ROAE, o que é? Como funciona, pra que serve e diferenças entre ROE

25 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 39 seg


O ROAE é um indicador usado pelos investidores para analisar o retorno sobre o patrimônio médio da empresa. Sendo assim, através desse indicador, é possível comparar a performance da companhia em relação aos anos anteriores e em relação às empresas do mesmo segmento econômico.

Apesar de a sigla ROAE ser parecida com ROE, os dois indicadores possuem utilidades diferentes. Isso porque o ROAE ignora as flutuações que ocorrem ao longo do ano e proporciona uma visão ampla para o investidor. 

Em contrapartida, o ROE analisa o retorno sobre o capital próprio da empresa naquele momento. Portanto, o ROE muda ao longo do ano, conforme as informações usadas no cálculo variam.

O que é ROAE?

A sigla ROAE deriva de Return On Average Equity ou em português Retorno sobre Patrimônio Médio. Trata-se de um indicador financeiro usado para medir a performance de uma companhia, tendo como base o seu patrimônio líquido médio em circulação entre os acionistas.

ROAE, o que é? Como funciona, pra que serve e diferenças entre ROE

Santander negócios e empresas

Dessa maneira, o ROAE é uma espécie de versão ajustada do ROE – Return of Equity, que mede o desempenho da companhia em determinado ano fiscal.

Como o ROAE funciona?

O ROAE funciona como uma maneira do investidor analisar a lucratividade da empresa. Inclusive, ele pode servir como um parâmetro para comparar a evolução de empresas que pertencem ao mesmo segmento econômico. 

Considerando somente o ano fiscal, a fórmula simplificada para calcular o ROAE é: Retorno sobre patrimônio médio = (PL inicial + PL final) / 2. No entanto, é possível usar também a seguinte fórmula: ROAE = resultado líquido / patrimônio líquido médio.

ROAE, o que é? Como funciona, pra que serve e diferenças entre ROE

Upper tools

Um ROAE alto indica que a companhia está gerando mais retorno para cada real de patrimônio líquido. Entretanto, a elevação do retorno sobre o patrimônio pode estar relacionado ao endividamento da empresa. Um certo nível de alavancagem é normal para que a companhia possa acelerar o seu crescimento.

Porém, se a dívida estiver descontrolada pode indicar sérios problemas no negócio. Por isso, para comprovar que a empresa é realmente lucrativa ao invés de excessivamente endividada, é fundamental comparar o ROAE com outras taxas de retorno.

Diferenças entre ROAE e ROE

O ROE serve para analisar o retorno sobre o capital próprio da companhia no momento em que o ativo está sendo analisado. Isso significa que as informações podem variar ao longo de um período, o que faz com que o ROE flutue.

Por outro lado, o ROAE é utilizado como um indicador de média. Sendo assim, a intenção é que as flutuações que ocorrem ao longo do ano possam ser ignoradas.

Administradores

Desse modo, ao ignorar essas variações, o investidor consegue ter uma visão geral do desempenho da empresa ao longo do ano. Por isso, esse indicador pode ser utilizado ao comparar a evolução da performance da empresa em relação aos anos anteriores.

Pra que serve?

Medir o retorno sobre o patrimônio médio de uma empresa serve para que o investidor possa ter uma visão mais ampla da lucratividade da companhia. Ele é especialmente útil quando a empresa apresentou uma variação expressiva no valor do seu patrimônio líquido.

Sendo que, a ocorrência de variações abruptas no patrimônio líquido durante o ano fiscal é considerada normal, principalmente nas companhias em processo de expansão.

Dessa forma, esse indicador facilita a análise da empresa por parte do investidor e ajuda também na comparação do desempenho do retorno sobre o patrimônio ao longo dos anos.

ROAE, o que é? Como funciona, pra que serve e diferenças entre ROE

Alpha

O ROAE serve ainda para que o investidor compare a performance da empresa com outras companhias do mesmo segmento. Enfim, o Return on Average Equity é um bom indicador para analisar o desempenho de uma empresa.

Contudo, ao investir na bolsa de valores, é importante considerar diferentes indicadores na análise, como, por exemplo, o Dividend Yield, ROIC e EBITDA. Sendo que o mais recomendado é fazer uma Análise Fundamentalista, o que é? Conceitos, cálculos e como aplicar

Fontes: Suno e Top tip finance

Imagens: Upper tools, Santander negócios e empresas, Uni educar, Administradores e Alpha