Capital de giro, o que é? Tipos, como calcular e manter positivo

19 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 7 seg


O capital de giro é definido como os recursos financeiros que a empresa necessita para funcionar ao longo do tempo, como por exemplo, dinheiro em caixa, no banco e estoques. 

O valor necessário para o capital de giro de uma empresa varia de acordo com o tamanho do negócio e o seu setor de atuação. Porém, é importante considerar que o capital de giro deve ser suficiente para suprir as demandas da empresa por um semestre. 

Além disso, ao determinar o capital de giro, é preciso levar em consideração que algumas medidas tomadas pela empresa impactam no valor necessário. Por exemplo, empresas que vendem sempre a prazo precisam de um capital de giro maior. 

O que é capital de giro

Capital de giro, ativo circulante ou capital circulante, são os recursos financeiros necessários para garantir o funcionamento da empresa. Sendo assim, ele precisa ser um valor suficiente para suprir todas as demandas da companhia, mesmo em situações de queda nas vendas e inadimplência de clientes.

Capital de giro, o que é? Tipos, como calcular e manter positivo

Inepad consulting

Como o ativo circulante é um recurso essencial para a continuidade das atividades da empresa e a manutenção da sua saúde financeira, é importante que ele seja composto por recursos que possam ser facilmente convertidos em dinheiro. Dessa forma, o capital de giro é composto pelos valores no caixa, no banco e nas contas a receber.

Tipos

Existem diferentes tipos de capital de giro, são eles: capital de giro líquido, negativo, próprio e associado a investimentos. 

1- Líquido: São todos os recursos financeiros do negócio, nessa categoria não se encaixam os recursos não circulantes, já que não possuem liquidez.

2- Negativo: O capital de giro negativo ocorre quando a empresa não possui ativo circulante o suficiente para quitar todos os credores. Esse quadro pode se agravar e trazer uma crise de liquidez para a empresa.

Portanto, nesta situação o indicado é cortar gastos, rever o controle financeiro da empresa e buscar alternativas para reconstruir o ativo circulante do negócio. 

Projeto dsd

3- Próprio: É o capital que a empresa tem disponível para ser usado, sem a necessidade de recorrer à empréstimos. 

4- Associado a investimentos: Para finalizar, temos os recursos financeiros destinados ao suprimento dos custos que a empresa terá ao realizar determinado investimento, como por exemplo, um financiamento para comprar equipamentos. 

Como calcular

O valor necessário para formar o montante do ativo circulante de uma empresa varia de acordo com o porte do negócio e o setor de atuação. No entanto, o primeiro passo em todas as empresas é identificar o valor das despesas mensais. 

Para identificar as despesas mensais, você deve somar todas as contas a receber e o valor disponível no estoque. Com esse resultado em mãos, você subtrai as contas a pagar, as despesas e o valor dos impostos.

O resultado deste cálculo é o valor que você precisa por mês para o seu capital de giro. Entretanto, não é recomendado que uma empresa possua apenas o capital de giro necessário para o mês.

Capital de giro, o que é? Tipos, como calcular e manter positivo

Terra

O ideal é possuir este valor por pelo menos seis meses, assim você evita problemas com o orçamento da empresa caso as vendas tenham quedas ou outros imprevistos surgirem. Portanto, você deve pegar o valor mínimo de capital de giro e multiplicar por seis. 

Outro cálculo útil é o do capital de giro líquido disponível. Para capital de giro líquido disponível, você deve calcular o ativo circulante (valor de pagamento dos clientes) e subtrair o passivo circulante (gastos da empresa). 

Como manter o capital de giro positivo

Para manter o ativo circulante da sua empresa sempre positivo e saudável, é preciso manter um controle financeiro detalhado. Além disso, é essencial encontrar formas de gastar bem, ou seja, negociando melhores condições de pagamento com os fornecedores. 

Outras medidas também podem ajudar na manutenção do seu capital de giro, como encontrar investidores para a sua empresa, procurar sempre receber os pagamentos antecipados e buscar as melhores condições quando a empresa precisar de empréstimos e financiamentos. 

Gerencia net

Todas essas medidas são necessárias pois, quanto mais a empresa posterga o recebimento de um pagamento ou paga altos valores sem negociar, menor o capital de giro fica.

Por exemplo, quando a empresa decide dar mais tempo para os clientes realizarem o pagamento, ela precisa ter um ativo circulante maior, já que o dinheiro das vendas não vai entrar imediatamente no caixa da companhia. 

Agora que você sabe o que é ativo circulante, aproveite para aprender o conceito de Economia de escala, o que é? Tipos e diferenças de economia de escopo.

Fontes: Só contabilidade, Sebrae Remessa online 

Imagens: Gerencia net, Inepad consulting, Terra, Projeto dsd e Sfpma