Empresa de capital fechado, o que é? Vantagens e desvantagens

2 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 17 seg


As empresas de capital fechado, são as companhias com ações limitadas à alguns donos. Portanto, elas não estão disponíveis na bolsa de valores para que os investidores se tornem sócios. 

Caso uma pessoa tenha interesse em fazer parte de uma empresa de capital fechado, ela deve convencer um dos donos à vender sua parte. Ou seja, é diferente de uma empresa de capital aberto com ações disponíveis para todos na bolsa. 

Existem vantagens e desvantagens em se manter uma empresa com o capital fechado. Uma vantagem pode ser a liberdade na tomada de decisão, já uma desvantagem é a dificuldade da entrada de novos sócios.

O que é empresa de capital fechado

Geralmente, as empresas de capital fechado possuem um único dono ou somente alguns poucos acionistas. Dessa maneira, uma das principais diferenças entre uma empresa de capital fechado e uma de capital aberto, se refere aos sócios. 

Empresa de capital fechado, o que é? Vantagens e desvantagens

Rumbo econômico

Nas empresas de capital aberto, as ações estão disponíveis na bolsa de valores. Logo, qualquer pessoa que compre as ações automaticamente se torna sócio. Por outro lado, para que um sócio entre em uma empresa de capital fechado, ele deve negociar diretamente com os proprietários. 

Outro detalhe importante é que, quando o proprietário realiza a venda da sua fatia da empresa, é preciso que essa mudança seja registrada oficialmente. Desse modo, é elaborado uma escrituração de transferência de propriedade e a negociação deve constar no livro de ações da empresa. 

Características

As empresas de capital fechado, na maioria dos casos, são companhias familiares ou que pertencem à um número restrito de sócios. Algumas dessas empresas escolhem permanecer como capital fechado para que a companhia seja passada de geração em geração.

Sendo assim, elas emitem e vendem seus ativos de forma mais restrita. Como exemplo de empresa familiar no Brasil, podemos destacar a Rede Globo e Pernambucanas. 

Empresa de capital fechado, o que é? Vantagens e desvantagens

Sindcont sp

Outra característica das companhias de capital fechado, é a maior liberdade na administração. Além disso, elas podem contratar um escritório de contabilidade para lidar com seu números e não precisam divulgar os balanços para todo o mercado. 

Empresa de capital fechado versus capital aberto

A principal diferença entre uma companhia de capital fechado e uma de capital aberto, se refere aos sócios. A empresa fechada é restrita, logo, para que uma pessoa entre no negócio, não basta ter dinheiro e querer, é preciso negociar com os sócios e convencê-los.

Por outro lado, para se tornar sócio de uma empresa de capital aberto, basta comprar suas ações na bolsa de valores. 

Eqseed

A forma de realizar a contabilidade de ambas as empresas também é diferente, já que uma empresa fechada pode simplesmente contratar um escritório de contabilidade.

A empresa de capital aberto deve se enquadrar em diversas regras referentes à contabilidade. Sendo assim, ela se torna responsável pela divulgação dos seus resultados para todos os acionistas. Já a empresa de capital fechado, só divulga os resultados que ela considerar necessários. 

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de uma empresa de capital fechado, é o controle centralizado da companhia. Em outras palavras, uma única pessoa, ou um grupo limitado, tem a liberdade de tomar todas as decisões em relação ao futuro da empresa. Em contrapartida, essa centralização impede a empresa de receber investimentos externos.

Outra vantagem, é que a contabilidade da companhia pode ser feita por um escritório de contabilidade. Quando uma empresa abre o capital, a contabilidade passa a ser responsabilidade de um conselho. 

Syhus

Existe ainda a vantagem da transparência. Uma empresa de capital fechado pode escolher quais informações divulgar para o mercado. Já uma empresa de capital aberto é obrigada a divulgar todos os números, como uma espécie de prestação de contas aos acionistas e também para atrair novos investidores.  

Por fim, uma desvantagem do capital fechado se refere à capitalização. Para conseguir recursos, estas empresas precisam recorrer à financiamentos e empréstimos. A outra opção é a emissão de debêntures, mas esta ocorre de maneira restrita. 

Do capital fechado para o aberto

Para que uma empresa abra o capital, ela precisa realizar a sua IPO – Initial Public Offering, ou oferta pública inicial, onde suas ações serão disponibilizadas pela primeira vez no mercado. 

Endeavor Brasil

Entretanto, para realizar a IPO, a empresa precisa passar por uma série de mudanças para se enquadrar nos critérios estabelecidos pela B3. Esse é um processo longo e caro, mas que resulta em uma verba expressiva para o caixa da empresa. 

Enfim, agora que você entende como funciona uma empresa de capital fechado, aproveite para entender o funcionamento de uma Empresa de capital aberto, o que é? Como funciona e porque fazem a IPO

Fontes: Capital research, Onze, Mais retorno e Suno

Imagens: Rumbo econômico, Sindcont sp, Eqseed, Syhus, Endeavor Brasil e Digitale textil