Balanço patrimonial, o que é? Como funciona, conceitos e para que serve


O balanço patrimonial, é um documento no qual consta a situação de uma empresa. Em outras palavras, é um relatório que permite conhecer a saúde da empresa, dentro de determinado período.

Como o balanço patrimonial serve como um reflexo da situação patrimonial da empresa, ele não se limita às finanças. Desse modo, o documento analisa os bens da companhia como um todo. 

Em resumo, o balanço patrimonial serve para uma melhor gestão da empresa. Isso porque, ele é usado como base para tomada de decisões, já que analisa a viabilidade econômica da companhia. 

O que é balanço patrimonial

O balanço patrimonial (BP), também conhecido como balanço contábil, é considerado como o principal relatório de demonstração financeira de uma empresa. Porém, ele é o retrato da situação naquele momento, não de um longo período.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Balanço patrimonial, o que é? Como funciona, conceitos e para que serve

Fox manager

Dessa maneira, o balanço patrimonial representa os movimentos financeiros da empresa durante o período de análise. Ele leva em consideração, por exemplo, os investimentos realizados, as fontes de recursos e ainda todos os bens da companhia. 

Para que serve

O balanço contábil serve, principalmente, para refletir a situação financeira da empresa. Para os gestores, esses dados servem como base para entender qual a situação da empresa.

Sendo assim, o documento condiz como um indicador do momento que a empresa deve investir para inovar. Ou ao contrário, realizar cortes de gastos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, o balanço contábil também serve como uma maneira de analisar o desempenho da empresa, averiguar as fontes de recursos e para ajudar no planejamento fiscal da companhia.

Também útil, é claro, para determinar a distribuição de dividendos e manter os investidores informados sobre a empresa. 

Balanço patrimonial, o que é? Como funciona, conceitos e para que serve

La república

Por outro lado, para os investidores, o balanço contábil é utilizado nas análises dos ativos de uma empresa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dessa forma, os investidores conseguem visualizar a saúde da empresa, a qualidade dos seus ativos e averiguar quais são os passivos da empresa, pois esses podem vir a afetar negativamente a companhia. 

Como funciona

Para entender o funcionamento do balanço patrimonial, podemos imaginar uma balança de dois pratos. Desse modo, de um lado estão os bens e direitos e do outro os passivos e o patrimônio líquido. 

Portanto, temos a seguinte equação: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido 

Conube

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sendo assim, no resultado final, a quantidade de ativos deve ser igual ou superior aos passivos.

Enfim, o balanço patrimonial funciona como uma fotografia da situação da empresa em determinado momento. Ele pode ser gerado em qualquer ocasião, porém, geralmente, eles são divulgados apenas no final de cada trimestre. 

Conceitos dentro do balanço patrimonial

No balanço patrimonial, são levados em consideração três dados principais: Ativos, passivos e patrimônio líquido. 

1- Ativos

Os ativos são os bens da empresa, que podem trazer algum benefício econômico para o negócio. Os ativos podem ainda ser categorizados como circulante e não-circulante. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Balanço patrimonial, o que é? Como funciona, conceitos e para que serve

Totvs

Circulantes: Os ativos circulantes são os bens que podem ser convertidos em dinheiro dentro do prazo de um ano. Alguns exemplos de ativos circulantes no balanço patrimonial são os recursos imediatos disponíveis no caixa da empresa, as aplicações financeiras e as contas a receber. Além disso, também são considerados os estoques e os tributos a recuperar.

Ativos não-circulantes: Já os ativos não-circulantes são aqueles bens que não podem ser convertidos em dinheiro com o prazo de menos de um ano. Alguns exemplos de ativos não-circulantes são os investimentos a longo prazo e os ativos imobilizados (imóveis, máquinas e veículos). 

Balanço patrimonial, o que é? Como funciona, conceitos e para que serve

Fortes tecnologia

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2- Passivos

Os passivos são todos os recursos que foram emprestados ou então que foram aplicados por outras pessoas na empresa. Ou seja, os passivos são as dívidas e obrigações que a empresa deve pagar. Portanto, quanto mais a empresa deve, menos ela vale. Os passivos podem ser divididos em:

Passivo circulante: São as obrigações e dívidas da empresa dentro do prazo de um ano. Podemos citar como exemplos os pagamentos de fornecedores e as obrigações trabalhistas. 

Não-circulante: São as dívidas e obrigações com prazo superior a um ano. Como por exemplo, os empréstimos de longo prazo.

Ponder e co

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3- Patrimônio líquido

O patrimônio líquido são os recursos investidos pelos sócios e as reservas de capital da empresa. Além disso, dentro do patrimônio líquido, constam os resultados líquidos, ou seja, os lucros ou prejuízos da empresa. O cálculo do patrimônio líquido se dá por meio da diferença entre o valor total de ativos e a valor total de passivos. 

Vantagens e desvantagens

Uma grande vantagem do balanço patrimonial é a sua utilidade como meio de análise da saúde da empresa e da qualidade dos seus ativos. 

O balanço contábil também é vantajoso para auxiliar na gestão da empresa, determinando em quais momentos investir em inovação ou cortar despesas. 

B2e group

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por outro lado, o balanço patrimonial tem a desvantagem de ser apenas um retrato de determinado momento, não refletindo de fato todo o desempenho financeiro da empresa. 

Outra desvantagem está na possível manipulação do balanço patrimonial. Nesse caso, se a empresa almeja conseguir empréstimo com condições melhores, os sócios podem introduzir capital no balanço, para aumentar as garantias ante as instituições de financiamento.

Importância do balanço contábil

Para os sócios da empresa, o balanço patrimonial é importante como ferramenta para o retrato real da saúde da empresa. Para os gestores, serve como base para realizar mudanças, investir ou realizar cortes de gastos. 

Quando uma empresa possui capital aberto, os seus dados contábeis se tornam públicos. Logo, para os investidores o balanço patrimonial é um dado a ser analisado antes de investir na companhia. Afinal, dados como a dívida da empresa podem influenciar no futuro e até mesmo no valor de suas ações

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Balanço patrimonial, o que é? Como funciona, conceitos e para que serve

Controle

Para os investidores que pensam à longo prazo e usam a análise fundamentalista, é importante estar sempre de olho nos balanços patrimoniais a fim de averiguar a saúde da empresa e a segurança de investir em suas ações.

Se você é um investidor que pensa à longo prazo, aprenda mais sobre a técnica de Buy and Hold – O que é, como funciona, vantagens e desvantagens

Fontes: Bom controle, Treasy e Suno

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Imagens: RRW, Mloução, B2e group, Ponder e co, Conube, Totvs, Fortes tecnologia, La república, Fox managerControle


Conte-nos a sua opinião...