Stock picking: o que é, como funciona e como fazer

30 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 34 seg


O stock picking é uma estratégia de investimentos, cujo objetivo é comprar barato e vender caro. Sendo assim, os investidores adeptos dessa estratégia analisam as ações em busca de oportunidades de ganhar com a diferença entre a compra e a venda.

Geralmente esses investidores analisam profundamente a empresa, para identificar as ações que possuem grande potencial de valorização. De maneira geral, essas empresas pertencem a setores que têm ou estão ganhando destaque no mercado.

Além disso, normalmente são empresas consolidadas, com bons indicadores e potencial futuro. Desse modo, a intenção do investidor é obter um retorno acima da média do mercado investindo em empresas que apresentem potencial de valorização e baixo risco.

O que é stock picking?

O stock picking é uma estratégia onde o investidor escolhe ativos baratos e posteriormente faz a sua venda quando eles se valorizam. Sendo que stock são as ações norte-americanas e picking em português pode ser entendido como seleção. Logo, stock picking seria a seleção de ações desvalorizadas que possuem potencial de valorização.

Neste tipo de estratégia, a carteira do investidor gira de acordo com as oscilações de preços dos ativos. Dessa forma, a carteira de ações de um stock picker pode variar bastante de acordo com oportunidades que ele enxerga no mercado.

Stock picking: o que é, como funciona e como fazer

Catana capital

O objetivo ao usar essa estratégia é obter rendimentos que superem o mercado e valorizar o próprio patrimônio do investidor. Essa é uma estratégia bastante comum no mercado, apesar disso, ela geralmente é usada somente por investidores experientes e não é recomendada para os investidores iniciantes.

Isso porque, para usar essa estratégia é fundamental que o investidor conheça a fundo o mercado de ações, saiba selecionar ativos, identificar oportunidades, analisar riscos, verificar o potencial de retorno das ações e quando mudar as posições. 

Como o stock picking funciona?

O stock picking funciona como uma estratégia de lucrar com a diferença de compra e venda de ativos. Portanto, o princípio central do stock picking é comprar barato e vender caro. Dessa forma, o investidor busca encontrar as ações que estão baratas, mas que possuem grande potencial de valorização.

Além disso, é preciso identificar quando a ação já valorizou ao máximo e está na hora de se desfazer da posição. Para encontrar as ações com potencial e determinar o melhor momento de saída, os investidores utilizam várias técnicas. Enfim, algumas das questões analisadas por stock pickers são:

1- Boas empresas

A intenção com o stock picking é investir em ativos de boas empresas. Dessa maneira, são levados em consideração os indicadores financeiros da companhia, como, por exemplo, retorno sobre patrimônio líquido, endividamento e margens de lucro.

Stock picking: o que é, como funciona e como fazer

Clube do valor

Sendo que essas informações são divulgadas de maneira pública para os investidores trimestralmente. É válido analisar também as informações divulgadas em canais de notícias, tais como: mercado de atuação da empresa, administração do negócio, as possíveis oportunidades e o seu potencial de crescimento. 

2- Preços atrativos

Além de verificar a qualidade da empresa, é preciso analisar se o preço dos seus ativos estão desvalorizados. Afinal de contas, a ideia é comprar barato e vender caro. Uma das formas de identificar se uma ação está barata é fazendo o valuation da companhia.

Em síntese, o valuation é um processo de análise que visa identificar o valor real da empresa para determinar se sua ação está cara ou barata. Esse é um estudo bastante complexo que lida com diversos indicadores, tais como:

  • EV/Ebitda: Aponta a relação entre o valor de firma da companhia e a estimativa de geração de caixa. A intenção é verificar o quanto os investidores estão pagando pela geração de caixa do negócio.
  • P/VPA: Indica o quanto os investidores aceitam pagar pelo patrimônio líquido da companhia, através da relação entre o preço da ação e o valor patrimonial por ação.
  • P/L: Mostra a relação entre o preço da ação e o lucro por ação.

Análises utilizadas

Ao fazer stock picking, o investidor pode utilizar diversos tipos de estratégias e análises. Contudo, as duas abordagens mais utilizadas são a análise fundamentalista e a value investing.

Stock picking: o que é, como funciona e como fazer

Alpha investidor

As pessoas que usam a análise fundamentalista e value investing são classificados como Groth investors (priorizam o potencial de crescimento do valor da empresa no longo prazo) ou value investors (tem o foco em analisar se o preço das ações está alinhada com a sua saúde financeira e se ele representa uma oportunidade de compra).

1- Análise fundamentalista: Esta análise é usada quando o investidor deseja estudar a fundo os indicadores de um negócio e verificar se ele tem potencial de crescimento futuro.

Desse modo, são analisadas diversas informações sobre a empresa como: geração de caixa, market share, endividamento, taxa de crescimento no mercado, perenidade do setor, lucro líquido, competidores do negócio e crescimento da receita. Para verificar todos esses aspectos, alguns indicadores são utilizados, como, por exemplo, o P/L.

Além da análise fundamentalista, o investidor também tem a opção de usar a análise técnica visando a realização de posições de curto prazo. Inclusive, você pode optar por usar as duas estratégias em conjunto, já que ambas analisam aspectos diferentes em relação ao negócio.

2- Value investing: A estratégia de value investing, significa investir em valor. Sendo assim, o objetivo é encontrar ações subvalorizadas, ou seja, com preço abaixo do seu valor real.

Modalmais

É importante destacar que o foco do value investing está no longo prazo. A intenção é encontrar ações subvalorizadas no presente, que possam se valorizar no futuro. Nessa estratégia são usados vários indicadores, como, por exemplo, o P/L e o EV/Ebitda. 

Vantagens e riscos

Utilizar essa estratégia possui a vantagem de que o investidor pode encontrar negócios com grande potencial de valorização, que podem trazer altos retornos. Como geralmente essas empresas possuem solidez, o risco da estratégia é reduzido.

Por fim, existe ainda a vantagem de que essa estratégia pode ser adequada ao tipo de aplicação preferida por cada investidor, por exemplo, ações de dividendos. Apesar das vantagens, essa estratégia ainda possui riscos. Isso porque, o investidor pode escolher as ações erradas. Nesse cenário, ele pode não conseguir o resultado pretendido ou pode ter prejuízos se esses ativos se desvalorizarem. 

Quem pode fazer stock picking?

Para fazer stock picking é preciso de tempo, disciplina e experiência no mercado. O tempo é necessário para que você possa se dedicar à análise das ações em busca de oportunidades.

Euroinvest

Já a dedicação é fundamental, pois estudar todos os indicadores e seguir a estratégia exige foco e dedicação. Por fim, a experiência é necessária, pois ela irá te ajudar a identificar as oportunidades e saber o momento certo de vender uma ação.

Como fazer stock picking?

Se você tem o que é necessário para ser um stock picker, então basta seguir os seguintes passos:

1- Acompanhe a economia: os preços das ações são impactos por acontecimento no mercado. Logo, ao acompanhar a economia e o mercado, você pode identificar oportunidades.

2- Estude: É preciso conhecer a fundo o funcionamento do mercado e continuar estudando para se aprofundar cada vez mais.

3- Analise as ações: Ao escolher as ações, não deixe de analisar os indicadores em busca de oportunidades de investir em empresas com bons fundamentos e potencial de crescimento.

Investidor de sucesso

4- Diversificação: Não deixe de diversificar a carteira de investimentos. Essa é uma maneira de potencializar os ganhos e diluir os riscos.

5- Longo prazo: A intenção do stock picking é comprar barato e vender caro. Apesar disso, o ideal é ter foco no longo prazo. Comprar e vender ações pode até te proporcionar algum lucro no curto e médio prazo. Entretanto, investir com foco no longo prazo provavelmente irá te trazer retornos muito maiores.

Para as pessoas que não possuem os elementos necessários para ser um stock picker, uma boa alternativa é investir em fundos com gestão ativa. Outra opção é montar uma carteira alinhada com o seu perfil de investidor e não realizar muitas movimentações. Uma das formas de fazer isso é por meio da estratégia Buy and Hold – O que é, como funciona, vantagens e desvantagens

FontesSuno, Warren e Eu quero investir

Imagens: Investnews, Catana capital, Clube do valor, Alpha investidor, Modalmais, Euroinvest e Investidor de sucesso