Cartão por aproximação, como usar, quais os riscos e benefícios?


O cartão por aproximação é um tipo de cartão que permite que o pagamento seja efetuado ao colocar o cartão perto da maquininha.

Sendo assim, você não precisa colocar a senha, basta aproximar o cartão. Isso é vantajoso pois você não precisa lembrar da senha, mas existe o risco de outra pessoa usar o seu cartão.

O que é cartão por aproximação?

O cartão por aproximação é um tipo de cartão emitido com a tecnologia NFC – Near Field Communication.

Desse modo, essa tecnologia possibilita que o pagamento ocorra sem a necessidade de digitar a senha. Ou seja, basta aproximar o cartão da maquininha que o pagamento é feito.

Portanto, se você tem dificuldades em decorar senhas, essa pode ser uma função muito útil para você.

Alguns cartões já vem com essa função habilitada. Mas em alguns cartões, o cliente precisa habilitar de acordo com as orientações do banco.

Vale destacar que essa não é uma função exclusiva de cartões. Na verdade, alguns celulares, relógios e pulseiras digitais também possibilitam o uso do cartão virtual.

Como funciona

O cartão por aproximação funciona da seguinte forma:

  1. Primeiro você deve ter um cartão com a função de aproximação disponível.
  2. Depois disso, você precisa ver no app do cartão se a função já está liberada, ou se você precisa liberar.
  3. Para habilitar o cartão por aproximação, você deve seguir as instruções do app do banco. Mas, no geral, basta fazer uma compra com o cartão pela primeira vez, inseri-lo na maquininha e colocar a senha. Com isso, a função de pagamento por aproximação está liberada para as próximas compras.
  4. Fique atento ao limite do pagamento por aproximação. Isso porque, como uma medida de segurança, você pode pagar até no máximo R$ 200,00 por aproximação. Mas alguns bancos possibilitam aumentar esse valor.
  5. Para usar a função de pagamento por aproximação, você deve colocar o seu cartão a uma distância de pelo menos 4cm da maquininha.

Como saber se o meu cartão é por aproximação?

Para saber se o seu cartão é por aproximação, você deve procurar o símbolo do contactless na frente ou no verso do cartão. Sendo que o símbolo do contactless se parece com ondas.

Em resumo, a contactless é uma tecnologia que permite o pagamento por aproximação.

Ao aproximar o cartão da maquininha, as informações da conta são compartilhadas por meio de ondas de rádio entre o cartão (ou aplicativo) e o terminal.

É claro que todas as transações são criptografadas, o que garante a segurança da operação.

Um detalhe importante é que, a maior parte dos cartões por aproximação permitem a desativação dessa tecnologia. Ou seja, se você não quiser usar a opção de pagamento por aproximação, basta desativar.

Quais vantagens?

As vantagens do cartão por aproximação são:

  • Praticidade. Basta você aproximar o cartão da maquininha para pagar suas compras. Ou seja, você não precisa digitar a sua senha.

  • Agilidade. O pagamento por aproximação é bem rápido.

  • Facilidade de uso. Basta que você aproxime o cartão da maquininha e o pagamento é feito.

  • Segurança. A transação com o cartão por aproximação é protegida por criptografia.

    Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

    Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

    Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

  • Versatilidade. Quase todas as maquininhas já aceitam o pagamento por aproximação.

  • Planos de fidelidade. Em certos casos, são oferecidos descontos, pontos em planos de fidelidade ou cashback.

  • Higiene. Por fim, existe ainda a vantagem de que você não precisa ter contato físico com a maquininha, basta colocar o cartão perto e pronto.

É seguro?

A tecnologia em si de aproximação é bem segura.

Pode ser considerada até mais segura do que o pagamento com cartão de chip, já que os dados são protegidos por criptografia, o que impede a clonagem e o acesso às informações do usuário.

No entanto, o uso do cartão tem seus riscos e iremos falar sobre eles abaixo.

Quais são os riscos?

A transação com o cartão por aproximação é protegida por criptografia. Mas isso não impede que golpes aconteçam. Isso porque os golpes não ocorrem por causa de falha tecnológica.

Um exemplo de golpe é colocar um valor maior na maquininha para que o cliente pague a mais sem perceber. Mas esse é um tipo de golpe que também ocorre com os cartões tradicionais, então fique atento.

Existem ainda os casos de perda ou roubo do cartão. Com isso, a pessoa que está com o cartão pode fazer compras sem a senha. Portanto, em caso de perda ou roubo, não deixe de bloquear o cartão o quanto antes!

Por fim, algumas dicas para evitar fraudes com o cartão por aproximação são:

  • Ative as notificações automáticas dos aplicativos de bancos e carteiras digitais.

  • Confira se o valor cobrado no momento do pagamento está correto.

  • Fique de olho no extrato do cartão.

  • Faça o bloqueio imediato do cartão em caso de perda ou roubo.

  • Reporte ao banco compras não reconhecidas.

Enfim, gostou de aprender sobre o cartão por aproximação? Então não deixe de conferir também se vale a pena ter cartão de supermercado.

Além disso, você pode gostar de saber quais são os melhores cartões de crédito para cumular milhas e viajar. Por fim, confira ainda quais são os cartões que dão acesso a salas VIP em aeroportos.

Fontes: Banco pan, Mobills e Visa.

Conte-nos a sua opinião...