Book de ofertas: o que é, como funciona e como usar

11 de novembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 4 min, 5 seg


Neste texto vamos ver qual a importância do book de ofertas para as suas atividades de compra e venda de ações. Se você trabalha via home broker, você pode utilizar esta ferramenta para ter mais um mecanismo de análise de ativos.

Portanto, veremos o quanto é importante o book de ofertas para preencher uma ordem de compra ou venda. Assim, este texto indicará se o book de oferta ajuda a decidir sobre valores na hora de preencher a ordem.

Além disso, veremos se é melhor decidir sobre o valor independente do que está neste indicador e comprar diretamente no mercado.

O que é o book de oferta?

Book de ofertas, o que é: conceito, funcionamento e utilidades

O book de oferta é onde estão todas as ordens de compra e venda de ativos. Portanto, é um indicador do fluxo do mercado de ações.

Para você ter uma ideia da evolução deste mecanismo, antes, tudo se indicava a mão mesmo. Primeiro, registravam-se as ofertas em um livro, depois iam para uma lousa, onde os investidores podiam ver o fluxo do mercado.

No mercado online também existia o pregão viva voz, que cumpria o mesmo papel, ele funcionou até 2009. No entanto, se você quiser saber a sua verdadeira utilidade atualmente, este livro de ofertas funciona mais como uma ferramenta de análise.

A partir disso, surge a seguinte dúvida: existem outros instrumentos de análise?

Sim, existem muitos modos de analisar o mercado, assim podemos apontar: o book de ofertas, as análises técnicas e fundamentalistas.

Funcionamento do book de ofertas

Book de ofertas, o que é: conceito, funcionamento e utilidades

Bom, até aqui vimos a definição do book de ofertas e esclarecemos algumas dúvidas. Porém, precisamos agora conhecer o seu mecanismo, para poder aproveitar melhor esta ferramenta.

O book de ofertas funciona da seguinte maneira: existem dois lados de informações, sendo que no lado esquerdo estão as ordens de venda e do lado direito as de compra.

Ordem de compra: Colocam-se as ordens de compra em ordem decrescente de valores. Ou seja, os valores são colocados no topo do livro.

Se no caso ocorrer ordens do mesmo valor, os valores são colocados em ordem cronológica, da mais antiga para a mais atual.

Ordem de venda: As ordens de venda são listadas de maneira crescente. Ou seja, colocam-se os valores menores no topo. No entanto, se houver valores iguais, acontece o mesmo que aconteceu nas ordens de compra. Os valores são colocados em ordem temporal, dos mais antigos para os mais atuais.

O book de ofertas e sua lógica

Book de ofertas, o que é: conceito, funcionamento e utilidades

Para entender a lógica do book de ofertas é só comparar com qualquer mercado ou comércio. Ou seja, quem quer comprar, quer pagar preços mais baixos, e quem quer vender, quer vender pelo preço mais alto.

Logo, se você lançar uma oferta de compra muito alta, a sua oferta passará para o topo do livro, pois você está disposto a pagar mais.

Por outro lado, se você está disposto a vender um ativo por um preço mais baixo que os demais investidores, a sua oferta também passará para o topo.

Além disso, existe a lógica do mercado que dita as regras. Se as ofertas estão mais próximas do preço de mercado, elas têm mais prioridade nas negociações.

E, por último, uma ordem só é executada quando o preço da ordem de compra e da venda coincidirem.

Como funciona?

Book de ofertas, o que é: conceito, funcionamento e utilidades

Suno

Para que você tenha uma ideia mais clara sobre o book de ofertas, vamos agora analisar o seu funcionamento.

Portanto, as informações contidas no book são três: preço das ofertas, quantidades das ações oferecidas e a instituição realizadora da oferta.

O investidor, pode atuar no home broker observando o fluxo das ofertas e o movimento dos grandes investidores (players). Assim, os players compradores geralmente estão no topo da página, pois foram os que enviaram as maiores ofertas.

Vale lembrar que a relação das ofertas está em ordem cronológica de envio. Assim, se você observar valores iguais, os mais antigos aparecem primeiro.

Vale a pena consultar

Para concluir este texto vamos mostrar as principais vantagens de saber das informações no book de ofertas.

  • Auxilia o investidor a lidar com negociação a curto prazo;
  • Possibilita uma análise dinâmica do mercado;
  • Fornece uma visão geral do mercado;
  • Auxilia nas estratégias de investimentos.

Contudo, mesmo com todas estas vantagens, você viu que o book de ofertas funciona mais como um instrumento de análise. Assim, não podemos encará-lo como uma verdade absoluta.

Porém, é sempre bom cada vez mais instrumentos de análises e informações, para isso, leia também: Tipos de ordens – Lista completa e como elas funcionam.