Value Investing: como funciona essa filosofia de investimento?


O value investing é uma estratégia de investimento que consiste em investir em boas empresas, com preços abaixo do seu valor intrínseco.

Ao aplicar em boas empresas com preço baixo, o investidor consegue uma boa margem de segurança. Com isso, as chances de ter altos ganhos é maior.

O que é value investing

O termo value investing significa investimento em valor. Logo, os investidores que são adeptos dessa estratégia são chamados de investidores de valor.

Esses investidores optam por investir a longo prazo em empresas que eles acreditam na capacidade. 

Uma característica importante de quem é investidor de valor é não se deixar influenciar por empresas que estão em alta.

Na verdade, eles optam por realizar uma análise e comprar ações de empresas que acreditam no futuro, e se sentem verdadeiros donos das empresas.

Além disso, ao analisarem as empresas, eles definem qual seria o valor intrínseco das ações. A intenção então é comprar ações de empresas abaixo do valor intrínseco.

Essa diferença entre o preço das ações e o valor intrínseco é chamada de margem de segurança. Sendo assim, se o preço das ações subirem até o seu valor intrínseco, o investidor lucra.

Nesse sentido, quanto maior for a margem de segurança, maiores são as chances de altos ganhos por meio dessa estratégia.

Como funciona a estratégia de value investing

O investidor de valor busca encontrar o valor intrínseco das ações. Esse valor está atrelado a diversos aspectos da empresa, como, por exemplo, a sua gestão.

O preço real de uma ação, ou seja, o valor intrínseco, não é o mesmo que o valor de mercado. O valor de mercado é determinado pelas oscilações da bolsa, ao passo em que o valor intrínseco é determinado pela qualidade da empresa.

Esse é exatamente o foco da estratégia de value investing, isto é: conhecer o valor de uma empresa, e não apenas o valor de mercado de suas ações

A ideia é que as oscilações da bolsa não são tão importantes, uma vez em que, independentemente dos preços das ações, uma empresa bem administrada e com bons índices financeiros, irá continuar dessa maneira.

Em outras palavras, o investidor de valor não se preocupa com as oscilações do mercado, depois que compra suas ações abaixo do valor intrínseco.

Isso porque, ele confia na sua escolha e não se apressa em vender seus ativos. Normalmente, os investidores de valor também são adeptos da técnica Buy and Hold, ou seja, comprar e aguardar.

Em resumo, eles sabem que a longo tempo a empresa irá manter seu valor, então esperam pelo momento correto para vender suas ações.

Em síntese, para usar a estratégia de value investing, é preciso paciência e diligência

Quais são os principais investidores do Value Investing?

Existem alguns nomes de grandes investidores que se destacam quando falamos sobre o investimento em valor.

Cada uma dessas pessoas têm pontos de vista e reflexões que contribuem no entendimento dessa estratégia de investimento.

Sendo assim, conhecer um pouco sobre cada um deles é válido para o entendimento de como se tornar um investidor de valor.

Vale destacar que os principais nomes do mercado financeiro mundial usam a estratégia de value investing. Nem todos se referem à ela de forma direta.

Mas eles sempre se beneficiam de alguma maneira das táticas que essa estratégia oferece e com isso, obtém uma boa rentabilidade. Enfim, alguns investidores de valor que se destacam no mercado são:

1- Benjamin Graham

O mestre e difusor da teoria de value investing foi Benjamin Graham. Não é atoa que ele é considerado como o pai do value investing.

Benjamin Graham nasceu em Londres, em maio de 1894. Através do seu livro O Investidor Inteligente, Graham explicou detalhadamente como aplicar a estratégia de investimento em valor.

Inclusive, o livro de Benjamin Graham é tido como uma espécie de bíblia para os investidores. 

Em resumo, Graham via os momentos de baixa do mercado como uma oportunidade de investir em empresas em potencial.

Além disso, ele tinha por princípio que a diversificação da carteira de investimentos é a melhor estratégia para proteger os ativos.

Segundo Graham: “se eu tivesse o desafio de definir o segredo dos investimentos saudáveis em três palavras, essas seriam Margem de Segurança.”

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

2- Warren Buffett

Warren Buffett é um dos maiores investidores do mundo. Ele nasceu em 1930 e foi aluno de Graham. A estratégia de investimentos de Buffett consiste em comprar ações como se estivesse adquirindo empresas e não apenas papéis.

Desse modo, ele não tem um prazo específico para ficar com as ações, já que ele se considera de fato um sócio do negócio.

Para você ter uma ideia, o primeiro investimento de Buffett foi aos 14 anos. No decorrer dos anos ele continuou investindo e aos 30 anos já era milionário.

Um frase bem famosa de Buffett e que explica bem a sua forma de investir com value investing é: “o preço é o que você paga. Valor é o que você leva. ”

Vale destacar que ele começou a comprar ações da Berkshire Hathaway, em 1962.

Na época, a empresa atuava no ramo têxtil. Em 1965, Buffett tinha uma quantidade de ações suficientes para mudar a administração e controlar a empresa.

Enfim, hoje Buffett é um dos homens mais ricos do mundo. Sendo que, por meio da value investing, ele aplica em vários setores como, por exemplo, seguradoras, bancos, infraestrutura, alimentação, tecnologia e outros.

3- Seth Klarman

Por fim, outro nome que se destaca quando falamos sobre value investing é Seth Klarman. Em síntese, Klarman busca analisar ativos que outros investidores normalmente não levam em conta ou preferem evitar.

Dessa forma, ele costuma comprar ativos pouco populares, cujos preços estão baixos. Com isso, ele tem uma boa margem de segurança e lucra quando essas ações sobem de preço.

De acordo com Klarman: “Nós temos batido o mercado incrivelmente ao longo dos anos, apesar deste nunca ter sido nosso objetivo.

Na verdade, o que nós temos feito consistentemente é tentar não perder dinheiro e, fazendo isso, não só o protegemos como performamos acima da média. ”

Diferenças entre deep value investing e high quality investing

Com o passar do tempo, surgiram algumas variações no value investing, tais como o deep value investing e o high quality investing.

1- Deep value investing

Na estratégia de deep value investing, o investidor busca ações bem abaixo do seu valor. Com isso, eles obtêm uma grande margem de segurança entre o preço e o valor.

Ou seja, o foco não é no crescimento no longo prazo e nos futuros retornos das ações, como ocorre com os adeptos do investimento em valor.

Portanto, no deep value investing, o foco é em proteger o capital e conseguir um bom preço das ações compradas hoje e não em prever se essas empresas irão ter uma boa performance no futuro.

2- High quality investing

Por outro lado, a high quality investing tem como base vários critérios fundamentais definidos de forma clara.

Sendo assim, a intenção é identificar empresas com boas características qualitativas a média e longo prazo, mas que hoje estejam abaixo do seu valor real.

Nesse sentido, a avaliação qualitativa tem como base critérios como a credibilidade da gestão e a estabilidade das demonstrações financeiras.

Como investir com a estratégia de value investing

Para fazer a value investing, é preciso que cada investidor faça a sua análise de forma individual. Isso porque, cada pessoa interpreta certos dados da sua maneira.

Além disso, cada investidor pode usar diferentes maneiras de analisar uma empresa. Por exemplo, você pode usar a análise fundamentalista. Com isso, você analisa os fundamentos da empresa em questão.

Sendo que alguns investidores podem se basear nas estimativas de crescimento e geração de lucros futuros. Enquanto isso, outros podem ter como base a análise de lucros e resultados presentes.

Seja como for, todos os adeptos do value investing buscam comprar bons ativos com preço abaixo do seu real valor para poderem lucrar com essa diferença.

Lembrando que os investidores de valor se veem como sócios do negócio. Além disso, o foco dessa análise está no longo prazo.

Enfim, agora que você sabe tudo sobre a técnica de value investing, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e entenda a verdadeira diferença entre preço e valor:

E aí, gostou de aprender a técnica de investimentos value investing e está pronto para colocar em prática? Então aprofunde seus conhecimentos sobre investimentos por meio de livros sobre investimentos.

Fontes: Suno, Xpi, Eu quero investir e Guia invest.

Bibliografia:

  • Reis, Tiago. Value Investing: entenda como funciona essa filosofia de investimento. Suno. Acesso em 04 de julho de 2022.

Conte-nos a sua opinião...