Nassim Taleb: vida, carreira e livros desse importante autor

Nassim Taleb é o criador da estratégia de investimento Halder e livros sobre a importância do imprevisto. Conheça sua vida e carreira.

10 de setembro de 2020 - por Jaíne Jehniffer


Nassim Taleb possui conceitos que agradam alguns investidores e fazem outros fecharem a cara. Com vários livros publicados explicando sobre o poder e a importância do imprevisto na evolução pessoal, ele é referência quando se fala em imprevisibilidade.

Além disso, Taleb é criador da estratégia de investimento Halder. O método de investimento possibilita que o investidor compre ações de alto risco na Bolsa, que podem gerar grandes lucros, ao mesmo tempo em que se mantém resguardado por investimentos seguros.

Em resumo, Nassim Taleb é tido, por alguns investidores, como o guru dos investimentos. Contudo, algumas pessoas não concordam com seus métodos, afinal, algumas de suas ideias vão contra determinadas teorias econômicas.

Quem é Nassim Taleb

Nassim Taleb é um homem influente na sua área de atuação. Ele já publicou diversos livros que foram traduzidos para vários idiomas, além de artigos sobre estatísticas, finanças, filosofia e outras áreas do conhecimento. Nassim Nicholas Taleb nasceu no Líbano, em 1960, filho de Minerva Ghosn, antropóloga e Nagib Taleb, médico oncologista.

Na juventude, Taleb, junto de sua família, foi obrigado a fugir de seu país, devido a uma guerra civil. Então se refugiaram na França. Taleb fez graduação em economia na Universidade de Paris. Também foi lá que ele conseguiu o título de PhD. Além disso, Taleb tem MBA pela Wharton School.

Algumas das ideas de Nassim Taleb vão contra as teorias da economia, pois ele acredita que os cálculos econômicos não se aplicam, de fato, à realidade, por não levarem em consideração, por exemplo, a imprevisibilidade.

Por fim, uma curiosidade é que o hobbie de Nassim Taleb é a filologia, que tem como foco o estudo de línguas e documentos antigos. Dessa maneira, ele possui conhecimento de diversas línguas, inclusive árabe clássico.

Carreira de Nassim Taleb

Formação e vida acadêmica

Nassim Taleb nasceu no Líbano em 1960, filho de uma antropóloga e de um médico oncologista. Devido à guerra civil no Líbano, sua família se refugiou na França, onde Taleb estudou economia na Universidade de Paris e obteve um MBA na Wharton School nos Estados Unidos em 1983.

Posteriormente, em 1998, Taleb concluiu seu doutorado (PhD) na Universidade de Paris com uma dissertação sobre a matemática por trás dos preços dos derivativos. Ao longo de sua carreira acadêmica, ele também lecionou em diversas universidades renomadas, como a Universidade de Massachusetts, a London Business School e a Universidade de Oxford.

Desde 2008, Taleb é professor de engenharia de risco na New York University Tandon School of Engineering.

Carreira profissional

Após estudar na França, Taleb foi tentar a vida nos Estados Unidos. Lá, ele trabalhou no mercado financeiro por 21 anos e construiu sua fortuna. Inicialmente, Taleb se dedicava à área dos derivados e, pouco tempo depois, com apenas 27 anos, conquistou a independência financeira.

Durante os 21 anos que trabalhou no setor financeiro, Nassim Taleb atuou como diretor administrativo do Credit Suisse, chefe de arbitragem proprietária com derivativos no First Boston, chefe de trading com derivados de câmbio no Banque Indosuez.

Além disso, também trabalhou como trader proprietário no BNP Paribas, formador independente de mercado na Bolsa Mercantil de Chicago e, por fim, fundador da Empírica Capital, além de trader independente.

Entretanto, Taleb decidiu mudar sua área de atuação e, em 2006, abandonou o mercado financeiro. Dessa forma, se tornou pesquisador e se aprofundou em estudos sobre gerenciamento de risco, filosofia, probabilidade e matemática.

Em seguida, Taleb trabalhou na University of Massachussetts Amherst, Oxford University e New York University.

Quais são os livros de Nassim Taleb?

Nassim Taleb desenvolveu conceitos relacionados às incertezas. Inclusive, foi como escritor que ele se tornou famoso.

Afinal, em seus livros, Taleb se utiliza de linguagem fácil e acessível, fato que conquistou um grande número de leitores. Assim, os livros publicados por Taleb são:

1) Dynamic Hedging: Managing Vanilla and Exotic Options (1997)

Nassim Taleb: vida, carreira e livros desse importante autor

Este foi o primeiro livro publicado por Taleb, abordando técnicas de gerenciamento de risco com opções financeiras. O livro fornece uma metodologia prática e do mundo real para monitorar e gerenciar todos os riscos associados à gestão de carteiras.

São técnicas de gerenciamento de risco preventivo que visam evitar perdas catastróficas em operações com derivativos, em um momento em que investidores institucionais estão cada vez mais adotando contratos de opções exóticas e complexos.

Taleb, que foi incluído no Hall da Fama da Derivatives Strategy em 2001, compartilha sua vasta experiência no mercado financeiro, tendo ocupado cargos seniores em trading de derivativos em Nova York e Londres, além de ter atuado como trader independente em Chicago.

2) Iludidos pelo Acaso: A Influência da Sorte nos Mercados e na Vida (2004)

Nassim Taleb: vida, carreira e livros desse importante autor

É um livro de 2004 que destaca a importância da aleatoriedade e da sorte para o crescimento pessoal, profissional e dos investimentos. Nesta obra, Taleb argumenta que damos muita importância a padrões observados no passado, ignorando a possibilidade de eventos surpreendentes.

O livro foi publicado originalmente em inglês com o título “Fooled by Randomness” e posteriormente traduzido para o português.

3) A Lógica do Cisne Negro (2007)

Nassim Taleb: vida, carreira e livros desse importante autor

Este livro apresenta a “Teoria dos Cisnes Negros”, que se refere a eventos raros, imprevisíveis e de grande impacto. Taleb argumenta que damos muita importância a padrões observados no passado, ignorando a possibilidade de eventos surpreendentes.

Ele usa exemplos como o incrível sucesso do Google e os ataques de 11 de Setembro para ilustrar como Cisnes Negros podem moldar o mundo..

4) A Cama de Procusto: Aforismos Filosóficos e Práticos (2010)

Nassim Taleb: vida, carreira e livros desse importante autor

Neste livro, Taleb compartilha pensamentos e ideias surpreendentes sobre temas como vida, decisões, probabilidade e incerteza. O título faz referência ao mito grego de Procusto, que forçava seus hóspedes a se ajustarem em sua cama de ferro, esticando-os ou cortando seus membros.

Taleb usa essa metáfora para criticar a tendência humana de distorcer a realidade para que ela se encaixe em modelos e teorias preconcebidas. Ele argumenta que precisamos abraçar o inesperado e aceitar o que não sabemos para enxergar o mundo como ele realmente é.

5) Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos (2012)

Nassim Taleb: vida, carreira e livros desse importante autor

Neste livro, Taleb introduz o conceito de “antifragilidade”, que se refere a sistemas e indivíduos que se fortalecem e se beneficiam com a volatilidade, incerteza e estresse, ao contrário de ficarem fragilizados.

Taleb defende que a antifragilidade é uma propriedade mais valiosa do que a simples resiliência, pois permite que algo não apenas sobreviva a choques e adversidades, mas melhore e cresça a partir deles. Ele usa exemplos da natureza, como as florestas que se beneficiam de pequenas queimadas, para ilustrar esse conceito.

O autor critica a tendência humana de tentar prever e controlar tudo, argumentando que devemos abraçar a incerteza e a aleatoriedade como forças positivas que nos ajudam a evoluir e nos aperfeiçoar. Taleb enfatiza que, em um mundo imprevisível, a melhor estratégia é ser antifrágil, em vez de apenas resiliente.

6) Arriscando a Própria Pele: Assimetrias Ocultas no Cotidiano (2018)

Nassim Taleb: vida, carreira e livros desse importante autor

Nesta obra, Taleb argumenta que nunca devemos confiar em alguém que não arrisca a própria pele. Ele questiona por que não devemos dar ouvidos a pessoas que apenas falam em vez de agir, por que empresas entram em falência, por que existem mais escravos hoje do que na época romana, e por que a imposição da democracia em outros países raramente funciona. A resposta, segundo Taleb, é que muitas das pessoas no comando do mundo não arriscam a própria pele.

O autor defende que colocar a pele em jogo se aplica a todos os aspectos da vida, pois está relacionado a ter algo a perder e correr riscos. Em seu estilo característico, Taleb cria uma estrutura surpreendente para entender essa ideia.

6 ensinamentos e conceitos de Nassim Taleb

1) Teoria dos Cisnes Negros

Taleb argumenta que eventos raros, imprevisíveis e de grande impacto, que ele chama de “Cisnes Negros”, têm um papel muito mais importante na vida do que geralmente se acredita. Ele destaca que damos muita importância a padrões observados no passado, ignorando a possibilidade de eventos surpreendentes.

2) Antifragilidade

Taleb introduz o conceito de “antifragilidade”, que se refere a sistemas e indivíduos que se fortalecem e se beneficiam com a volatilidade, incerteza e estresse, ao contrário de ficarem fragilizados. Ele defende que devemos buscar ser antifrágeis, em vez de apenas resilientes.

3) Assimetrias Ocultas

Em seu livro “Arriscando a Própria Pele”, Taleb discute como assimetrias e opções assimétricas podem ser usadas para obter ganhos e evitar perdas, tanto na vida pessoal quanto nos investimentos. Ele enfatiza a importância de ter “pele no jogo” – ou seja, estar exposto às consequências das próprias decisões.

4) Crítica aos Especialistas e Previsões

Taleb é muito crítico em relação a “pseudo-especialistas” que fazem previsões e afirmações com excesso de confiança, especialmente em áreas como economia, política e ciência. Ele argumenta que o mundo é muito complexo e imprevisível para confiarmos cegamente em especialistas.

5) Importância da Experiência e Autonomia

Taleb defende que o processo de aprendizagem deve valorizar a experiência, a criatividade e a autonomia, em vez de se basear apenas em currículos e testes padronizados. Ele acredita que a liberdade de explorar e errar é essencial para o desenvolvimento intelectual.

6) Ceticismo em Relação a Narrativas

Taleb é cético em relação a narrativas simplistas e explicações causais que tentam tornar o mundo mais inteligível do que ele realmente é. Ele enfatiza a importância de reconhecer a aleatoriedade e a incerteza inerentes à vida.

Esses são alguns dos principais conceitos e ensinamentos de Nassim Taleb, que desafiam muitas noções convencionais e buscam uma visão mais realista e resiliente do mundo.

15 frases de Nassim Taleb

Aqui estão algumas das principais frases e citações de Nassim Taleb:

  1. “Nós vemos as maravilhas nos outros e nada em nós mesmos.”
  2. “Perder um trem só é doloroso se você correr atrás dele.”
  3. “O mundo é mais complicado do que nós pensamos, mas é menos complicado do que nós imaginamos.”
  4. “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”
  5. “Não confie em ninguém que não tenha pele no jogo.”
  6. “A sorte é a maior força não reconhecida no mundo.”
  7. “Quanto mais você sabe, mais você sabe que não sabe nada.”
  8. “A verdadeira sabedoria é saber o que você não sabe.”
  9. “Não tente prever o futuro, prepare-se para ele.”
  10. “A antifragilidade é mais valiosa que a resiliência.”
  11. “Não confie em especialistas, confie em pessoas com pele no jogo.”
  12. “Quanto mais você aprende, mais você percebe que o mundo é imprevisível.”
  13. “Não tente evitar o risco, aprenda a se beneficiar dele.”
  14. “A aleatoriedade é a maior força motriz do universo.”
  15. “Não confie em ninguém que não tenha experimentado o que você está passando.”

Fontes: Infomoney, Suno, Mais retorno, Companhia das Letras, Conteúdos XPI, Poder 360

Daniel Kahneman: biografia e carreira do Nobel de economia

Jim Simons: quem foi o criador do fundo Medalliou

Anne Werninghaus: quem é essa bilionária brasileira?

Nath Finanças: conheça a vida e carreira da influenciadora