Estratégia Condor, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

25 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 15 seg


A estratégia Condor é um método de investimento no mercado de opções. Assim como diversas outras estratégias, o seu intuito principal é aumentar os ganhos e reduzir as possibilidades de perda. 

Para isso, ao usar esta estratégia, o investidor deve realizar uma série de aplicações, visando a criação de um intervalo em que o ativo possa oscilar. Sendo assim, caso na data de vencimento o ativo esteja próximo à faixa estabelecida, o investidor recebe de volta o valor aplicado e um prêmio. 

Como essa estratégia cria uma faixa de possível variação dos preços dos ativos, ela é mais usada no mercado lateralizado. Isso porque, com menos oscilações, é mais provável que o preço do ativo fique dentro da faixa estabelecida.  

O que é a estratégia Condor

A estratégia Condor, também conhecida como estratégia mesa ou long call condor, é uma técnica de investimento voltada para o mercado de opções. O seu objetivo é se aproveitar do mercado lateralizado, ou seja, com poucas oscilações, para potencializar os ganhos. 

Excelencia consult

A estratégia Condor é parecida com a estratégia borboleta, já que visa potencializar os retornos, e promover uma certa proteção de capital. As duas estratégias têm ainda em comum a utilização do mercado lateralizado e a criação de uma faixa de possível oscilação do ativo. 

Como a estratégia condor funciona

A estratégia Condor funciona através do estabelecimento de um intervalo e a crença de que, ao vencer, o ativo estará dentro dessa faixa de possível oscilação criada.

Em outras palavras, o investidor deve criar uma trava de alta e uma trava de baixa, através de realização de strikes diferentes. Isso significa que o investidor deve estar disposto a fazer o desembolso inicial para criar a faixa de variação possível do ativo. 

Dessa maneira, para realizar a estratégia mesa, o investidor deve vender um lote de opções de strike K1 e comprar um lote de opções de strike K2.

Além disso, ele deve ainda comprar um lote de opções strike K3 e realizar a venda de um lote de opções K4. Sendo assim, o K1 é menor que K2, que é menor do que K3 que, por sua vez, será menor do que K4. 

Estratégia Condor, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

Clear

Desse modo temos que: K4 – K3 = K3 – K2 = K2 – K1

Portanto, o preço de uma call baixa conforme um strike aumenta, a redução ocorre de maneira decrescente. Logo, o preço do ativo pode variar, sendo maior do que K4, menor do que K1 ou ainda ficar entre os intervalos de K1 e K2, K2 e K3 e K3 e K4.

Ou seja, os pontos que estabelecem intervalos são as travas de alta e travas de baixa. O investidor deve também pagar um prêmio para entrar na operação. 

Resultados

Após colocar a estratégia Condor em prática, o investidor deve esperar o dia do vencimento. Se no dia do vencimento o preço do ativo estiver próximo à faixa estabelecida pela estratégia, o investidor recebe de volta o valor aplicado mais um prêmio. 

Estratégia Condor, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

Emaze

Por outro lado, se na data de vencimento o preço do ativo não estiver no intervalo estabelecido, o investidor perde o prêmio gasto. Justamente por limitar as perdas e ganhos, essa estratégia proporciona uma certa proteção de capital ao investidor. 

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de usar a estratégia mesa é a limitação da perda. Afinal, se o investidor estiver errado, o único dinheiro que ele irá perder é o do prêmio pago para entrar. 

Em contrapartida, assim como limita as perdas, a estratégia também limita os ganhos. É uma via de mão dupla, ao delimitar as perdas, o investidor também precisa delimitar os ganhos. 

Estratégia Condor, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

Foxbit

Por fim, temos ainda a desvantagem de que a eficácia dessa estratégia dependem de fatores que o investidor não consegue controlar. Como por exemplo, a volatilidade dos preços e a liquidez dos ativos. 

Quando é usada?

A estratégia Condor é usada principalmente em cenários de mercado lateralizado, já que ela busca rendimentos justamente em situações de baixa oscilação de preços. No entanto, essa estratégia não é indicada para todos os perfis

Dk7 traders

Por ser utilizada em um mercado considerado arriscado, a estratégia Condor é voltada, principalmente, para investidores com perfil arrojado. Além disso, é importante que o investidor possua experiência no mercado, já que esta é uma estratégia complexa. 

Enfim, agora que você conhece tudo sobre a long call condor, aproveite para conhecer também a estratégia de investimento à longo prazo Value investing – O que é, como funciona e formas de aplicar a estratégia

Fontes: Bussola do investidor, Xpi,  Suno e Mais retorno

Imagens: Emaze, Abracomex, Excelencia consult, Foxbit, Clear e Dk7 traders