Liquidez, o que é? Conceito, como funciona e impactos nos investimentos


A liquidez se refere à facilidade e rapidez com que o investidor consegue resgatar o dinheiro investido. Portanto, quando um investimento possui alta liquidez, significa que é fácil fazer a conversão da aplicação em dinheiro e o ter disponível. Por outro lado, a baixa liquidez é quando é difícil resgatar o dinheiro.

Apesar de falarmos em termos de alto ou baixo, qual o melhor tipo de resgate vai depender dos objetivos do investidor. Afinal, se a aplicação tiver por intuito o curto prazo, uma alta liquidez é melhor. Entretanto, em casos de investimento de longo prazo, isso não é tão importante.

Além disso, normalmente, quando o investimento possui uma liquidez menor, os rendimentos são mais satisfatórios. Em contrapartida, investimentos com alta liquidez, geralmente, rendem pouco, como no caso da poupança.

Esan

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que é liquidez

A liquidez é a conversão da aplicação em dinheiro. Ou seja, é a possibilidade de resgatar os investimentos e ter o dinheiro em mãos.

Portanto, a liquidez é a rapidez com que você consegue ter de volta o dinheiro que você investiu. 

Liquidez o que é? Como funciona e impactos nos investimentos

Economirna

Suponhamos que você esteja investindo para a sua reserva de emergência. Como as emergências, normalmente, são imprevisíveis, significa que você vai precisar do dinheiro sem um prazo de antecedência mensurado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ou seja, para reservas de emergência é importante que haja uma alta liquidez dos investimentos. 

Como a liquidez funciona

A liquidez funciona, principalmente, por meio de três conceitos chaves:

Carência: Nesse período o investidor está impossibilitado de dispor do dinheiro;

Vencimento: Nesse caso, a aplicação só fica disponível quando chega a data de vencimento que foi acordada no momento da aplicação;

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prazo de resgate: Por fim, o prazo de resgate se refere ao período entre a solicitação e a disponibilidade do dinheiro.

Liquidez o que é? Como funciona e impactos nos investimentos

Ealde

Dessa maneira temos, por exemplo, os seguintes tipos de liquidez:

Imediata ou D+0: Esse é o que a liquidez é mais alta, afinal o dinheiro está disponível de maneira imediata. Um exemplo é a conta poupança.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Diária ou D+1: Esse tipo é considerado com boa liquidez, já que após a solicitação de resgate do dinheiro, ele entrará na conta no próximo dia útil. O tesouro Selic é um exemplo desse tipo. 

Vencimento: Nesse caso a liquidez é baixa, já que somente no momento de resgate o dinheiro estará disponível, como exemplo em investimentos de LCI e LCA.

Liquidez o que é? Como funciona e impactos nos investimentos

My abcm

D+30: Nesse caso, o dinheiro só estará disponível 30 dias depois da solicitação. Alguns fundos de investimento possuem esse tipo. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nula: Neste caso não existe um prazo estabelecido para que o dinheiro esteja disponível. 

Alta ou baixa

Diz-se que um investimento possui alta liquidez, quando o resgate do dinheiro é rápido. Por outro lado, a liquidez é baixa quando não é fácil resgatar o dinheiro, ou quando o resgate só é possível quando o prazo acordado chega ao fim. 

O risco de liquidez é o risco de não conseguir resgatar o dinheiro quando se precisa. Portanto, na hora de investir, é importante levar em consideração qual é a facilidade em resgatar o dinheiro investido.

Afinal, a sua necessidade de liquidez vai variar conforme seus objetivos com o investimento. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Liquidez o que é? Como funciona e impactos nos investimentos

Valor investe

Em resumo, quando os prazos para o resgate de um investimento são maiores, normalmente, os rendimentos são mais altos, porém a liquidez é menor.

Portanto, é importante entender qual a facilidade de resgatar o dinheiro do investimento que você fará e encaixar em seus objetivos.

Por fim, se o intuito é deixar o dinheiro investido a longo prazo, e não mexer nele, então, não tem problema o investimento ter baixa liquidez. Por outro lado, se o intuito é fazer uma reserva de emergência, o melhor é uma boa facilidade de resgate.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Investimentos e liquidez

Como dito anteriormente, existem investimentos para todo tipo de liquidez, alguns exemplos são:

1- Poupança

A poupança é a uma das aplicações que tem a melhor liquidez. Contudo, o seu rendimento é muito pouco e fica abaixo da inflação. Desse modo, a poupança não costuma ser vista com bons olhos pelos investidores. 

2- Tesouro direto

O tesouro direto tem uma rentabilidade muito melhor do que a poupança e ainda possui liquidez diária. O seu resgate não é imediato como a poupança, mas é necessário apenas um dia útil. O tesouro direto é uma ótima opção para fazer uma reserva de emergência. 

Acedata contabilidade

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3- CDB

O Certificado de Depósito bancário consiste no empréstimo do dinheiro do investidor aos bancos que, posteriormente, o devolve com juros. A liquidez deste investimento vai variar, podendo ser alta, média ou baixa.

4- Ações

Como a venda das ações depende das altas e baixas do mercado, a liquidez das ações varia. Portanto, quando as ações são vendidas rapidamente, o investidor já possui o dinheiro.

Por outro lado, em épocas de crise, por exemplo, pode ser difícil realizar as negociações.

5- Fundos de investimento

Neste tipo, a liquidez depende dos prazos de resgate do fundo. Desse modo, temos que quanto maior o prazo de resgate, menor é a facilidade de dispor do dinheiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em contrapartida, em fundos com prazos menores a liquidez é maior. Esse tipo de investimento é tido como seguro, entretanto, ele não possui a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Liquidez o que é? Como funciona e impactos nos investimentos

Ealde

6- LCI e LCA

As siglas significam respectivamente Letra de Crédito Imobiliário e do Agronegócio. Esse tipo de investimento é muito atrativo devido à isenção do imposto de renda.

Os LCIs e LCAs possuem liquidez de vencimento, portanto, somente no vencimento o dinheiro fica disponível para o investidor. Esse investimento possui ainda a proteção do FGC, logo, é considerado como um investimento seguro. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora que você já entendeu como a liquidez funciona, entenda também sobre como funciona o Imposto, o que é? Definição, tipos de tributação e para que servem

Fontes: Dicionário financeiro, Verios Como investir e Rico

Imagens: Bluesoft, EaldeAcedata contabilidade, Esan, Ealde, Economirna, Valor investe e My abcm

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conte-nos a sua opinião...