Dow Jones, o que é? Definição, importância, como funciona e cálculos


O índice Dow Jones é o resultado de um levantamento realizado com as cotações de ações de trinta grandes empresas norte-americanas. Desse modo, como o indicador mostra o desempenho das ações de empresas líderes do mercado, o índice é de forte influência na economia dos Estados Unidos

O Dow Jones Industrial Average é também conhecido por outros nomes como DJIA, INDP e Dow 30. Porém, o termo mais conhecido no mercado é apenas Dow Jones. 

Enfim, o índice Dow Jones, juntamente com o S&P 500, são os principais índices dos Estados Unidos. Portanto, eles possuem uma forte influência nas tomadas de decisões no mercado norte-americano. 

O que é Dow Jones

O Dow Jones Industrial Average, é um dos principais índices dos Estados Unidos. Ele surgiu, em 1896, através do jornalista Charles Dow e de Edward David Jones, seu sócio de negócios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cripto fácil

Charles e Edward foram os sócios-fundadores do The Wall Street Journal. 

Em síntese, o índice Dow Jones realiza uma avaliação de trinta ações que sejam de grandes companhias. Essas ações, devem estar listadas na bolsa de New York, onde são negociados os ativos de grandes empresas norte-americanas. 

Importância do Dow Jones

Como o índice foi criado há anos, ele é tido como confiável em análises de desempenho de ações a longo prazo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar da crítica de que o Dow Jones é muito restrito, já que acompanha apenas trinta empresas, o índice continua a influenciar fortemente o mercado norte-americano.

Dow Jones, o que é? Qual a importância, como funciona e os cálculos

Onze investimentos

Dessa maneira, ele é tido como base na tomada de decisões em investimentos como contratos futuros e fundos de investimentos.

Em resumo, o Dow Jones é importante, pois serve como um demonstrativo do desempenho de grandes empresas ao longo do tempo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como funciona o Dow Jones

Curiosamente, o Dow Jones não segue uma metodologia fixa para selecionar as ações que fazem parte da sua carteira teórica de ações.

Dessa forma, os editores do jornal The Wall Street Journal escolhem os ativos, que sempre são Blue Chips. Ou seja, o único critério que nunca muda na escolha é de que as ações sejam de empresas gigantes em seu setor de atuação. 

Na metodologia do Dow Jones é considerada que as ações com valor nominal maior possuem maior peso no índice. Logo, as de valor nominal menor possuem um impacto menor. 

Pinterest

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para o cálculo do Dow Jones são levados em consideração o numerador, que é a somatória dos preços das ações que compõem a carteira teórica, e o denominador, que é o divisor Down. 

Portanto, temos a seguinte fórmula: Dow Jones = Σp/d

Quando foi criado, o cálculo usado pelo Dow Jones era apenas uma média aritmética das ações. Entretanto, o cálculo foi mudando para se adaptar a eventos e mudanças na composição da carteira. 

Dow Jones versus S&P 500

Outro índice famoso nos Estados Unidos, é o S&P 500, sendo que os dois são os mais acompanhados no mercado norte americano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, ambos os índices são bem diferentes. Enquanto no Dow Jones o valor nominal da ação impacta de forma diferente o índice, no S&P 500 são considerados o valor de mercado dos ativos.

Dessa maneira, no S&P 500, os pontos mudam segundo as variações do valor de mercado das empresas.  

Dow Jones, o que é? Qual a importância, como funciona e os cálculos

Assuntando

Outra diferença determinante é que Dow Jones avalia apenas trinta empresas, ao passo em que o S&P 500 faz o demonstrativo de 500 empresas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por fim, o Dow Jones é composto apenas por empresas líderes em seus setores de atuação, e o S&P 500 analisa Blue Chips, mesmo as que não são líderes.

Teoria de Down

Charles Dow desenvolveu, depois de um ano da criação do Dow Jones Industrial Average, a Teoria de Dow. A essência da Teoria de Dow está no paralelo entre as tendências do mercado de ações e os demais negócios. 

São seis os princípios chaves da teoria de Down:

1- Os índices se ajustam

O primeiro princípio fundamental do Dow Jones é a de que os índices financeiros são adaptáveis, pois levam em consideração fatos do passado, do presente e do futuro em suas análises.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Logo, quando surgem mudanças no cenário das empresas, o índice se adapta. Em outras palavras, os índices se adaptam às variações no mercado e assimilam os efeitos sobre os preços.

Dow Jones, o que é? Qual a importância, como funciona e os cálculos

Folha de Londrina

2- Tendências

Esse princípio diz que as variações de preços dependem de três tipos de tendências, que se comparadas aos movimentos marítimos temos:

1- Tendência primária: É o movimento maior;

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2- Tendência secundária: A segunda tendência são como as ondas;

3- Tendência Terciária: Por fim, esse último movimento são as marolas, ou seja, os movimentos entre as ondas. 

Dow Jones, o que é? Qual a importância, como funciona e os cálculos

Capital research

3- A tendência primária

A tendência primária no Dow Jones é tida como a principal, já que é o movimento maior. Desse modo, ela pode ser dividida em mais três partes:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1- Acumulação: Ocorre depois que o mercado absorveu as informações ruins. 

2- Participação pública: As pessoas começam a investir em ativos. 

3- Distribuição: Enfim, nessa última fase os investidores começam a vender seus ativos e os jornais comentam sobre os ganhos com as ações. 

Infomoney

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

4- Os índices devem se confirmar

Os índices oficiais do Dow Jones e os complementares devem andar juntos, sendo que os índices complementares servem como uma espécie de confirmação dos oficiais. 

5- O volume deve confirmar a tendência

Para Charles Down, o volume deve ser tido apenas como um fator secundário. Logo, ele deve crescer na mesma direção que a tendência primária. 

Dow Jones, o que é? Qual a importância, como funciona e os cálculos

Forquilhinha notícias

6- O índice continuará a subir

Quando não houver indicadores de queda, a tendência é de que os índices continuem a crescer. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enfim, agora que você conhece sobre este índice norte-americano e a sua importância, conheça também o índice mais importante da bolsa de valores brasileira  O que é Ibovespa? Definição, como funciona e formas de investir

Fontes: Remessa online e Suno

Imagens: Cripto fácil, Valor investe, Onze investimentos, Infomoney, Assuntando, Pinterest, Folha de Londrina, Capital research, Infomoney e Forquilhinha notícias

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conte-nos a sua opinião...