Stock: o que é, como funciona, como investir, Stock x BDR

26 de agosto de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 18 seg


O termo Stock se refere às ações negociadas nos EUA e também é usado para se referir à análise de uma empresa antes de investir. Dessa forma, é possível identificar quais ações, provavelmente, terão valorização acima da média do mercado. Isso é muito útil na hora de investir, pois significa investir com mais segurança.

Contudo, mesmo com stock picking, como também é chamada essa análise, investir em renda variável representa sempre um risco. Nesse sentido, com o uso de algumas ferramentas é possível minimizar esse risco. Algumas delas são baseadas na qualidade da empresa. Já outras, são fundamentadas em análises numéricas.

Quer saber mais sobre o que é stock? Continue a leitura.

O que é Stock?

O termo stock diz respeito às ações negociadas nas bolsas de valores norte-americanas. Ou seja, em português, stocks são ações. Os investidores brasileiros podem abrir uma conta em uma corretora internacional, diversificando entre as mais de 8 mil empresas listadas nos Estados Unidos.

Antigamente, esse processo de diversificar no exterior era complicado, já que o investidor precisava entender sobre o mercado norte-americano e falar inglês. No entanto, atualmente existem plataformas focadas no público brasileiro com plataforma em português e abertura de conta facilitada.

Além do termo stock, temos ainda as common stock, que são as ações ordinárias de uma empresa. A vantagem dessas ações é que elas dão direito ao voto nas assembleias gerais da empresa, de maneira proporcional à quantidade de ações que a pessoa tiver.

Por meio das common stocks o investidor pode contribuir com o futuro da empresa. Essas ações têm ainda a vantagem de contarem com tag along. Em síntese, a tag along dá ao acionista o direito de vender suas ações por um valor no mínimo 80% ao valor que o controle da empresa tiver vendido.

Esse mecanismo é útil, por exemplo, quando o controlador da empresa vende o controle. Outro tipo de ações são as preferenciais, que não dão direito de participação nas assembleias da empresa, mas dão prioridade no recebimento de dividendos.

Como funciona?

As stocks funcionam como ações de empresas negociadas nas bolsas de valores dos EUA. Ao investir nessas empresas, o investidor se torna sócio do negócio, obtendo alguns direitos como, por exemplo, a participação nos resultados da empresa.

A palavra stock também está ligado a stock picking, que é uma forma de análise de ações com o intuito de encontrar boas oportunidades de investimentos, em empresas com potencial de valorização. Desse modo, a intenção é investir em boas ações e vendê-las quando elas se valorizarem.

No entanto, essa estratégia pode e deve ser posta em prática com foco no longo prazo, ou seja, investir em boas ações e continuar com elas em carteira por muitos anos, independente da valorização.

Como investir em Stocks?

Investir em stocks é uma boa opção para quem deseja diversificar a sua carteira de investimentos. Isso porque, com a diversificação internacional, você consegue diminuir os impactos que a economia nacional terá na sua carteira. Além disso, você tem acesso a uma grande quantidade de opções de ativos no exterior.

Para investir diretamente em stocks nas bolsas de valores dos EUA, basta abrir a sua conta em uma corretora internacional. Existem várias plataformas focadas no público brasileiro, com informações em português, então, não é uma operação tão complicada, como muitas pessoas pensam.

O primeiro passo é analisar as opções de corretoras internacionais com foco no público brasileiro. Nessa etapa, analise os serviços oferecidos, os ativos disponíveis e as taxas cobradas. Escolha a corretora que melhor atender suas necessidades e abra uma conta.

Depois disso, faça uma transferência para a sua conta e invista nas ações que desejar. Ao escolher as ações, não se esqueça de fazer uma boa análise da empresa, verificando seus indicadores e potencial de crescimento. Além disso, não se esqueça de investir com foco no longo prazo.

Stocks ou BDR?

Stocks são as ações negociadas nos EUA. Para adquirir essas ações, o investidor brasileiro pode abrir uma conta em uma corretora internacional e escolher entre grandes empresas como Apple, Amazon e Microsoft.

Por outro lado, os BDRs – Brazilian Depositary Receipt,ou, em português, Recibo de Depósito Brasileiro, são documentos que representam as ações negociadas nos EUA.

Portanto, ao investir em BDR, você não está investindo de fato na ação, mas sim em um documento que representa uma fração dessa ação que fica sob a guarda de uma empresa custodiante.

A semelhança entre as stocks e os BDRs, é que ambos oferecem acesso ao mercado global de investimentos. Isso significa que você pode diversificar no exterior com os dois tipos de ativos.

1. Quais as diferenças?

A grande diferença entre um BDR e um stock é que ao aplicar em BDR, você investe indiretamente na ação; já ao adquirir um stock, você está, de fato, aplicando na empresa. Desse modo, com as stocks, você tem uma participação direta na empresa escolhida, pois se torna sócio do negócio.

Por outro lado, com os BDRs, você participa apenas de forma indireta nos resultados da empresa, pois não se torna de fato um sócio do negócio.

Outra diferença é que a negociação de BDRs ocorre em reais, por meio de corretoras nacionais. Em contrapartida, para negociar stocks é preciso criar uma conta em uma corretora internacional.

Além disso, nas stocks você pode comprar frações de um ativo, passo passo em que, nos BDRs, a quantidade mínima é uma unidade que não pode ser fracionada.

Temos também diferenças no Imposto de Renda: nas stocks, existe isenção para o ganho de capital em vendas mensais de R$ 35 mil. Já os BDRs, têm tributação em todo ganho de capital.

2. Qual vale mais a pena?

Para saber qual vale mais a pena, é preciso analisar as vantagens e desvantagens das stocks e dos BDRs, para descobrir qual faz mais sentido para você. A vantagem dos BDRs é a facilidade, pois é possível investir em uma corretora brasileira, e não é preciso abrir uma conta em uma corretora internacional.

Outra vantagem é que a declaração no Imposto de Renda é mais simples no caso dos BDRs. Além disso, o investimento em BDRs é feito em real, não é preciso ficar convertendo as moedas.

A desvantagem é que não ocorre o envio do dinheiro para o exterior, sendo assim, ele continua sujeito às mudanças na legislação nacional. Outra desvantagem é que você não tem uma participação direta nos resultados da empresa.

A vantagem das stocks é que o investidor pode escolher entre as milhares de empresas de capital aberto nos EUA, e o seu dinheiro estará de fato aplicado no exterior. A desvantagem é que o investidor precisa abrir uma conta internacional e lidar com a conversão de câmbio.

Fontes: Conceito, Como investir, Inter, Kinvo, Suno, Mundo carreira, Eu quero investir, Yubb, Mundo carreira e The cap.