Atacarejo: o que é, como funciona e características

21 de outubro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 3 min, 42 seg


O atacarejo é uma forma híbrida de mercado baseada nas formas tradicionais de atacado e varejo. No entanto, ela se utiliza de dois tipos de mercados: self-service (auto-serviço) e cash e carry (pague e leve).

Assim, o atacarejo é voltado principalmente para os compradores. Ou seja, para aqueles que efetuam a compra, seja para família, ou até para outros pontos comerciais.

Vale lembrar que este setor é o que mais cresce no Brasil ultimamente. Neste sentido, o faturamento do setor chega a 80 bilhões com mais de 500 lojas especializadas nesta modalidade.

Além disso, é um setor que gera mais de 75 mil empregos diretos.

Conceito e história

O atacarejo surgiu no Brasil em 1972, trazido por uma empresa holandesa. Portanto, este serviço ganhou força. Os empresários viram que este negócio atraia pequenos comerciantes e consumidores finais.

Conhecido também como cash and carry, este negócio atraiu pessoas atrás de preços mais baixos. Neste sentido, alguns  atacadistas abriram seus atacados para compras no varejo também. A partir deste fato, surgiu o atacarejo (atacado + varejo).

Basicamente, este mercado foi direcionado para pessoas que queriam comprar produtos e quantidade a preço de fábrica. A propósito, neste mercado, a principal característica é quanto mais quantidade você compra menos paga e vice-versa.

Portanto, o atacarejo atende pequenos comerciantes e pessoas interessadas em preços baixos. Além disso, uma de suas características é que estes mercados são feitos em grandes galpões que parecem depósitos.

Atacarejo na atualidade

A princípio, o atacarejo, a partir do ano 2012 teve uma grande alta de demanda. No entanto, isso aconteceu por causa da crise financeira. Basicamente, nas regiões mais pobres do Rio e São Paulo, o comércio varejista sofreu queda, enquanto o atacadista cresceu 10%.

A propósito, o surgimento do atacarejo se deu como uma adaptação do mercado de atacado ao cliente e consumidor. Ou seja, todo mercado de atacado que era direcionado para comerciantes passou a atender consumidores finais.

Assim, o rendimento aumentou bastante. Portanto, só em 2015, o atacarejo rendeu valores que ultrapassam 250 bilhões de reais.

Vantagens

Atacarejo, o que é: conceito, história e características

A princípio, a causa dos preços baixos nestes estabelecimentos é que os produtos conservam seus preços de fábricas. Porém, o consumidor  precisa ter em mente que quanto mais quantidade comprar, terá mais vantagens.

Neste sentido, é necessário sempre se planejar. Ou seja, planeje uma compra que você irá pagar menos por uma grande quantidade de produtos. Além disso, planeje compras que você poderá se abastecer por um grande período de tempo.

A propósito, vale lembrar que estes estabelecimentos se localizam em lugares afastados dos centros das cidades e zonas residenciais. Assim, eles  são feitos em grandes galpões localizados em lugares perto de rodovias.

Tipos de mercados

Atacarejo, o que é: conceito, história e características

Primeiramente, para você ter uma ideia exata do conceito de atacarejo, compare três tipos de mercado existentes. São eles:

Atacados: Espaços grandes que oferecem produtos a vários tipos de empresas: indústrias, instituições e comércios locais. Neste sentido vendem em grandes quantidades para consumidores que possuem CNPJ.

Varejo: Estabelecimentos que vendem produtos a consumidores que vão usufruir diretamente. Geralmente, são pessoas e famílias que adquirem toda quantidade de produtos. Vale lembrar, que seu foco principal são pessoas físicas.

Atacarejo: Geralmente, são grandes espaços que atendem tantos comerciantes como consumidores familiares. Assim, vendem em grandes lotes e também em unidades. Neste sentido, traz as características dos dois modelos citados acima.

Características do atacarejo

Atacarejo, o que é: conceito, história e características

Basicamente, o atacarejo atende pequenos comércios como pizzarias,food truck bares e consumidores finais.

Neste sentido, conquista dois públicos: comerciantes e consumidores finais. Contudo, o atacarejo não consegue ter diversificação nas marcas como acontece nos supermercados normais.

No entanto, estes mercados têm grandes quantidades de produtos e variedade. Porém, não possuem uma quantidade de marcas. Assim, para quem quer comprar  com variedades de marcas, não é uma opção indicada.

No entanto, para quem quer fugir da inflação e garantir preços baixos é uma ótima opção. Se você quer saber mais sobre mercado e preço de produtos, leia também: Inflação gera queda nas compras e faz com que o consumidor gaste mais.