Você não precisa cortar o cafezinho! Aprenda a economizar dinheiro

21 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 8 min, 54 seg


Encontrar formas de economizar dinheiro é essencial para conseguirmos realizar nossos objetivos que exijam uma boa quantia financeira

Através de algumas pequenas atitudes e hábitos, é possível poupar uma boa quantia no final do mês e, se você quiser potencializar esse valor, basta investir. 

Alguns exemplos de economia no dia a dia são diminuir o tempo de banho, procurar alternativas econômicas de transporte e fazer uma lista de supermercado (e seguir).

Como economizar dinheiro

É possível poupar dinheiro nos diversos aspectos da nossa vida, seja nas compras, nas viagens e, até mesmo, no casamento. Confira as dicas:

1- Hábitos para economizar dinheiro

Adquirir novos hábitos e excluir outros, é importante para poupar dinheiro:

Controle de gastos: Anote todos os seus gastos e monitore as suas despesas. Pode parecer meio complicado no começo, porém, anotando os seus gastos, você será capaz de perceber para onde exatamente está indo o seu dinheiro.

Planejamento: Após fazer o controle de gastos, está na hora de analisar suas despesas e planejar os cortes de custos. Mas atenção: Nada de cortar todos os gastos! Se você cortar todas as coisas que gosta de fazer, a probabilidade de não conseguir seguir o plano é maior. 

Aplicativos: Existem diversos aplicativos disponíveis para te ajudar a poupar dinheiro. Portanto, encontre o aplicativo que melhor se encaixa com seus planos e use essa ferramenta a seu favor. 

Participe de sorteios: Adquirir o hábito de participar de sorteios, pode ser uma ótima oportunidade de ganhar um bem e poupar o dinheiro que seria necessário para comprá-lo. Ou melhor ainda, você pode vender o que ganhou e investir o dinheiro!

Shoppings: Se você costuma passear pelos shoppings comprando em todas as lojas que vê escrito “Promoção”, está na hora de repensar seus hábitos. 

2- Compras com economia

As compras fazem parte da nossa rotina e são motivo de prazer para muitas pessoas. Contudo, é importante fazer compras conscientes, procurando sempre poupar dinheiro.

Compras à vista: Realizar suas compras à vista é uma ótima forma de pedir desconto, não contrair dívidas e fazer o dinheiro render mais. 

Pesquise: Antes de realizar uma compra, é essencial pesquisar o preço em vários estabelecimentos. Porém, sejam compras de supermercado ou bens mais caros, é importante não considerar apenas o preço, mas sim o custo benefício dos produtos.  

Compras desnecessárias: Evite comprar itens somente porque eles estão na moda, ou porque o marketing da marca foi muito bom. Ou seja, antes de sair comprando, se questione se você realmente precisa, quer e pode comprar determinado produto. 

Descontos: Aproveite as épocas do ano que mais possuem promoções para fazer suas compras. No entanto, tenha cuidado e compre apenas os itens planejados e que você tiver poupado para comprar. Nada de estourar o cartão de crédito.  

E-mails promocionais: Descadastre o seu e-mail das lojas que ficam te mandando promoções. Essa é uma forma de evitar gastos por impulso e economizar dinheiro. 

Emocional: Se você estiver de mau humor ou se sentindo solitário, não vá fazer compras. Ao usar o consumo como válvula de escape emocional, você acaba por comprar itens desnecessários e comprometer a sua economia. 

Supermercado: Quando você for fazer compras no supermercado, sempre passe na sua despensa antes e faça uma lista com os itens necessários e procure comprar somente os produtos da lista. Além disso, não faça compras com fome, assim fica mais fácil seguir a lista e economizar dinheiro no supermercado. 

3- Como economizar dinheiro em viagens

As viagens são um ótimo momento para descansar e esquecer da rotina, mas é importante não esquecer da economia.

Planejamento: Planeje a sua viagem com antecedência, determine quais serão os gastos necessários e estabeleça o limite a ser gasto na viagem. Desse modo, planejar com antecedência te permite pegar pacotes promocionais e comprar itens necessários para a viagem com desconto. 

Baixa temporada: Viajar em épocas de baixa temporada é uma ótima alternativa para economizar com passagens e hospedagens. 

Hotel: Faça as reservas em um hotel que tenha um preço bacana. Novamente, lembre-se de aliar custo e benefício. Sendo assim, você não precisa fazer a reserva no hotel mais caro, já que a intenção de uma viagem não é ficar trancado no quarto de hotel. Mas também não precisa ser em um hotel ruim. 

Mochileiro: Se você é do tipo mais aventureiro, viajar  no estilo mochileiro, geralmente, sai muito mais barato do que uma viagem tradicional. 

4- Como economizar dinheiro no casamento

Uma festa de casamento, normalmente, custa muito caro, por isso, é muito importante que os noivos busquem formas de economizar.

Lista de convidados: Quanto mais pessoas você convidar para o seu casamento, mais caro ele irá custar. Dessa maneira, seja seletivo e convide somente as pessoas que são importantes para vocês. 

Vestido de noiva: Comprar um vestido de noiva pode ser o sonho de muitas pessoas. No entanto, alugar é uma opção muito mais econômica. 

Prioridades: Uma festa de casamento requer muitos gastos. Dessa forma, é essencial que os noivos decidam quais são as prioridades e quais os itens estão dispostos a abrir mão para poupar dinheiro. 

Lua de mel: Apesar da viagem de lua de mel ser um dos momentos mais marcantes dos casais, é importante ter o pé no chão e lembrar que depois que a cerimônia, a festa e a lua de mel passar, os compromissos financeiros permanecerão. 

5- Estudante econômico

Normalmente, os estudantes não recebem um salário muito alto, portanto, formas de economizar são essenciais.

Alimentação: A vida do estudante que concilia trabalho com estudos é bastante corrida. Entretanto, é importante separar um tempo para planejar a alimentação de forma saudável e econômica. Afinal de contas, pedir um delivery pode ser tentador, mas representa um gasto considerável no final do mês. 

Cópias: Os professores adoram deixar textos para os alunos tirarem cópias. Mas fique atento, de cópia em cópia, seu bolso vai ficando vazio. Sendo assim, procure alternativas para economizar dinheiro.

Uma boa ideia é dividir o valor da cópia com um amigo e assim vocês dois usam o texto juntos. Ou ainda verificar se o texto passado pelo professor está disponível na internet. 

6- Rotina econômica

Na rotina, muitas vezes, não paramos para pensar em todos os gastos que possuímos, mas eles são muitos e devem ser levados em consideração por quem quer economizar.

Comer fora: Cozinhar em casa sai muito mais barato do que comer fora. Dessa forma, se esforce para sempre comer em casa e diminua as vezes em que frequenta restaurantes, assim você consegue economizar dinheiro. Se você não tem tempo de ir para casa almoçar, considere a possibilidade de levar marmita de casa para o trabalho.

Programas alternativos: Quando você for sair com seus amigos, pense em alternativas e locais mais baratos, assim todos vocês economizam dinheiro. Além disso, ao invés de sair todos os finais de semana com os amigos, você pode propor alguns programas alternativos, como por exemplo, um jantar na sua própria casa.

Academia: Os esportes ao ar livre são uma excelente alternativa para se exercitar e manter a saúde em dias. Inclusive, manter-se saudável é uma boa maneira de economizar com hospital. 

Plano de saúde: O que à primeira vista pode parecer um gasto, posteriormente, pode ser uma revelar uma verdadeira economia de dinheiro. Entretanto, antes de contratar um plano, considere o custo benefício das opções disponíveis no mercado. 

Venda ou troque: Vender ou trocar os itens que você não usa mais pode ser uma boa maneira de conseguir economizar dinheiro e ainda fazer uma verba extra. 

7- Economia em casa

Pequenas atitudes em casa, como diminuir o tempo de banho, representam uma boa economia no final do mês.

Sol: Ao invés de usar a máquina de secar, coloque as roupas para secar no sol, assim você economiza energia e dinheiro.

Conserte: Quando algo estragar, primeiro procure descobrir o preço para o conserto. Muitas vezes consertar compensa mais do que comprar outro novo. 

Energia: O uso de energia está tão presente na nossa vida que, às vezes, nem paramos para pensar no gasto que ela representa. Um exemplo disso são os aparelhos que ficam no modo Standy By, consumindo energia o tempo todo.

Temos também o chuveiro, que representa não apenas um gasto de energia, como de água. Dessa maneira, se você diminuir seu tempo de banho, será possível economizar dinheiro ao diminuir o consumo de água e energia. 

Horta: Já pensou em ter uma horta em casa? Além de ser uma boa alternativa para economizar dinheiro, ainda é uma forma de se alimentar de maneira mais saudável. Por fim, temos ainda a vantagem de que cuidar de plantas funciona como uma espécie de terapia. 

8- Passivos

Os passivos são aqueles bens que não trazem nenhum retorno financeiro, na verdade eles servem para gastar dinheiro e não economizar. Por isso, é importante procurar aumentar seus ativos financeiros

Imóvel: Se você pretende comprar um imóvel, é importante se questionar se sua situação financeira permite tal coisa. Afinal de contas, um imóvel é um passivo que, geralmente, não traz rendimento financeiro algum. E, se a sua intenção for financiar um imóvel, cuidado com as taxas e pense sobre a possibilidade de morar de aluguel e investir para futuramente comprar a casa à vista. 

Transporte: O carro representa um gasto considerável. Sendo assim, procure formas mais baratas de se locomover, seja pedindo um transporte por aplicativo, ou sendo mais saudável andando de bike. O importante é você sempre lembrar qual o seu foco com ao poupar dinheiro e procurar cortar esses gastos que representam uma parcela considerável do orçamento. 

Carro: Só tenha um carro se sua situação financeira realmente permitir. Isso porque o carro representa um custo enorme que compromete o orçamento da maioria das pessoas. Saiba mais sobre os impactos financeiros de se ter um carro, com Raul Sena:

Agora que você sabe como economizar em diversos aspectos da sua vida, conheça mais dicas para a sua Economia doméstica, o que é? Como fazer e dicas para economizar.

Fontes: Rico, Serasa e Mobills