“Antifrágil”: lições de como tirar vantagens do caos


Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos é um livro de Nassim Taleb. Sendo que antifrágil é algo que melhora com as adversidades.

Por exemplo, frágil é algo que pode ser prejudicado com a pressão. Ou seja, algo frágil quebra, deforma ou se rompe com a pressão.

O antifrágil não é exatamente o oposto de algo frágil. Isso porque o oposto de frágil seria resistente.

Em resumo, o resistente não quebra, mas continua na mesma situação de antes. Já o antifrágil é aquele que evolui com o impacto. 

Portanto, o conceito de antifrágil explicado por Nassim Taleb significa superar as incertezas sem ser destruído. Em outras palavras, é aprender com o caos e, assim, ser capaz de evoluir.

O livro Antifrágil tem muitas lições como, por exemplo, a importância de se expor a situações convexas. Ou seja, situações onde o potencial de perda é limitado e o potencial de ganho é infinito.

7 lições do livro Antifrágil

Algumas lições do livro Antifrágil são:

1- Não evite os riscos

Muitas pessoas preferem evitar os riscos. Mas Taleb acredita que os eventos adversos podem ajudar a nos aperfeiçoar.

Ou seja, se você se arriscar, você poderá aproveitar oportunidades que pessoas que fogem do risco não conseguem. Desse modo, ao vivenciar o caos, você pode se desenvolver.

2- Convexidade

De acordo com Taleb, não faz sentido se expor a situações que não têm simetria convexa. Em síntese, convexidade é quando o potencial de perda é limitado, enquanto o potencial de retorno é infinito.

Em contrapartida, estar côncavo é quando o potencial de ganho é limitado e o potencial de perda é infinito. Portanto, estar convexo é mais vantajoso.

3- Risk taking x Risk management (Tomada x Gestão de risco)

No longo prazo, não perder dinheiro é mais importante do que ganhar dinheiro.

Warren Buffett tem uma frase bem famosa que expressa essa ideia: “a primeira regra é: nunca perca dinheiro. A segunda regra: nunca esqueça a primeira regra”.

De acordo com Taleb, é melhor tomar riscos, do que gerir riscos. Em outras palavras, é melhor não se expor a situações côncavas, mesmo quando o risco é mínimo.

4 – Antifrágil e o teste do tempo

Ao investir, é essencial aplicar em ativos robustos e antifrágeis e evitar os ativos frágeis. Em síntese, os ativos frágeis são aqueles que perecem depois de momentos de crises e estresse.

Por outro lado, os ativos robustos tendem a manter o seu valor ao longo do tempo, apesar das adversidades.

Por fim, os antifrágeis não apenas mantém seu valor no tempo, como superam consistente e resilientemente as adversidades. Sendo assim, os ativos robustos e antifrágeis passam no teste do tempo.

5- Evite o risco da ruína

Taleb fala sobre aceitar riscos e aprender com as adversidades. Mas ele também fala para evitar situações côncavas e evitar o risco da ruína. Algumas dicas para evitar o risco da ruína são:

  • Invista no que você entende

  • Não concentre demais o seu patrimônio

  • Tenha ativos de segurança em carteira

  • Não opere alavancado

  • Não tenha apenas ativos com alta correlação em carteira

5 – Antifrágil: passado não garante futuro

Muitas vezes, quando analisamos o passado de um ativo, temos a tendência de imaginar que o ativo terá o mesmo desempenho no futuro.

Mas o fato é que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. Se basear apenas no passado de uma tivo pode ser muito enganoso e te levar a prejuízos.

6- Estratégia Barbell

No livro Antifrágil Taleb explica sobre a estratégia de Barbell. Em resumo, a ideia é concentrar os investimentos em duas extremidades de risco.

Em uma ponta ter um peso maior do patrimônio em ativos mais seguros, e na outra ponta, ter um peso menor do patrimônio em ativos mais arriscados.

Desse modo, o investidor fica com um alto nível de convexidade e não sente medo de perder tudo, já que tem ativos com bom potencial de retorno.

7- Antifrágil: Aleatoriedade e sorte

Geralmente nós acreditamos que os nosso sucesso é resultado de esforço, dedicação e talento. Em contrapartida, temos a tendência de culpar o azar e externalidades pelos fracassos.

No entanto, de acordo com Taleb é preciso compreender que a aleatoriedade pode ser um fator determinante nos nossos sucessos ou fracassos.

Como se tornar antifrágil?

O que Taleb propõe é que você leve o conceito de antifrágil para a sua vida pessoal, profissional e financeira. Algumas dicas para você se tornar antifrágil são:

1- Reservas

Ter uma reserva para oportunidades é essencial. Isso porque você pode aproveitar momentos de crises e recessões econômicas para comprar bons ativos com preços baixos.

2- Veja os desafios como algo positivo

Muitas pessoas tendem a fugir dos desafios. Mas de acordo com Taleb, você deve ver os desafios como uma oportunidades para se aperfeiçoar.

Portanto, não fuja dos desafios. Ao invés disso, procure incorporar desafios na sua vida.

3- Não aceite qualquer conselho

Só aceite conselho de quem tem skin in the game, ou seja, a pele em risco. Em resumo, não aceite conselhos de pessoas que não aplicam o que dizem.

Por exemplo, você vai ouvir conselho de investimentos de uma pessoa que nunca investiu na vida? Não faz sentido, né?

4- Estratégia de “barra de investimento”

Em síntese, Taleb descreve a estratégia de barra como “uma atitude de jogar com segurança em algumas áreas e correr pequenos riscos em outras, alcançando assim a antifragilidade”.

Dessa maneira, a intenção é equilibrar os riscos ao se reduzir a volatilidade de um lado e se expor a ganhos potencialmente maiores no outro.

5- Tentativa e erro

Por fim, a tentativa e erro é a estratégia de sucesso mais antiga e testada pelo tempo. Cada tentativa e erro fornece novas informações sobre suas ações e se elas estão movendo ou não em uma direção positiva.

Sendo assim, por meio da tentativa e erro você é capaz de notar o que dá certo e o que precisa ser ajustado. Com o passar do tempo, você terá adquirido muito aprendizado e feito progressos.

LEIA MAIS

9 lições principais do livro “Do mil ao milhão”

7 lições do livro “Ações comuns, lucros extraordinários

13 lições ensinadas no livro “Os segredos da mente milionária”

Lições de O Investidor Inteligente: 9 ensinamentos preciosos do livro

O homem mais rico da Babilônia: lições e ensinamentos do livro

8 lições do livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

Livros sobre investimentos para todos os níveis de investidores

Fontes: The cap, Ibc coaching, Multiplos investimentos e Na prática.

Bibliografia

  • Falcão, Arthur. 6 lições de Nassim Taleb para você se tornar um investidor antifrágil. Multiplos investimentos. Acesso em 08 de setembro de 2022.
  • Antifrágil: Lições para se Beneficiar com o Caos. The cap. Acesso em 08 de setembro de 2022.

Conte-nos a sua opinião...