Rateio em IPO, o que é? Como funciona, o que fazer e exemplos

8 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 52 seg


O rateio de IPO acontece quando a quantidade de investidores que reservaram ativos é superior à quantidade de ações disponibilizadas pela empresa que está abrindo o capital.

Não são todas as IPOs que resultam em rateio de ações. No entanto, o investidor deve estar preparado para lidar com isso, já que pode ser que ele não consiga comprar a quantidade de ações desejada. 

Existem maneiras diferentes de realizar o rateio de IPO e lidar com o excesso de demanda em relação à oferta. Desse modo, o rateio pode ser através do método tradicional, linear ou ainda por ordem de chegada. 

O que é rateio de IPO

Quando a quantidade de investidores de uma IPO supera a quantidade de ações, é necessário fazer um rateio de IPO. Sendo assim, o rateio consiste na divisão das ações disponíveis de acordo com as reservas feitas pelos investidores. 

Rateio em IPO, o que é? Como funciona, o que fazer e exemplos

Mg turismo

Não são todas as aberturas de capital que chamam tanto a atenção dos investidores a ponto de ocorrer um rateio de IPO. Além disso, o rateio pode ser feito de três maneiras diferentes: tradicional, por ordem de chegada ou linear. 

Processo de IPO

A sigla IPO deriva do inglês Initial Public Offering, que traduzindo significa Oferta Pública Inicial. Dessa maneira, a IPO é o processo no qual uma empresa abre capital e suas ações passam a ser negociadas na bolsa de valores brasileira

Geralmente, as empresas que abrem o capital estão em busca de recursos para aumentar o negócio. No entanto, o processo de abertura não é fácil nem rápido, já que as companhias precisam se enquadrar em uma série de exigências da Comissão de Valores Mobiliário (CVM)

Rateio em IPO, o que é? Como funciona, o que fazer e exemplos

Urbe

Depois de passar por diversos procedimentos burocráticos, as empresas devem preparar um prospecto. É por meio deste documento que os investidores decidem por investir na companhia ou não. Os investidores que decidirem aplicar na empresa, devem fazer uma reserva de ações.

Porém, algumas IPOs chamam a atenção de muitos investidores e a quantidade de ações se torna pequena frente a quantidade de interessados. É aí que surge a necessidade da divisão das ações, ou seja, o rateio de IPO. 

Como o rateio de IPO funciona

O rateio de IPO funciona por meio da divisão das ações que a empresa está disposta a emitir, pela quantidade de investidores interessados.

Portanto, quando o rateio acontece, o investidor não consegue adquirir a quantidade de ações que ele desejava inicialmente, já que ela teve que ser dividida entre os interessados. 

Rateio em IPO, o que é? Como funciona, o que fazer e exemplos

Focus

Dessa forma, suponhamos que você tenha reservado 400 ações. Entretanto, devido à demanda, ocorreu um rateio de IPO. Neste caso, você pode receber uma quantidade um pouco abaixo ou bem abaixo da quantidade inicialmente reservada.

É importante notar que, com a grande quantidade de interessados, ocorre uma valorização dos papéis, o que significa que a empresa sai ganhando com o rateio de IPO. 

Tipos

O rateio de IPO pode ocorrer de três maneiras distintas: rateio linear, por ordem de chegada ou método tradicional. 

1- Linear

Também conhecido como método igualitário e sucessivo, o rateio linear consiste na distribuição unitária de ações até que o limite de quantidade desejada pelo investidor seja atingido. 

Rateio em IPO, o que é? Como funciona, o que fazer e exemplos

Space money

Sendo assim, uma ação é destinada a cada investidor e conforme os investidores forem atingindo o valor reservado, eles vão saindo da distribuição. Esse método é bastante interessante para os pequenos investidores, já que a probabilidade de conseguir a quantidade de ações desejada é maior. 

2- Ordem de chegada

Neste segundo tipo de rateio, os primeiros investidores a fazerem a reserva de ações, saem em vantagem em relação aos últimos. Isso porque os investidores que tiverem reservado primeiro são contemplados com a quantidade de papéis que desejavam. Porém, os investidores que reservaram por último, podem conseguir menos do que esperavam ou não receber ação nenhuma. 

3- Tradicional

Por fim, temos ainda a divisão de ações através do método tradicional, também conhecido como método proporcional. O cálculo deste rateio é simples, já que leva em consideração a relação entre a oferta e demanda de maneira proporcional. 

Suponhamos que o valor dos papéis de uma empresa que está abrindo o capital tenha totalizado R$ 100 milhões. Em contrapartida, o valor total de reservas ficou em R$ 250 milhões. Dessa maneira, é preciso fazer a divisão entre estes dois valores para determinar a proporção, que neste exemplo, será de 40%. 

Patrika

Portanto, o valor de 40% representa a quantidade que o investidor poderá comprar com base na quantidade por ele reservada. Em outras palavras, o investidor não poderá comprar todas as ações reservadas, apenas 40% do valor. 

Este método é considerado prejudicial ao pequeno investidor. Isso porque os pequenos investidores já realizam reservas pequenas e, com a divisão, poderão comprar apenas uma parte deste valor. Já os grandes investidores saem em vantagem, já que fizeram uma grande reserva e mesmo não podendo comprar tudo, ainda podem adquirir uma boa quantidade. 

O que fazer em caso de rateio

A divisão de ações pode decepcionar alguns investidores, principalmente se o tipo de rateio lhes for prejudicial. Contudo, é importante que ao optar por reservar ações, o investidor esteja ciente de que isso pode acontecer, principalmente em grandes IPOs. 

Rateio em IPO, o que é? Como funciona, o que fazer e exemplos

Modalmais

Alguns investidores, por medo do rateio de IPO, decidem reservar mais ações do que pretendiam, como uma forma de se proteger. Mas, essa estratégia é bastante arriscada, já que pode não acontecer um rateio e, neste caso, o investidor é obrigado a arcar com todas as ações reservadas. 

Exemplos de rateio na IPO

Já aconteceram diversos casos de rateio de IPO na história da bolsa de valores. Dentre eles, podemos citar a abertura de capital da Visanet, em 2009. O sucesso da IPO da Visanet foi tão grande, que ele foi considerado como a maior abertura de capital do Brasil até então. 

Euro invest

Naquela ocasião, cada investidor conseguiu comprar apenas 38,35% do valor que tinha reservado. Ou seja, a demanda foi quase três vezes maior do que a quantidade de ações disponíveis. 

Outro exemplo, dessa vez mais recente, foi a IPO da Vivara, em 2019. A quantidade de interessados nas ações da empresa foi cinco vezes a quantidade ofertada pela Vivara. Desse modo, cada investidor pôde comprar apenas 3,2% do volume ofertado. 

E aí, curtiu conhecer sobre o funcionamento do rateio de IPO? Então aproveite para entender mais sobre o funcionamento de Ofertas de ações – Como funcionam, tipos e como investir em IPOs.

Fontes: Mais retorno, Suno e Mais retorno

Imagens: Mg turismo, Modalmais, Focus, Space money, Pymnts, Urbe, Patrika e Euro invest