

Sendo assim, esse comportamento costuma refletir o significado simbólico e emotivo dos próprios bens, sendo que estes podem ter sido resultado de herança ou de muito esforço.

Em um experimento, os estudiosos Daniel Kahneman e Amos Tversky fizeram uma pesquisa empírica sobre o efeito dotação.

Para isso, eles orientaram dois grupos. Um dos grupos recebia uma caneca de presente de forma imediata. Já o outro grupo recebia a caneca apenas depois do preenchimento de um questionário.

Posteriormente, foi apresentada a opção da troca entre canecas por chocolates nos dois grupos. O resultado foi que o 1º grupo trocou canecas por chocolates em um número muito maior que o 2º grupo.

Além disso, o período para a tomada de decisão foi muito mais rápido. A conclusão é que depois de um esforço, por menor que seja, a tendência é que as pessoas deem um valor subjetivo à sua propriedade.

Como funciona?

O efeito dotação funciona como um viés psicológico que faz as pessoas darem mais valor a algo do que de fato ele vale.

Portanto, esse viés psicológico pode levar as pessoas a tomarem decisões movidas pela emoção e escolher posições irracionais que muitas vezes são desvantajosas.

Nesse sentido, o efeito dotação funciona como o preço do apego a certo item. Quando consideramos o mundo dos investimentos, esse efeito pode ser bem ruim.

Impactos do efeito dotação nos investimentos

O efeito dotação pode ser muito prejudicial nos investimentos. Isso porque, você pode atribuir um valor indevido a um ativo. Isso pode prejudicar as suas chances de fazer boas negociações.

Por exemplo, com o efeito dotação você pode achar que certo ativo vale mais do que de fato ele vale.

Logo, você pode evitar fazer negociações que seria lucrativas. Pode acontecer ainda de você evitar fazer negociações e depois você ter prejuízos.

Além disso, valorizar demais os ativos que você tem em carteira pode te prejudicar na hora de fazer uma boa diversificação da carteira de investimentos.

Enfim, o grande problema do efeito dotação é que ele pode fazer você tomar decisões guiado pela emoção. Isso é ruim pois ao investir você deve tomar decisões racionais.

Portanto, se você perceber que está dando valor demais a certo ativo, reflita um pouco sobre o real valor de mercado do ativo e tente agir de forma racional.

Uma dica é você tomar decisões com base em análise e em dados e não com base na emoção.

Exemplos

Vamos usar como exemplo o mercado de day trade, onde as operações de compra e venda são feitas no mesmo dia. Lembrando que este é apenas um exemplo e não deve ser visto como uma recomendação de investimentos.

Como a intenção do trader é comprar o ativo e depois vendê-lo por um preço mais alto, o efeito dotação pode ser prejudicial nas operações.

Por exemplo, o trader pode comprar certa ação e depois ela se desvalorizar. Com o efeito dotação, o trader pode manter uma posição perdedora na na expectativa de que os preços irão se recuperar para patamares anteriores.

Com isso, ele pode amargar prejuízos ainda maiores. Além do prejuízo o trader tem ainda o custo de oportunidade, que é o custo de escolher uma operação ao invés de outra.

Seja como for, as operações de day trade são extremamente arriscadas. A melhor opção é investir no foco no longo prazo.

LEIA MAIS

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

Custos afundados, saiba como esse viés cognitivo pode te prejudicar

Ilusão de controle, como não deixar que isso te atrapalhe

Heurística de disponibilidade, o que é e como funciona?

Efeito Dunning-Kruger, será que você sabe tanto mesmo?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Fontes: Smart tbot, Warren e Economia comportamental.