Parachain: descubra o que é, para que serve e como funciona?

29 de novembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 16 seg


A parachain é uma solução usada para dar forma a interoperabilidade entre redes blockchains. Ela também possibilita a transação de informações entre várias blockchains.

Sendo que as parachains tem como base a Polkadot, que se conecta a rede principal com as blockchains paralelas.

Desse modo, uma blockchain consegue se comunicar com outras blockchains. Isso traz maior escalabilidade para a Polkadot, que tem e sustenta o sistema de parachains.

Sendo assim, essa conexão permite a troca de informações por meio das diferentes blockchains e sistemas em uma rede universal.

Além disso, as parachains se conectam à cadeia principal e delegam o consenso e seus cálculos de segurança para a principal cadeia. Isso para que ela se torne mais rápida e livre de congestionamento.

Enfim, cada parachain pode ter suas próprias regras de governança e o token da Polkadot (DOT) atende a diferentes funções dentro da rede, até mesmo como token de governança.

Como o parachain funciona?

A rede Polkadot possibilita a criação de blockchains customizadas. Isso permite a criação de jogos, DeFi e várias aplicações em blockchain.

Neste contexto, as parachains funcionam como uma forma de ajustar e customizar o algoritmo de consenso, velocidade dos blocos e etc.

No entanto, as parachains têm muitas diferenças em comparação com outras blockchains que também possibilitam a criação de Defi, jogos e afins.

Por exemplo, diferente de outras blockchain, a Polkadot tem um sistema muito competitivo, impedindo que qualquer pessoa tenha acesso as parachains.

Para você ter uma ideia, no ecossistema da Polkadot, existem cerca de 100 parachains, que vão sendo liberadas aos poucos.

Desse modo, para ter acesso a uma parachain, as pessoas precisam dar lances em DOTs, e o ganhador do leilão tem acesso a uma parachain por cerca de dois anos.

Sendo que, durante este período, os ativos dedicados ao leilão serão travados.

Lembrando que o DOT é o token dentro do projeto da Polkadot. Sendo que ele pode ser usado em várias situações, inclusive, para participar do leilão.

Leilões de parachains

Os leilões de parachains na rede Polkadot ocorrem quando as pessoas querem fazer parte de uma parachain. Desse modo, elas fazem lances para ganharem e permanecerem na rede.

Por meio de uma conta única é possível ter acesso a uma parachain. Contudo, a conta única tem um valor relativamente alto.

É por isso que muitos usuários optam por unirem suas criptos DOT, para financiarem juntos um projeto.

Os leilões em si são finalizados de maneira aleatória. Essa é uma forma de incentivar as pessoas a darem logo seus lances do começo, ao invés de esperarem o final do leilão.

Além disso, esse mecanismo permite que todos participem, já que não ocorre de quem tem o maior capital dar o preço final e ganhar.

Como ter acesso a uma parachain?

O acesso a uma parachain é limitada. Por isso, o acesso ocorre por meio de leilões.

Portanto, para acessar uma parachain, é preciso dar lances do leilão com o token DOT. Quem ganhar o leilão, tem acesso a uma parachain durante dois anos.

Duração das parachains

A duração das parachains depende das condições de cada rede. 

Contudo, os períodos são limitados e relativamente curtos para que a concorrência não perca força nem intensidade, pois cada usuário ou rede vai fazer de tudo para ganhar esse lugar.

Além disso, isso faz com que a concorrência seja justa e que todos tenham a oportunidade de participar.

Vale destacar que as parachains não são apenas uma ampliação das possibilidades do mundo cripto, elas são também uma mudança no paradigma no mundo virtual.

Relação entre parachains e polkadot

As parachains tem como base a Polkadot. Ambas são soluções que servem para resolver os problemas de comunicação entre as redes blockchains.

Na prática, as parachains se conectam à rede principal para manter a segurança e validam as transações entres as blockchains.

Portanto, uma blockchain consegue se comunicar com outras blockchains por meio da Polkadot. Esse processo proporciona maior estabilidade para a Polkadot, que sustenta e possui o sistema de parachains.

Além disso, esse sistema proporciona a troca de informações por meio de diferentes blockchains.

Em resumo, a parachain se conecta e delega os seus cálculos de segurança para a cadeia principal, com o intuito de se tornar mais rápida e livre de congestionamento.

LEIA MAIS

ASTR: conheça a criptomoeda do ecossistema Polkadot

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

GAL: conheça a criptomoeda do Project Galaxy

LOKA: conheça a criptomoeda de League of Kingdom Arena

Fontes: Novadax, Launch pad e, por fim, Lemon.