Tabela Price, o que é? Como funciona, cálculos e diferenças entre SAC

17 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 14 seg


A Tabela Price é usada para a quitação de financiamentos e empréstimos. O seu funcionamento se dá por meio da diminuição dos juros nas parcelas em paralelo com o aumento da amortização. 

Sendo assim, as parcelas por meio da Tabela Price, não sofrem alteração no valor ao longo do tempo, já que o aumento da amortização é compensado pela baixa dos juros. 

Outra forma de realizar o pagamento de financiamentos, é por meio da Tabela SAC. Neste caso, os juros diminuem, mas a amortização não, o que significa que o valor das parcelas pode baixar ao longo do tempo. 

O que é Tabela Price

A tabela Price é um método de amortização, usado no pagamento de empréstimos. Em síntese, quando uma pessoa compra um imóvel por meio do financiamento imobiliário, ela deve optar por uma das duas maneiras de se pagar a dívida, por meio da Tabela Price ou da Tabela SAC. 

Tabela price, o que é? Como funciona, cálculos e diferenças entre SAC

Azulis

Este método de amortização foi criado ainda no século XVIII, para auxiliar o Governo no pagamento de pensões e aposentadorias.

Entretanto, a Tabela Price foi se estendendo para outros setores e, atualmente no mercado financeiro, ela visa estabelecer como os juros serão cobrados a cada prestação. 

Como a Tabela Price funciona

A Tabela Price funciona por meio de um modelo crescente. Desse modo, conforme as parcelas do financiamento são pagas, a amortização aumenta e os juros do financiamento vão diminuindo.

Em outras palavras, a cada mês que a pessoa paga uma parcela do empréstimo, os juros vão diminuindo de maneira proporcionalmente inversa à amortização.

Na prática, essa relação entre o aumento da amortização e a diminuição dos juros não impactam no valor das parcelas. Basicamente, o que muda é a composição do valor pago mensalmente, mas não o valor das prestações. 

Portanto, quando uma pessoa realiza um financiamento, as primeiras parcelas pagas são voltadas para os juros do imóvel.

Tabela price, o que é? Como funciona, cálculos e diferenças entre SAC

Uol

Posteriormente, à medida em que as parcelas vão sendo pagas, o valor da amortização, que é o valor do imóvel, começa a ser pago. 

Ou seja, inicialmente o valor das parcelas é dedicado ao pagamento dos juros. Porém, conforme os juros vão sendo pagos, as parcelas passam a ser compostas pelo valor do imóvel (amortização).

Logo, o valor das parcelas continua o mesmo, só muda a sua composição, sendo que nas parcelas finais, cerca de 95% do valor correspondente às amortizações.

A taxa de juros cobrada varia de acordo com as instituições que concedem o financiamento. Já a amortização, será sempre crescente nos casos que optarem pela Tabela Price. 

Cálculos

Os cálculos da Tabela Price levam em consideração o valor total do imóvel, a taxa de juros cobrada e o tempo que dura o financiamento.

Primeiramente, é calculado o valor do imóvel e os juros, para então levar em consideração o tempo de pagamento. Dessa maneira, é possível determinar qual será o valor das parcelas, que se mantêm fixas até a quitação total da dívida. 

Empower

Com o valor da parcela definido, o que muda todos os meses é só a incidência maior da amortização e menor dos juros.

Dessa forma, quando o financiamento dura menos tempo, o cliente paga menos parcelas, o que faz com que os juros sejam pagos mais rapidamente e ele passe a pagar o imóvel em si. 

Tabela Price versus Tabela SAC

O SAC é o Sistema de Amortização Constante. Ele possui a mesma finalidade do que a Tabela Price, isto é, ser um método de amortização para o pagamento mensal de financiamentos. O que difere os dois métodos, é a forma de serem aplicados. 

Tabela price, o que é? Como funciona, cálculos e diferenças entre SAC

Tutu digital

No Price, os juros são pagos nas primeiras parcelas do financiamento e a amortização vai aumentando enquanto os juros baixam.

Por outro lado, no SAC, o valor destinado à amortização é sempre o mesmo. Porém, o valor dos juros vai diminuindo. Isso significa que com o SAC, o valor das prestações pode acontecer com o passar do tempo.

O SAC é calculado por meio da fórmula: Valor da parcela = Amortização + Juros. Em resumo, na Tabela Price o valor das parcelas é o mesmo do começo até a quitação do financiamento. Já no SAC, a parcela é decrescente de acordo com a diminuição dos juros. 

Vantagens e desvantagens

A Tabela Price pode ser uma vantagem para as pessoas que desejam se planejar para pagar um mesmo valor nas parcelas, do começo ao fim do financiamento. Afinal, independente do que acontecer, os valores das parcelas serão sempre os mesmos. 

Acefitness

Na Tabela SAC, as primeiras parcelas são altas e não cabem no orçamento de muitas pessoas. Por isso, às vezes, os bancos não liberam o crédito.

No entanto, como a Tabela Price funciona com um único valor, ela se torna mais acessível. Por fim, você pode ainda se organizar financeiramente e pagar parcelas antecipadas. 

A principal desvantagem da Tabela Price é que inicialmente você estará pagando apenas juros, não o imóvel em si. Além disso, o fato de que as parcelas continuam sempre as mesmas, sem diminuição nos valores, pode ser desvantajoso para algumas pessoas. 

Quando é usada

A Tabela SAC é usada principalmente em dívidas de longo prazo. Já a Tabela Price é indicada para financiamentos mais curtos. As pessoas que optam pela Tabela Price, geralmente, são pessoas em ascensão profissional. 

Contabnet

Este método também é o favorito das pessoas que desejam o estabelecimento de uma parcela sem variação. Afinal, como as parcelas não mudam, as oscilações do mercado não impactam no valor a ser pago mensalmente. 

Enfim, agora que você sabe tudo sobre este método de amortização, aproveite para conhecer alguns Livros sobre investimentos obrigatórios para investidores iniciantes

Fontes: Nexxos, Como comprar um apartamento e Mundo educação

Imagens: Azulis, Acefitness, Tutu digital, Contabnet, Uol, Empower e Ticket log