Nassim Taleb, quem é? História de vida, carreira e livros publicados

10 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 33 seg


Nassim Taleb possui conceitos que agradam alguns investidores e fazem outros fecharem a cara. Com cinco livros publicados explicando sobre o poder e a importância do imprevisto na evolução pessoal, Nassim Taleb é referência quando se fala em imprevisibilidade. 

Além disso, Taleb é criador da estratégia de investimento Halder. O método de investimento possibilita que o investidor compre ações de alto risco na Bolsa, que podem gerar grandes lucros, ao mesmo tempo em que se mantém resguardado por investimentos seguros.

Em resumo, Nassim Taleb é tido, por alguns investidores, como o guru dos investimentos. Contudo, algumas pessoas não concordam com seus métodos, afinal, algumas de suas ideias vão contra determinadas teorias econômicas. 

Quem é Nassim Taleb

Nassim Taleb é um homem influente na sua área de atuação. Dessa maneira, ele já publicou diversos livros que foram traduzidos para vários idiomas, além de artigos sobre estatísticas, finanças, filosofia e outras áreas do conhecimento. Nassim Nicholas Taleb nasceu no Líbano, em 1960, filho de Minerva Ghosn, antropóloga e Nagib Taleb, médico oncologista.

Na juventude, Taleb, junto de sua família, teve que fugir de seu país, devido a uma guerra civil. Então, se refugiaram na França. Taleb fez graduação em economia na Universidade de Paris. Também foi lá que ele conseguiu o título de PhD. Além disso, Taleb tem MBA pela Wharton School.

Algumas das teorias de Nassim Taleb vão contra as teorias da economia, pois ele acredita que os cálculos econômicos não se aplicam, de fato, à realidade, por não levarem em consideração, por exemplo, a imprevisibilidade.

Por fim, uma curiosidade é que o hobbie de Nassim Taleb é a filologia, que tem como foco o estudo de línguas e documentos antigos. Dessa maneira, ele possui conhecimento de diversas línguas, inclusive árabe clássico.

Carreira de Nassim Taleb

Após estudar na França, Taleb foi tentar a vida nos Estados Unidos. Lá, ele trabalhou no mercado financeiro por 21 anos e construiu sua fortuna. Inicialmente, Nassim Taleb se dedicava à área dos derivados e, pouco tempo depois, com apenas 27 anos, conquistou a independência financeira.

Durante os 21 anos que atuou no setor financeiro, Nassim Taleb atuou como diretor administrativo do Credit Suisse, chefe de arbitragem proprietária com derivativos no First Boston, chefe de trading com derivados de câmbio no Banque Indosuez.

Além disso, também trabalhou como trader proprietário no BNP Paribas, formador independente de mercado na Bolsa Mercantil de Chicago e, por fim, fundador da Empírica Capital, além de trader independente. 

Entretanto, Nassim Taleb decidiu mudar sua área de atuação e, em 2006, abandonou o mercado financeiro. Dessa forma, se tornou pesquisador e se aprofundou em estudos sobre gerenciamento de risco, filosofia, probabilidade e matemática.

Em seguida, Taleb trabalhou na University of Massachussetts Amherst, Oxford University e New York University.

Estratégia de investimento

Como investidor, Nassim Taleb desenvolveu a chamada estratégia de Halder, também conhecida como Barbell.

Através dessa estratégia, Nassim Taleb defende a montagem de uma carteira de investimentos com 60% a 90% de investimento de baixo risco. Dessa forma, a porcentagem restante pode ser aplicada em investimentos de alto risco.

Portanto, por meio da estratégia de Taleb, o investidor não perde tempo com aplicações consideradas de risco médio e tem um aporte de segurança, caso as ações de alto risco não se saiam bem.

Em resumo, a estratégia de Nassim Taleb consiste em ser conservador com a maior parte da carteira de investimentos, para poder ser muito agressivo com uma pequena parte de investimento de altíssimo risco.

Enfim, essa teoria de investimento é contestada por algumas pessoas, que duvidam de sua eficácia prática. Afinal, acertar em qual empresa investir, levando em consideração os riscos e se a empresa vai realmente se valorizar, a ponto de fazer uma real diferença nos ganhos, apesar de ela representar uma pequena porcentagem na carteira, não é tão fácil. 

Livros de Nassim Taleb

Nassim Taleb desenvolveu conceitos relacionados às incertezas e dividiu sua obra em cinco volumes. Inclusive, foi como escritor que ele se tornou famoso.

Afinal, em seus livros, Nassim Taleb se utiliza de linguagem fácil e acessível, fato que conquistou um grande número de leitores. Assim, os livros publicados por Taleb são:

1- Iludidos pelo acaso: a influência da sorte nos mercados e na vida

Nesse livro, Nassim Taleb destaca a importância de se preparar para o acaso. Ele destaca, ainda, que nem tudo pode ser explicado por meio da relação causa e efeito. 

2- A lógica do cisne negro

No segundo volume, Nassim Taleb explica o conceito de cisne negro e o define como um acontecimento que é raro e imprevisível. Além disso, cisnes negros só podem ser compreendidos depois do ocorrido, ou seja, eles trazem consequências extremas, sejam positivas ou negativas. 

Como os cisnes negros são eventos totalmente impensáveis e raros, no livro, o autor ensina como identificá-los. Em resumo, o cisne negro, representa uma oportunidade de crescermos. Esse é um dos seus livros mais famosos e aclamados pela crítica. 

3- A cama de procusto: Aforismos filosóficos e práticos

Esse livro é composto por uma série de aforismos que visam mostrar ao leitor a importância de se considerar os imprevistos. Isso porque, nem os cálculos de probabilidade conseguem calcular as improbabilidades. 

4- Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos

O conceito de antifrágil explicado por Nassim Taleb significa superar as incertezas sem ser destruído. Em outras palavras, é aprender com o caos e, assim, ser capaz de evoluir.

Dessa forma, o oposto de fragilidade não é ser resistente. Isso porque, com o impacto, algo frágil pode quebrar. Por outro lado, o resistente não quebra, mas continua na mesma situação de antes. Já o antifrágil é aquele que evolui com o impacto. 

5- Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano

Em seu último livro Nassim Taleb fala da importância de arriscarmos a própria pele, nós colocando em risco em várias áreas da nossa vida. Isso porque, com os riscos e com os imprevistos, podemos evoluir. 

Agora que você conhece a biografia de Taleb, conheça também Luiza Helena Trajano, quem é? História da presidente da Magazine Luiza

Fontes: Infomoney, Suno, Mais retorno e Medium