Como funcionam os fundos de criptomoedas?

5 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 4 min, 32 seg


Esse é um assunto que, apesar de em alta, gera muita dúvida e receio entre os investidores. Por conta de ainda gerar muitos questionamentos, as pessoas têm medo de se expor no mercado de criptoativos. Porém, as criptomoedas estão se destacando cada vez mais no mercado brasileiro.

Os fundos de investimentos trazem consigo o benefício de vir com estratégias dedicadas a cripto, que também são conhecidos como fundos de criptomoedas. Inegavelmente, essa modalidade poupa o investidor de ter que entrar diretamente no mercado de compra e venda das criptomoedas, tudo isso sem precisar ter que lidar com a burocracia das transações.

Os fundos de investimentos nada mais são do que aplicações coletivas, onde os investidores, que são os cotistas,  podem fazer aportes em diferentes ativos.

Surpreendentemente, no Brasil, de acordo com dados de 2020 da Anbima, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, já são mais de 20 mil fundos de investimento, que juntos possuem um montante superior a R$ 5 trilhões. 

Fundos de criptomoedas temáticos

Não é uma tarefa fácil analisar cada criptomoeda disponível, por isso os fundos de criptomoedas temáticos se mostram como uma opção para facilitar esse processo.

No Brasil, existem diversos fundos temáticos de criptoativos não só para investidores profissionais como também para o pequeno investidor.

Fundos de criptomoedas de Índice

Estes fundos de criptomoedas, são também chamados de fundos de índice ou ETF, de Exchange Trade Funds, e contam com carteiras que tentam acompanhar a performance de um índice no mercado financeiro.

Dessa forma, é gerado um portfólio que sempre busca replicar a carteira teórica analisada através de cálculos do índice. Em conclusão, o ETF é vantajoso por suas baixas taxas de administração e não possui come-cota a cada 6 meses.

Vantagens e desvantagens dos fundos de criptomoedas

Um dos pontos que mais chama a atenção no mercado de fundos de criptomoedas é a vantagem dos investidores em criptoativos não se exporem a uma moeda global.

Além disso, é uma moeda descentralizada e cada vez mais usada em transações de diversos tipos por todo o mundo. Assim também, possui praticidade e segurança. Já as desvantagens, por outro lado, seriam as opções limitadas e taxas de administração.

Opções de fundos de criptomoedas

1. Fundo Hashdex NCI 20

Esse fundo de criptomoeda é dedicado a uma gestão de recursos especializada em criptos, criada em 2018 com o objetivo de fazer uma ponte entre mercado financeiro “tradicional” e o mercado de criptoativos. Por isso, é dedicada a investidores com o desejo de se familiarizar com esse universo.

2. BTG Pactual Bitcoin 20

É uma plataforma 100% digital, ligada ao BTG Pactual que possui diversos tipos de investimento, como renda fixa e variável, além de fundos de investimento. Assim também, se mostra como uma porta de entrada para o mercado dos criptoativos.

3. Vitreo Cripto Metals Blend

Outro que dá a oportunidade de investir em fundos de criptomoedas. Além disso, conta com proteção ao portfólio e metais preciosos como reserva de valor.

4. Fundos de criptomedas Vitreo Bitcoin DeFi:

Com a promessa a um acesso à tese revolucionária e potencialmente lucrativa das famosas DeFi, que são as Finanças Descentralizadas. Além disso, tem exposição 100% aos criptoativos para investidores de varejo, e investe seus recursos em 20% em ativos de DeFi E 80% em ETFs de criptos.

5. BLP Criptoativos

Uma gestora com mais de 10 anos de história e pioneira no desenvolvimento do primeiro fundo de criptoativos em terras brasileiras. Dessa forma, é profissional em BLP e possui uma carteira composta por criptomoedas e tokes, exclusivamente.

6. Fundo Hashdex NCI 40

Certamente é um dos tipos de fundos de criptomoedas para investidores qualificados, também conhecida como Hashdex Criptoativos Explorer. Em síntese, os investidores qualificados são aqueles investidores PF com pelo menos um milhão alocados em outros investimentos.

7. Fundos de criptomoedas Hashdex Bitcoin Full 100

Assim como a anterior, esse fundo de investimento também é dedicado a investidores qualificados, além de mirar em uma alta exposição ao criptoativo mais famoso do mundo. Assim também é o fundo da Hashdez com maior alocação de criptos, o que traz volatilidade em resultados.

8. Fundo QR Blockchain Asset

Nos dias atuais, um dos principais nomes entre gestoras de recursos brasileiras sobre desenvolver e oferecer fundos com foco principalmente em criptoativos. Assim também, possui foco em investidores qualificados e dedica até 100% do patrimônio líquido em ativos digitais e demais ativos financeiros.

9. QR BTC Max

Assim como os últimos, é dedicado a investidores de perfil qualificado e é um grande fundo da gestora QR onde possui alocação de 100% em Bitcoins.

10. Fundo Forpus Multiestratégia

A princípio, é uma gestora prestigiada no mercado nacional, a Forpus já soma 7 anos de existência. Sobretudo, esse fundo procura superar o CDI no longo prazo e para isso segue uma estratégia de investimentos conhecidos como top-down. 

Confira também o vídeo de Raul sena falando sobre as novas ETFs HASH11 e QTBC11:

Agora que já sabe um pouco mais dobre os fundos de criptomoedas que tal começar a conhecer essa criptomoeda Primecoin: o que é, como funciona e como comprar

Fonte: Warren; EInvestidor; Valor; O Real Valor; Vitreo e BTG Pactual Digital.