INPC, o que é? Como é calculado, inflação, investimentos e outros índices

29 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 7 seg


O INPC é um índice medido mensalmente para analisar as oscilações dos preços e os impactos que eles causam na população de menor renda no Brasil. 

Para que seja representativo dessa camada populacional, que corresponde a cerca de 50% da população, o INPC é calculado levando em consideração 9 categorias de produtos e serviços. 

Os produtos são analisados nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço e servem como base de análise do impacto do aumento de preços para famílias com renda entre 1 a 5 salários mínimos. 

O que é INPC?

O INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, é um indicador das variações de preços pertencentes a uma cesta básica e de diversos produtos e serviços essenciais para a população.

Em outras palavras, o INPC é um indicador de inflação e o responsável por fazer o seu cálculo mensalmente, desde 1979, é o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

INPC, o que é? Como é calculado, inflação, investimentos e outros índices

Informe de rendimentos

O INPC é um indicador muito importante, pois além de apontar as oscilações de preços, ele também avalia os impactos da inflação na população de menor renda no Brasil. Além disso, o INPC é usado como base nas negociações trabalhistas de reajustes salariais. 

Como o INPC é calculado?

Os dados que resultam no Índice Nacional de Preços ao Consumidor são coletados entre o dia 01 e 30 ou 31 de cada mês de referência, pelo Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC)

A coleta de dados é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, concessionárias de serviços públicos e domicílios. Dessa maneira, o intuito é realmente determinar os preços praticados no mercado varejista, refletindo o aumento do custo de vida das pessoas. Os dados considerados são:

INPC, o que é? Como é calculado, inflação, investimentos e outros índices

Móveis de valor

Produtos e serviços: São analisados os preços de 9 categorias de produtos e serviços, que são subdivididos em 465 itens. As nove categorias são: alimentação e bebida, comunicação, educação, artigos de residência, habitação, despesas pessoais, saúde e cuidados pessoais, transporte e por fim, vestuário.

Parcela da população: São levadas em consideração as famílias que possuem renda entre 1 e 5 salários-mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada. 

Abrangência: O INPC abrange dez regiões metropolitanas do Brasil, sendo elas: Belém, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Curitiba e São Paulo. Ele leva em consideração ainda Goiania, Rio Branco, Campo Grande, Brasília, Aracaju e São Luís. 

Inflação

O INPC é um reflexo da inflação. A inflação, por sua vez, é o aumento generalizado dos preços de bens e serviços. Em síntese, com a inflação, podemos perceber o impacto no poder de compra da população, que é diminuído.

INPC, o que é? Como é calculado, inflação, investimentos e outros índices

Econsult

No entanto, o impacto da inflação é sentido de maneiras diferentes, de acordo com a classe social da população. Sendo assim, as pessoas mais pobres são mais sensíveis às mudanças de preços de itens básicos como alimentação, transporte e moradia. 

Como cada item analisado pelo INPC possui um peso e importância diferente dentro do custo de vida das famílias mais pobres, o índice serve para analisar como as oscilações de preços afetam as finanças dessas pessoas. 

INPC e os investimentos

O INPC pode ser usado ainda como indexador em alguns tipos de investimentos. Desse modo, o rendimento do investidor é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Nesse sentido, o IPNC é um indexador bastante utilizado nas metas dos fundos de pensão. Logo, quanto maior o INPC mais difícil é para os fundos baterem suas metas atuariais.

Cbic

O INPC deve ser acompanhado pelo investidor, pois ele indica a inflação na economia. Como a inflação influencia no poder de compra, ela afeta todos, inclusive os investidores. 

Vale considerar ainda, que os investimentos que tenham como indexador indicadores de inflação como o INPC ou o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, conseguem um ganho real com suas aplicações. Ou seja, a rentabilidade será sempre acima da inflação e o poder de compra do investidor é mantido. 

Outros índices

Além do INPC, existem outros índices de inflação que se diferem por terem uma abrangência diferente do INPC ou por serem usados em uma área específica:

IPCA: O IPCA é o indicador mais usado para analisar a inflação, pois é mais amplo. Sendo assim, ele é usado como base para o retorno de algumas aplicações em renda fixa, como por exemplo, o Tesouro IPCA +.

IGP-M: Realizado pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice Geral de Preços indica as oscilações de preços do atacado e da construção.

E-konomista

IGP-DI: O Índice Geral de Preços é usado nos reajustes de tarifas públicas, planos e seguros de saúde e contratos de aluguel.

IPC-S: Medido pela FGV, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal leva em consideração as oscilações de preços em sete capitais. 

IPC-Fipe: O Índice de Preços ao Consumidor é considerado como o mais tradicional índice de preços. Uma característica desse indicador é que ele compara os dados de um grupo móvel de 4 semanas, com os dados das quatro semanas anteriores. 

INCC: Por fim, o Índice Nacional da Construção Civil mede as variações dos materiais usados nas construções. Portanto, ele é usado para o reajuste de contratos de compra de imóveis em fase de construção. 

Enfim, agora que você sabe tudo sobre o INPC, que tal aprender mais sobre O que é Inflação? Definição, índices, cálculo do IPCA e principais impactos.

Fontes: Uol, Magnetis, Uol,  Capital research, Melhor taxa, Uol, CBC e Tegra

Imagens: Informe de rendimentos, André bona, Econsult, Móveis de valor, Cbic e E-konomista