Índice futuro: o que é, como funciona, vale a pena?

25 de novembro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 47 seg


O índice futuro é basicamente um contrato do mercado futuro. Ou seja, no mercado futuro ocorrem negociações de derivados com preços para datas de vencimentos futuros.

Esse tipo de investimento não é recomendado para todos os tipos de investidores. Isso porque, como os contratos de índices futuros apresentam alta volatilidade, eles são considerados como aplicações de risco.

Quer saber mais sobre o índice futuro? Então, continue a ler a matéria.

O que é índice futuro

O índice futuro é um derivativo que permite aos traders e investidores negociarem a expectativa de variação do preço futuro de um determinado índice de mercado, como o Ibovespa. É uma forma de fazer um movimento especulativo. A cotação é calculada a partir de pontos e a venda é feita de forma semelhante às ações no mercado a termo.

Por exemplo, vamos supor que hoje o Ibovespa esteja avaliado em 100.000 pontos, mas acredita-se que ele estará cotado a 110.000 pontos dentro de um prazo de 2 anos. Com isso, você pode comprar um contrato futuro para obter lucro com a negociação.

Os contratos do índice futuro podem ser negociados em duas categorias:

  • Mini-índice (WIN): Ideal para os investidores que desejam movimentar menores quantias. O lote mínimo do mini-índice tem apenas um contrato, com a variação de cotação em R$ 0,20 por ponto do Ibovespa.
  • Índice cheio (IND): Indicada para os investidores com o objetivo de movimentar um maior montante financeiro. Essa categoria possui a variação de cotação em R$ 1 por ponto do Ibovespa, além de ter um lote mínimo de cinco contratos.

Os contratos possuem prazos de vencimentos bem definidos. Os meses são unicamente pares (fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro) e vencem sempre na quarta-feira mais próxima do dia 15.

Como funciona o índice futuro?

O índice futuro funciona por meio de pontos, sendo que os preços dos contratos comprados são diariamente ajustados.

Dessa maneira, no dia de vencimento, a bolsa faz o desconto ou credita a diferença entre o preço determinado no contrato e no Ibovespa do dia. Como dito acima, os índices futuros podem ser divididos em contratos de índice cheio (IND) e minicontratos de índice (WIN).  

Como os índices futuros são derivados do Ibovespa, eles são negociados dentro da bolsa de valores, no mercado futuro. Esta modalidade de investimento apresenta uma forte oscilação, por isso o investidor deve fazer o seu acompanhamento diário.

Afinal, quando eles se valorizam, é possível vender e lucrar com a alta. Em síntese, os contratos de índices devem sempre conter informações referentes ao:

  • Preço que está sendo negociado;
  • O que está em negociação;
  • O quanto deve ser negociado;
  • A data da negociação.

As cotações do índice futuro possuem datas já estipuladas e são rentabilizadas em formato de pontos. Já as negociações ocorrem por meio de prazos externos com duração de meses, sendo assim, é possível aplicar na alta ou na queda dos índices. 

Para que serve o índice futuro?

Ele serve para várias finalidades. Para os traders, o índice futuro serve como um instrumento financeiro para antecipar operações financeiras com base na sua análise de mercado. Com essa operação, você consegue estabelecer preços de compra e venda para uma data futura conforme as suas previsões e, se for o caso, lucrar com a operação.

Diferentemente das ações individuais, o índice futuro permite que os investidores especulem sobre o desempenho geral do mercado, sem a necessidade de comprar todos os ativos que compõem o índice. Isso traz uma maior diversificação e flexibilidade para os investidores.

O índice futuro possibilita a alavancagem, que permite aos investidores controlar uma posição maior do que seu capital disponível. Isso significa que os investidores podem movimentar valores mais altos do que têm disponível.

Os investidores também podem usar contratos futuros para proteger suas posições em ações ou índices contra movimentos de preços adversos. Isso é conhecido como hedging (proteção).

Portanto, o índice futuro é uma ferramenta versátil que pode ser usada para uma variedade de estratégias de investimento.

Quais são as vantagens do índice futuro?

1. Alta Liquidez

A alta liquidez, ou seja, a alta frequência das negociações de índice futuro feitas pelos agentes do mercado evita problemas na transferência do movimento especulativo.

Isso significa que os investidores podem comprar e vender contratos futuros com facilidade, sem afetar significativamente o preço do mercado.

2. Oscilação

A alta volatilidade é, em geral, percebida nesse tipo de ativo, o que é visto como oportunidade para parte dos investidores, que lucram com a diferença da oscilação.

Em outras palavras, permite que os investidores possam obter lucros tanto em mercados em alta quanto em baixa.

3. Baixo Custo

Operar com índice futuro tem um custo relativamente baixo em comparação com a compra direta de ações. Isso torna o índice futuro uma opção atraente para muitos investidores.

4. Possibilidade de Alavancagem

A alavancagem financeira é uma forma de investir com mais recursos do que você tem disponível a fim de aumentar seu potencial de lucro.

Assim, significa que os investidores podem movimentar valores mais altos do que têm disponível.

5. Rentabilidade no Médio Prazo

O índice futuro oferece a possibilidade de rentabilidade no médio prazo.

Portanto, quer dizer que os investidores podem obter retornos significativos em um período de tempo relativamente curto.

E as desvantagens e os riscos?

1. Mudanças repentinas

Os contratos de índice futuro apresentam mudanças repentinas. Isso significa que os preços podem mudar rapidamente em um curto período de tempo, o que pode levar a grandes ganhos, mas também a grandes perdas.

2. Necessidade de Monitoramento Constante

Devido à sua alta volatilidade, é necessário um acompanhamento diário das posições no índice futuro. Ou seja, isso pode exigir um compromisso de tempo significativo e pode ser estressante para alguns investidores.

3. Risco de Alavancagem

Embora a alavancagem possa aumentar o potencial de lucro, ela também aumenta o risco de perdas. Se o mercado se mover contra a posição do investidor, ele pode acabar perdendo mais dinheiro do que inicialmente investiu.

4. Complexidade

Os contratos de índice futuro são instrumentos financeiros complexos que requerem um entendimento sólido dos mercados financeiros. Assim, pode ser desafiador para investidores iniciantes.

5. Risco de Liquidação Antecipada

Se o investidor não tiver fundos suficientes para manter uma posição alavancada, ele pode ser forçado a liquidar sua posição antes do vencimento do contrato.

Tal fato pode resultar em perdas significativas.

  • Leia mais: Enfim, agora que você já sabe tudo sobre índice futuro, aproveite para entender O que é mercado futuro?

Fontes: Toro investimentos, Magnetis e Suno