Renda extra – 20 Maneiras alternativas e o que fazer com o dinheiro extra

1 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 34 seg


Renda extra é uma forma de você conseguir ganhar um dinheiro extra nas horas vagas. Ou seja, existem alguns trabalhos alternativos que podem ser feitos rapidamente no seu tempo livre.

Apesar de ser um trabalho feito nas horas de ócio, ele não precisa ser extremamente cansativo e estressante. Isso porque você pode transformar um hobby em uma forma de ganhar dinheiro extra. 

Geralmente, as pessoas procuram por trabalhos alternativos quando estão com algum projeto que exige uma quantia de dinheiro além do que possuem. Esses projetos podem ser, por exemplo, comprar um bem ou investir mais. 

Dicas para conseguir uma renda extra

Preparamos uma lista completinha com 20 dicas de trabalhos alternativos para você conseguir uma boa renda extra:

1- Revenda

Existem algumas formas de se conseguir renda extra por meio de revenda. Você pode, por exemplo, revender produtos importados ou ser revendedor de revistas.

Para revender produtos importados você precisa ser o tipo de pessoa que viaja muito para fora, desse modo, é possível receber as encomendas e trazer as mercadorias para o Brasil.

Renda extra - 20 Trabalhos alternativos e o que fazer com o dinheiro extra

Onze

No entanto, é importante se ater aos impostos que devem ser pagos. Por outro lado, como revendedor de alguma revista, você pode vender produtos para pessoas próximas e receber uma porcentagem pelas vendas. 

2- Ofereça serviços

Para as pessoas que são boas em realizar alguns trabalhos, como maquiagem, manicure e corte de cabelo, oferecer este serviço pode ser uma ótima fonte de renda extra. Dessa maneira, você pode aproveitar algumas horinhas do final de semana atendendo à domicílio e conseguir um bom dinheiro extra.

3- Venda doces

A venda de doces é uma boa maneira de conseguir renda extra, porque você pode aliar ao seu trabalho atual. Logo, dependendo do local em que você trabalha, é possível vender docinhos no intervalo do almoço, por exemplo. 

4- Costura para renda extra

Se você sabe costurar, realizar pequenos consertos e ajustes em peças pode ser um bom trabalho alternativo. Entretanto, esta opção serve principalmente para as pessoas que já possuem máquina de costura em casa.

Renda extra - 20 Trabalhos alternativos e o que fazer com o dinheiro extra

Elenangela

5- Venda produtos usados

Se você possui vários objetos em bom estado, mas que não são mais úteis, você pode colocar todos à venda. Existem alguns sites em que você pode fazer isso de forma gratuita e rapidamente conseguir um dinheiro extra. 

6- Dê aulas para tirar uma renda extra

Se você é muito bom em alguma coisa, por exemplo, tocar violão, porque não transformar isso em uma forma de ganhar dinheiro? Através de algumas aulas particulares durante a semana, é possível conseguir uma boa grana no mês. 

7- Loja virtual para renda extra

Para as pessoas que possuem uma veia empreendedora, abrir uma loja virtual pode ser uma boa maneira de ganhar dinheiro extra. Neste caso, você não precisa abrir um site e criar uma loja, basta se cadastrar em plataformas de vendas online, onde os vendedores pequenos podem anunciar, como por exemplo, o Mercado Livre. 

Firgun

8- Passeie com cachorros

Passear com os cachorros dos vizinhos em troca de uma remuneração pode ser uma boa forma de conseguir dinheiro extra. O interessante desta alternativa, é que você não precisa de muito tempo para executá-la e ainda pode passear com mais de um cachorro por vez. 

9- Entregador

Uma boa forma de conseguir renda extra aos finais de semana, é sendo entregador. Para isso, você pode se cadastrar em um dos diversos aplicativos disponíveis e trabalhar somente aos finais de semana ou à noite durante a semana. 

10 – Dinheiro extra com mudanças

Mudar de residência exige muito trabalho para embalar tudo, carregar caixas e mobílias. Por isso, muitas pessoas contratam ajudantes para facilitar a mudança, e é aqui que você entra em cena e ganha um dinheiro rápido e fácil. 

Investir e enriquecer

11- Guia turístico

Se você morar em uma cidade turística e conhece bem a história da cidade, por que não ganhar dinheiro com isso? Existem alguns sites que você pode se cadastrar e ganhar uma renda extra sendo o guia turístico da sua cidade.  

12- Artesanato para renda extra

Para as pessoas que produzem peças de artesanato como hobby, vender esses itens pode ser uma boa maneira de ganhar dinheiro. Dessa forma, além de fazer algo que você gosta, você ainda consegue uma renda extra.

13- Redator

Trabalhar como redator de websites também pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro extra. Portanto, se você escreve bem, aproveite seu talento para conseguir uma renda extra. 

Renda extra - 20 Trabalhos alternativos e o que fazer com o dinheiro extra

Fdr

14- YouTube

Criar um canal no YouTube pode ser uma ótima alternativa para ganhar dinheiro extra se você domina algum assunto. Sendo assim, quanto mais o seu canal crescer, mais renda extra você vai conseguir. 

15- Tradutor

Você domina algum idioma? Então arrume um trabalho alternativo como tradutor de textos. Essa opção é interessante principalmente para os professores de idiomas que querem completar a renda. 

16- Dirija para ganhar renda extra

Os aplicativos de transporte são outra forma de conseguir dinheiro extra. Afinal, quando você se torna motorista de aplicativo, você faz os seus próprios horários.

Renda extra - 20 Trabalhos alternativos e o que fazer com o dinheiro extra

Contábeis

Isso significa que você pode escolher trabalhar apenas nas horas vagas, sem comprometer o seu emprego fixo. Além disso, o seu carro deixa de ser um passivo, para se tornar um ativo que traz retornos financeiros. 

17- Alugue sua casa

Mais uma alternativa para conseguir uma renda extra é alugar um quarto ou sua casa durante uma temporada. Essa pode ser uma opção particularmente interessante quando você for viajar. Dessa forma, enquanto você viaja e se diverte, a casa se torna uma fonte de renda. 

18- Teste aplicativos

Para os fãs de tecnologia, trabalhar em casa testando aplicativos que ainda não foram ao ar pode ser uma boa. Contudo, como a procura por este tipo de trabalho alternativo é grande, o ideal é que você alie essa dica a alguma outra forma de ganhar dinheiro extra. 

19- Trabalhe como afiliado

A remuneração pelo trabalho de afiliado acontece quando pessoas compram através do link divulgado. Essa pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro, mas só se as pessoas comprarem pelo seu link. 

Gavclub

20- Responda pesquisas e ganhe dinheiro extra

Para finalizar, você pode ainda procurar por sites que pagam para que você responda pesquisas. Desse modo, você responde um questionário e ganha uma remuneração. O pagamento não é alto, mas aliado a outras dicas, pode resultar em uma renda extra vantajosa. 

Consegui uma renda extra, e agora?

Se você conseguiu uma boa grana com uma renda extra, que tal investir? Investir é uma forma de fazer o seu dinheiro trabalhar por você e trazer boas rentabilidades. Ou seja, ao invés de gastar tudo com passivos, você pode estabelecer objetivos, como por exemplo, a aposentadoria, e realizar aplicações pensando nisso. 

Renda extra - 20 Trabalhos alternativos e o que fazer com o dinheiro extra

Exame

Para começar a investir, o primeiro passo é ter um controle financeiro. Dessa maneira, controlando suas finanças, pode ser que você consiga ainda mais dinheiro para investir! O próximo passo é buscar conhecimento financeiro por meio de livros, sites e cursos. 

Posteriormente, faça um teste de perfil de investidor, estabeleça seus objetivos e comece a investir com regularidade. Não se esqueça que ao investir é importante que você diversifique seus investimentos. Não sabe como diversificar? Veja o vídeo de Raul Sena e aprenda:

Além de encontrar uma renda extra, você pode potencializar sua renda com algumas dicas de como Economizar dinheiro – Dicas para poupar e onde investir seu dinheiro.

Fontes: Bom pra crédito, Rico, Nubank e Finance one

Imagens: Onze, Exame, Firgun, Elenangela, Investir e enriquecer, Contábeis, Fdr, Gavclub e Clube do trader