Cartão por aproximação: como funciona e é seguro?

19 de julho de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 9 min, 42 seg


Você já usa um cartão por aproximação? Leia nesta matéria o que ele é, como funciona e qual é seu nível de segurança.

O cartão por aproximação é muito prático por permitir que o pagamento seja efetuado sem a necessidade de inserir o mesmo na maquininha e digitar a senha. Isto é, basta aproximar o cartão do terminal que o pagamento logo é concluído.

Essa inovação, ao que tudo indica, veio para ficar, pois agiliza todo o processo de compra. No entanto, essa ferramenta tecnológica também oferece perigos. Por exemplo, qualquer pessoa pode usar o seu cartão, já que não é preciso digitar a senha.

A maioria das bandeiras e empresas que emitem cartões têm optado por essa modalidade. Porém, saiba que se você não se sentir seguro e não se adaptar a essa tecnologia, você pode facilmente desativar a função.

Se você usa cartão de crédito e débito no dia a  dia, usaria um por aproximação? Se você está inseguro quanto à sua utilização, então, leia esta matéria e fique por dentro das facilidades e riscos dessa novidade.

O que é o cartão por aproximação?

Um cartão por aproximação é um tipo de cartão que permite realizar transações sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha. Este recurso, também conhecido como “contactless”, utiliza a tecnologia Near Field Communication (NFC) para confirmar o pagamento apenas ao aproximar ou encostar o chip do cartão na máquina.

Vale destacar que essa é uma transação protegida por criptografia. Entretanto, isso não impede que golpes possam acontecer. Afinal, os golpes não ocorrem por causa de falha tecnológica, mas sim, dos usuários desatentos com as normas de segurança.

Caso você perca ou tenha seu cartão roubado, a pessoa que esteja portando o seu cartão poderá fazer compras sem ter de digitar a senha. Portanto, em caso de perda ou roubo, não deixe de bloquear o seu cartão o quanto antes!

Como funciona esse tipo de cartão?

Se você é daquelas pessoas que não consegue decorar as muitas senhas que o mundo moderno exige memorizar, o cartão por aproximação pode ser muito útil para você.

Alguns cartões já vem com essa função habilitada. Mas em outros , o cliente precisa habilitar de acordo com as orientações do banco, que podem ser feitas através do aplicativo do banco ou por uma Central de Atendimento.

Vale destacar, também, que essa não é uma função exclusiva de cartões. Alguns celulares, relógios e pulseiras digitais também possibilitam o uso do cartão virtual. De fato, essa tecnologia existe nos smartphones há alguns anos e possibilita a compartilhamento de arquivos entre dois aparelhos, o recurso do Bluetooth.

Na prática, o cartão por aproximação tem um chip que emite ondas eletromagnéticas quando se aproxima de uma máquina com tecnologia contactless. Com isso, ocorre a troca de informações entre os dois equipamentos, possibilitando o pagamento sem necessidade de digitar a senha.

Como pagar com o cartão por aproximação?

O pagamento por aproximação proporciona uma experiência muito mais rápida em comparação com o pagamento a partir da inserção do chip. Além de poupar o tempo para fazer a leitura do chip, o uso do cartão sem contato não precisa de senha em muitos casos: apenas em operações com valores altos, determinados pelo próprio banco ou instituição financeira, é necessário digitar a sua combinação.

Veja outros recursos:

  • Desativando o recurso: Por motivos de segurança, é possível desativar o pagamento por aproximação do seu cartão ou do celular. Nesse caso, é necessário acessar o aplicativo do respectivo banco, abrir a tela de cartões e desabilitar a opção “Contactless” nas configurações.
  • Pagamento por aproximação com o celular: Também é possível ativar a compra por aproximação no seu celular. Para isso, certifique-se de que o seu aparelho possui a tecnologia NFC e ative essa configuração por aproximação no seu aparelho.
  • Identificando um cartão de aproximação: Os cartões com a função de pagamento por aproximação são identificados com um ícone de antena, representado por três arcos, parecido com o símbolo de Wi-Fi.

Como saber se meu cartão funciona por aproximação?

Para saber se o seu cartão é por aproximação, você deve procurar o símbolo do contactless na frente ou no verso do cartão.

Contactless é a tecnologia que permite o pagamento por aproximação. Desse modo, ao aproximar o seu cartão da maquininha, as informações da sua conta são compartilhadas por meio de ondas de rádio entre o cartão e o aplicativo, se você estiver usando o mesmo no seu smartphone, e o terminal.

Em princípio, você não precisa se preocupar. Todas as transações são criptografadas, o que garante a segurança da operação na transmissão de suas informações e dados pessoais.

Um detalhe importante: na maior parte dos cartões por aproximação, você pode desativar esse recurso.  Caso não se sinta seguro com ele, ou se por algum outro motivo você não quiser mais usar a opção de pagamento por aproximação, basta desativá-la através do aplicativo. 

Qual é o limite dos pagamentos por aproximação?

O limite para pagamentos por aproximação foi ampliado para R$ 200. Isso significa que qualquer compra abaixo deste valor é aprovada sem a necessidade de inserir a senha.

Com esse ajuste, a modalidade passa a englobar os valores gastos em 80% de todas as transações feitas com cartões. No entanto, é importante lembrar que esse limite pode variar dependendo do banco ou da instituição financeira.

Quais são as vantagens do cartão por aproximação?

Chegamos na parte mais aguardada deste texto! Logo, não vamos perder tempo. As vantagens do cartão por aproximação são as seguintes:

  • Praticidade: Basta você aproximar o cartão da maquininha para pagar suas compras. Ou seja, você não precisa digitar a sua senha.
  • Agilidade: O pagamento por aproximação é bem rápido.
  • Facilidade de uso: Basta que você aproxime o cartão da maquininha e o pagamento é feito.
  • Segurança: A transação com o cartão por aproximação é protegida por criptografia.
  • Versatilidade: Quase todas as maquininhas já aceitam o pagamento por aproximação.
  • Planos de fidelidade: Em certos casos, você pode aproveitar descontos, pontos em planos de fidelidade ou cashback.
  • Higiene: Por fim, existe ainda a vantagem de que você não precisa ter contato físico com a maquininha, basta colocar o cartão perto e pronto.

Cartão com aproximação é seguro?

Sim, o pagamento por aproximação é considerado seguro. Para cada compra realizada pela tecnologia NFC, é gerado um tipo de criptografia, o que protege seus dados de seu cartão. Isso dificulta a clonagem ou o acesso a suas informações. No entanto, é importante estar ciente de que, como qualquer tecnologia, o pagamento por aproximação não está completamente isento de riscos.

Aqui estão algumas dicas para aumentar a segurança:

  • Confira o valor antes de confirmar a transação: O pagamento por aproximação faz com que as transações sejam mais dinâmicas e, muitas vezes, o cliente se esquece de conferir o valor antes de efetuar o pagamento.
  • Fique de olho na distância entre o cartão e a maquininha: Com a tecnologia contactless o pagamento pode ser feito em uma distância de até 4cm entre o cartão e a maquininha.
  • Acompanhe o extrato das suas transações: Com os aplicativos de cartão ou de instituições financeiras você não precisa mais esperar a fatura chegar para conferir as compras que realizou no último mês.
  • Ative as notificações do aplicativo: Assim, você consegue identificar, rapidamente, quais compras são suspeitas e pode prosseguir para o bloqueio do cartão de crédito.

Como evitar golpes com esse tipo de pagamento?

Nesta lista, algumas dicas para você se prevenir de golpes. Confira:

Confira o valor da compra

De início, essa é uma dica que vale não apenas para os cartões por aproximação, mas para todos os tipos de cartões. Sendo assim, olhe sempre na maquininha o valor da compra antes de aproximar o seu cartão e fazer o pagamento.

Além disso, evite entregar o seu cartão para outra pessoa, principalmente ser for uma desconhecida. Logo, prefira você mesmo aproximar o cartão.

Ative as notificações do aplicativo

Outra forma de evitar golpes é ativando as notificações do aplicativo do seu banco. Ao receber a notificação, você consegue verificar instantaneamente se o pagamento está com o valor correto, além de ser informado se alguma compra desconhecida foi feita com o seu cartão.

Assim sendo, tendo percebido qualquer movimentação estranha na sua conta, você poderá acionar o seu banco e solicitar o bloqueio do cartão e, claro, o reembolso da compra que você não fez.

Cuidado com a distância entre o cartão e a máquina

A tecnologia do cartão por aproximação é muito avançada, justamente por isso não é necessário que você aproxime seu cartão muito perto da maquininha, chegando a triscar na tela.

Portanto, mantenha o cartão distante da maquininha até o momento de fazer o pagamento, evitando pagamentos por acidente. Agora, quando for realmente pagar, apenas o aproxime da tela, sem a precisão de tocar. Combinados?

Você pode desativar a função

Por fim, saiba que se você não gostou da função de pagar por aproximação ou está inseguro, está tudo bem, porque você pode desativar essa função facilmente.

Você pode desativar o modo aproximação pelo próprio aplicativo do seu banco, ligando na Central de Atendimento, ou até mesmo, veja só, pelo WhatsApp, como é o caso do Banco do Brasil.

Seja como for, é bom você dar uma conferida antes no seu banco e se certificar qual é o procedimento adequado.

Como desativar o pagamento por aproximação?

A desativação do pagamento por aproximação pode variar dependendo do banco ou da instituição financeira. Aqui estão algumas orientações gerais que podem ajudar:

  1. Acesse o site ou aplicativo da instituição e faça o login.
  2. Vá até a seção destinada ao seu cartão.
  3. Procure pela aba de configurações.
  4. Encontre a opção de “Pagamento por aproximação”, “Pagamento sem contato”, “Pagamento contactless” ou “Pagamento NFC”.
  5. Toque em desativar ou desabilitar.

No entanto, é importante notar que cada banco pode ter um processo ligeiramente diferente. No Banco do Brasil, por exemplo, os correntistas que desejam desativar o pagamento por aproximação devem utilizar o aplicativo Ourocard.

Assim, é recomendável verificar as instruções específicas do seu banco ou instituição financeira.

Fontes: Seu direito, Olhar Digital e Serasa.