Pregão da bolsa: o que é, como funciona e horários

16 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 15 seg


O pregão da bolsa é o momento do dia onde, normalmente, as negociações de ativos ocorrem. Portanto, é durante o horário do pregão da bolsa que ocorre a maior parte das ordens de compra e venda de ativos. 

O horário de funcionamento do pregão está restrito das 10h00 às 17h55min. No entanto, fora deste horário também ocorrem negociações, seguindo regras específicas para cada horário. Além disso, o pregão da bolsa só funciona de segunda à sexta, exceto feriados. 

Atualmente, o pregão da bolsa brasileira é totalmente online, o que além de ser mais prático, também é mais democrático. Afinal, tudo o que uma pessoa precisa para operar na bolsa, é uma conta na corretora e acesso à internet. 

O que é pregão da bolsa

O pregão da bolsa é um momento diário voltado para a negociação de ativos na B3. Ou seja, é no pregão que as pessoas físicas e jurídicas podem enviar ordens de compra e venda de ativos como ações, contratos futuros, opções e dólar.

O pregão funciona apenas durante determinado horário do dia e a negociação de ações está restrita à esse horário. É possível enviar ordens de compra ou venda em outros horários. Porém, a ordem só será executada no momento de funcionamento do pregão. 

Pregão da bolsa, o que é? Como funciona, horários e como participar

1 Bilhao

O funcionamento do pregão é online. Isso significa que, para operar na bolsa, o investidor precisa apenas ter conta em uma corretora e acesso à internet. Essa forma de negociar ativos é muito mais democrático do que o antigo balcão viva voz, que acontecia presencialmente.

Entender sobre o funcionamento de cada um dos horários destinados a negociação de ações na bolsa é muito importante para os investidores que desejam aplicar em renda variável. Isso porque, diferente de alguns outros tipos de ativos, como por exemplo, os títulos do tesouro direto, a execução das ordens de compra e venda na bolsa podem ocorrer apenas no horário de pregão da bolsa.

É claro que o investidor pode enviar ordens de compra e venda a qualquer momento, mas elas serão executadas apenas no horário do pregão. Por exemplo, se você enviar uma ordem de compra de uma ação no sábado, essa ordem será cumprida apenas na segunda-feira durante o horário destinado à negociação de ações.

Como o pregão da bolsa funciona

O pregão da bolsa pode ser dividido em duas formas, digital e viva voz:

1- Digital

O pregão digital também conhecido como pregão online ou eletrônico, começou a funcionar no Brasil em 1997, por meio da Bovespa. Esse sistema é mais acessível a democrático do que o pregão viva voz, já que qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode negociar ativos, sem a necessidade de se dirigir até o prédio onde está localizada e B3.

Além de ser mais acessível, o pregão eletrônico tem ainda a vantagem de ser mais transparente e não ter um limite de participantes. Nesse sentido, ele funciona como um ambiente impessoal, onde as pessoas não têm contato direto e todos têm acesso às mesmas condições.

O seu funcionamento é simples: em um ambiente digital, chamado de home broker, os participantes ficam reunidos. Nele, os investidores podem enviar ofertas de ações e lances de compra. Dessa maneira, o sistema da bolsa é o responsável por cruzar as informações e fechar negócios. 

Investe aê

Em resumo, o pregão eletrônico funciona de forma totalmente automatizada com o cruzamento de informações feito de forma extremamente veloz, o que resulta na agilidade das negociações no pregão da bolsa e maior acessibilidade por parte dos investidores. 

2- Viva voz

Atualmente, no Brasil só existe o pregão digital, já que, além de ser mais fácil, prático e rápido, ele também é mais democrático. Até o ano de 2005, quando o pregão viva voz foi encerrado, ele acontecia de forma presencial.

Desse modo, os investidores que queriam comprar ou vender papéis, se reuniam para negociar. O funcionamento se dava por meio de marcações manuais em cartões, onde se escrevia as datas e horários dos lances. Sendo que, por ser manual, sua apuração demorava horas e o pagamento em dinheiro demorava alguns dias para ser realizado.

Além disso, o número de participantes era restrito aos investidores com altas aplicações, já que o espaço físico, diferente do espaço virtual, não é ilimitado. Até o ano de 2005 existia também o pregão por comandos de voz. O seu funcionamento lembrava uma cena de cinema: pessoas gritando no telefone dentro de salas com telas cheias de números.

Pregão da bolsa, o que é? Como funciona, horários e como participar

Infomoney

Horário de funcionamento do pregão da bolsa

Existem diversas bolsas no mundo e cada uma segue suas próprias normas de funcionamento e horários. No Brasil, a B3 funciona de segunda à sexta, exceto nos feriados. Já em relação aos horários do pregão da bolsa, podemos dividi-los em: cancelamento de ofertas, pré-abertura do mercado, negociação, call de fechamento e after market.

Um detalhe importante é que apesar do mercado futuro ser um ambiente dentro de bolsa de valores, o seu horário de funcionamento é diferente do pregão da bolsa. Sendo assim, o seu funcionamento começa às 09h e se encerra às 15h e as 16h dependendo do ativo negociado. Enfim, o pregão funciona de maneira diferente de acordo com o horário:

1- Cancelamento de ofertas

Essa primeira parte começa às 09:30 e termina às 09h45min. Esse tempo é reservado para o cancelamento das ofertas que restaram do pregão do dia anterior. 

2- Pré-abertura

Também chamado de leilão de pré-abertura, ele dura apenas os 15 minutos que antecedem a abertura de fato do pregão da bolsa. É nesses 15 minutos que a B3 registra as ordens de compra e venda que já tiverem sido feitas.

Porém, as ordens são apenas registradas, não executadas. Sendo que, elas servem para definir o preço de abertura das ações. Outro detalhe importante sobre a pré-abertura é que as ordens de compra e venda não podem ser canceladas, pois elas servem como base para a determinação do preço de abertura dos ativos. 

3- Negociações

O período de negociação é quando o pregão da bolsa está de fato funcionando. Ele ocorre entre 10h00 e às 14h55min. Nesse momento a bolsa funciona à todo vapor, com as ordens de compra e venda sendo feitas no home broker de forma totalmente digital.

Bloxs

Apesar do horário da bolsa brasileira começar às 10h e terminar às 17h, alguns investidores preferem esperar pelo horário de abertura de Wall Street. Isso porque, alguns tipos de ações, sobretudo as emitidas por empresas multinacionais, normalmente possuem maior liquidez durante o pregão das bolsas norte-americana.

4- Call de fechamento

Também chamado de leilão de fechamento, ele dura entre às 16h55 e as 17h ou às 17h15 de acordo com o mercado negociado. É nesse momento que é definido o preço de fechamento dos ativos que fazem parte do Índice Bovespa.

5- After market

Por fim, os investidores podem operar na bolsa no after market, que ocorre após o horário regular do pregão. Entretanto, as operações estão restritas aos ativos relacionados ao Ibovespa ou ao índice Brasil e devem ter sido transacionadas durante o período normal de funcionamento do pregão no mesmo dia no período normal de negociação.

Sendo que, nesse período os preços não podem variar mais do que 2% em comparação com o preço de fechamento do dia, existe ainda o limite de operação de R$ 900 mil por CPF e os ativos só podem ser negociados à vista.

Enfim, no after market temos o período de cancelamento das ofertas, que começa às 17h25 no mercado a vista e às 17h25 no mercado fracionário e o período de negociação entre às 17h30 e às 18h00, quando pregão se encerra oficialmente.

Valor investe

Como participar do pregão da bolsa

Para que o investidor possa participar do pregão eletrônico da bolsa, ele precisa primeiramente possuir uma conta em uma corretora. Isso porque, a corretora é a responsável por executar as ordens de compra e venda de ativos.

Apesar da bolsa estar acessível para qualquer investidor, é impossível negociar diretamente com a bolsa, é necessária a intermediação de uma corretora. Depois de abrir uma conta, o investidor terá acesso ao home broker. Esse ambiente funciona como uma intermediação entre a corretora e a bolsa.

Portanto, é no home broker que os ativos estão ofertados para negociação no pregão da bolsa. Para participar do pregão, os investidores precisam enviar ordens com preços de compra ou venda. Quando esses preços cruzam, ou seja, quando uma pessoa quer vender um ativo pelo mesmo preço que outra quer comprar, o negócio é fechado.

Ainda em dúvidas sobre como investir? Então assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha e aprenda a investir no pregão da bolsa:

Agora que você sabe como funciona o pregão da bolsa e como investir, aprenda também como fazer a Diversificação de investimentos – Quantas ações ter em carteira?

Fontes: Empreender dinheiro, E-investidor, B3, Nubank, Magnetis e Suno

Imagens: Infomoney, Investe aê, Bloxs, Valor investe, 1 Bilhão e Veja