Cotação de fundos imobiliários: benefícios em investir em FIIs

26 de setembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 3 min, 46 seg


O investimento em imóveis no Brasil é algo cultural já faz algum tempo, podemos ver isso na cotação de fundos imobiliários. Vale lembrar que esta prática de investimento talvez tenha surgido como proteção contra os altos índices de inflação da economia brasileira.

Porém, embora seja uma prática cultural e um investimento crescente, este investimento ainda é baixo. Neste sentido, concluímos este fato, quando olhamos para a cotação de fundos imobiliários e comparamos proporcionalmente com índice populacional.

Basicamente, o crescimento de investimentos e fundos imobiliários é de 10% ao mês, mas ainda está em um patamar abaixo do potencial do país. No entanto, para começar a investir neste setor é preciso saber das vantagens desse tipo de investimento e a cotação de fundos imobiliários.

Benefícios dos FIIs

Cotação de fundos imobiliários: benefícios em investir em FIIs

live capital

A princípio, um dos principais benefícios desses fundos é a diversificação da carteira quando tratamos de Fundos de investimento Imobiliários (FIIs). Porém, a cultura de imóveis no Brasil está mais atrelada a imóveis físicos como casa ou salas comerciais.

Contudo, os FIIs vêm crescendo pelo fato de serem formas rápidas e rentáveis de investimento no setor imobiliário. Além disso, o aumento da cotação de fundos imobiliários está relacionado também com a isenção de imposto de renda (IR) nos dividendos  e com o recebimento de aluguel.

Assim, em um cenário de queda da taxa Selic em 5,0% ao ano este investimento se torna bastante atraente.

Cotação de fundos imobiliários nos últimos anos

Cotação de fundos imobiliários: benefícios em investir em FIIs

W1 consultoria

Basicamente, para todo investidor em FIIs é muito importante saber o ranking da cotação de fundos imobiliários. Neste sentido, sabendo sobre a cotação de fundos imobiliários podemos ter uma ideia mais concreta na hora de investir.

No investimento em FIIs você consegue adquirir os mesmos benefícios de investimento em imóveis físicos. Além disso, os investidores nestes fundos podem desfrutar de uma liquidez em dois dias.

5 melhores fundos em 2020:

  • GRLV11
  • KNRE11
  • XPC11
  • MFAI 11
  • HCTR 11

5 melhores FIIs em 2021:

Os fatores que influenciaram para a escolha desses 5 melhores são: P/VPA (preço pelo valor patrimonial), dividendo yield, variação de preço da cota, taxa de ocupação e liquidez.

  • XPLG11
  • MXRF11
  • HGLG11
  • XPML11
  • BCFF11

Passos para investir em fundos imobiliários

Cotação de fundos imobiliários: benefícios em investir em FIIs

G1

Antes de tudo, o setor imobiliário, mesmo com a pandemia, ainda é um setor em ascensão. Assim, segundo a B3, entre 2019 e 2020, houve aumento de 164% em investidores brasileiros.

No entanto, para investir neste setor é importante seguir alguns passos, como possuir uma reserva de emergência e conhecer seu perfil de investidor. Além disso, é preciso entender a diferença de fundos de tijolo ou papel e analisar a cotação dos fundos imobiliários dos últimos anos.

Posteriormente, você pode começar a investir depositando o valor do investimento em sua corretora de ações. Contudo, vale lembrar que é importante pesquisar as taxas de corretagens e o desconto do imposto de renda. Neste sentido, ao vender suas cotas, é preciso saber que existe a alíquota de 15% sobre o lucro obtido.

Algumas vantagens dos fundos imobiliários

Cotação de fundos imobiliários: benefícios em investir em FIIs

infomoney

A princípio, como vimos até aqui, para investir nesses fundos, é preciso uma análise de todos os fatores deste setor. Assim, um dos fatores mais importantes é conhecer a cotação dos fundos imobiliários atual para ter uma ideia da solidez de cada empresa.

Algumas vantagens do setor imobiliário:

  • Dividendos atrativos: 6 a 7% de dividendo yield, com a vantagem de ser mensal;
  • Mais liquidez que o imóvel físico: facilidade de negociação do ativo, podendo o investidor vender cotas do imóvel;
  • Isenção do imposto de renda: O investidor não paga imposto sobre o dividendo recebido;
  • Baixa variação de preço: A volatilidade dos fundos imobiliários é um terço da volatilidade de ações;
  • Maior tranquilidade de gestão: O investidor em FIIs não precisa gerir sobre ocupações e manutenção de imóveis. Assim, ele terá uma equipe de gestores e assessores que farão a administração dos móveis.

Em síntese, se você quiser ter uma ideia mais completa sobre cotação de fundos imobiliários, leia também: O que são fundos imobiliários

Imagens: Moriá, Live Capital, W1 Consultoria, G1, Infomoney