É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

29 de outubro de 2021 - por Jaíne Jehniffer


Você já deve ter ouvido histórias de pessoas que ficaram ricas ao aplicar em criptos. Mas você sabe como ganhar dinheiro com criptomoedas?

O mercado de criptomoedas está fazendo muito sucesso. Logo, surgem muitas pessoas querendo ganhar dinheiro com criptos. Mas é preciso ter cuidado, pois a maioria das pessoas perde dinheiro.

Lembrando que este é um texto opinativo. Você não deve considerar esse texto como uma recomendação de investimentos.

É possível ganhar dinheiro com criptomoedas?

Como somos constantemente impactados com histórias de pessoas que ficaram ricas ao aplicar em criptos, bate a vontade de investir também.

Mas será que existe uma forma de ganhar dinheiro de verdade com consistência no mercado de criptos? Será possível lucrar com criptos, mas sem ser levado pela euforia do mercado?

Sim, é possível ganhar dinheiro com criptomoedas. Para isso, você precisa estar atento à alguns fatores:

  1. Nem tudo que reluz é ouro;
  2. Nem tudo que tem cripto no nome está imune a fraudes;
  3. Se você não sabe o que está fazendo, você vai perder dinheiro.

Muitas pessoas tiveram altos lucros com moedas digitais. No entanto, a maioria dessas pessoas teve sorte. Por exemplo, ninguém sabia que o Bitcoin iria se valorizar tanto.

Nem mesmo os entusiastas do Bitcoin, achavam que ele ia subir dessa forma. Na verdade, grande parte das pessoas que aplicaram em criptos anos atrás, nem sabiam direito o que estavam fazendo.

Além disso, enquanto algumas poucas pessoas tiveram altos lucros, a maior parte teve prejuízo. Enfim, neste texto nós vamos te ensinar como montar uma estratégia que pode aumentar suas chances de ganhar, ao mesmo tempo em que diminui os riscos.

Pesquisa

Hoje existem várias ferramentas para te ajudar a analisar dados sobre criptomoedas. Mas não existe nada tão robusto e completo quanto a API DA Coingecko.

Segundo esses dados, se analisarmos 1985 moedas, algumas com relatórios disponíveis desde 2013, vamos chegar a estatística de que apenas 40% se valorizaram no período. Ou seja, você tem mais chances de perder dinheiro do que de ganhar.

Se considerarmos o ganho de todas essas moedas, a gente chega a uma média de 3.048% de valorização. Se removermos 1% das moedas que mais se valorizaram, temos um retorno médio de 641%.

Por fim, removendo os 5% das maiores valorizações, temos a valorização média de 242%. Ou seja, de fato a maior parte das moedas não se valorizaram.

Logo, se continuarmos a tirar as porcentagens das moedas que mais se valorizaram, vamos notar que no fim só restam as shitcoins. A dica é não se deixar enganar pela média geral e achar que ao investir em qualquer moeda você terá lucros.

como ganhar dinheiro com criptomoedas

Para você ter uma ideia, a valorização de 242% é praticamente o dobro do Ibovespa no mesmo período. O Índice Bovespa teve uma alta de 111,62% de dezembro de 2013 até hoje. Já o S&P 500 teve o dobro.

Em síntese, para ganhar dinheiro com criptomoedas você precisa escolher as 1% campeãs ou ao menos as 5% que performaram ligeiramente superior ao S&P500.

Como ganhar dinheiro com criptomoedas

Você já sabe que é possível ganhar dinheiro com criptomoedas ao aplicar nos 1% ou nos 5% que tiveram uma performance melhor. Mas resta a pergunta: como aplicar nessa minoria de criptos que traz altos retornos?

Se analisarmos historicamente, é possível notar que houve uma grande rotatividade na negociabilidade das criptos. Sendo assim, algumas sempre se mantiveram dentre as mais negociadas e outras variavam.

Com essa análise é possível perceber que quanto mais uma cripto é negociada, maior tende a ser a sua valorização. Sendo que a gente pode descobrir como que uma moeda é mais negociada através da taxa de buscas sobre ela.

No gráfico abaixo, é possível notar que quanto maior o número de buscas de uma moeda, mais negociada ela se torna. Dessa forma, a tendência é que a lei da oferta e demanda entre em ação e a moeda se valorize.

Em outras palavras, quanto mais popular é uma moeda, maior a chance dela se valorizar. Confira no gráfico:

como ganhar dinheiro com criptomoedas

O fato de que as moedas mais comentadas tendem a se valorizar, indica que as pessoas não estão estudando sobre criptos. Na verdade, a maioria das pessoas está aplicando apenas porque ouviu falar, mas não entende a tecnologia.

Comprar as criptomoedas mais populares

Se a tendência é que uma cripto muito comentada se valorize, então é possível investir em criptomoedas populares e ganhar dinheiro, certo? De fato, teve uma pessoa que desenvolveu essa estratégia e ainda fez simulações dos possíveis resultados.

Em resumo, a simulação aponta o quanto uma pessoa iria obter ao comprar as 10 criptomoedas mais negociadas no mês anterior. Na simulação, ele considerou aplicações de 2014 a 2021.

Desse modo, ele simulou que uma pessoa aplicou US$ 100 por mês nas criptos mais buscadas com base na API da CoinGecko. Sendo que a ideia é dividir os US$ 100 entre as 10 moedas mais pesquisadas. O resultado seria esse:

como ganhar dinheiro com criptomoedas

Apesar da simulação apontar para retornos altos, isso não significa que essa estratégia funciona na vida real. Isso porque, retorno passado não garante retorno futuro.

Portanto, não faz sentido seguir essa estratégia à risca. Afinal de contas, ela não é capaz de prever o futuro. Ela é apenas uma análise muito boa do passado.

Mesmo não sendo uma estratégia que garante altos retornos, ela ainda é melhor que comprar moedas de forma aleatória. Porém, o mais interessante é estudar a cripto a fundo antes de aplicar nela.

Enfim, agora que você sabe que é possível ganhar dinheiro com criptomoedas, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e descubra quais são as 10 moedas mais populares:

E aí, gostou de aprender como ganhar dinheiro com criptomoedas? Então leia também Milionário com 5 reais por dia: é possível?

Fonte: Roteiro de Raul Sena.

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil