Técnica Pomodoro: aprenda a gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

19 de abril de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 10 min, 6 seg


No texto de hoje, você vai aprender sobre a Técnica Pomodoro, um sistema de gerenciamento de tempo famoso internacionalmente. Com ele, você consegue gerenciar melhor o seu tempo e ser mais produtivo.

O que é a Técnica de Pomodoro

A Técnica Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo. Ele foi criado pelo desenvolvedor, empresário e autor italiano Francesco Cirillo no início dos anos 90.

O nome Pomodoro é uma homenagem ao timer de cozinha com formato de tomate, já que pomodoro é tomate em italiano.

Isso porque ele usava um timer de cozinha em formato de tomate para aumentar a sua produtividade nos estudos, nos primeiros anos cursando a universidade. 

A Técnica Pomodoro é um sistema bem simples. Em síntese, ela consiste em dividir tarefas em intervalos curtos e cronometrados, que sejam espaçados por intervalos curtos.

O uso dessa técnica faz com que o seu cérebro seja treinado para se concentrar por curtos períodos. Desse modo, durante os períodos de concentração você consegue ser bem produtivo.

Sendo que um pomodoro (um intervalo de tempo em que você irá se concentrar na execução da tarefa) tem a duração normal de 25 minutos, ao passo em que as pausas costumam durar 5 minutos.

Além disso, a cada 4 pomodoros é interessante fazer uma pausa maior de 20 a 30 minutos.

Como usar a Técnica de Pomodoro

Técnica Pomodoro: como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

A Técnica de Pomodoro é fácil de ser aplicada, basta seguir o passo a passo:

1- Se prepare

Escolha qual tarefa você pretende realizar. Se for uma tarefa muito extensa, você pode dividi-la em vários pomodoros. Já se você tiver várias tarefas a serem feitas, basta dividir cada tarefa em um pomodoro.

2- Mãos à obra

Depois de se preparar, está na hora de colocar as mãos à obra. Para isso, acesse nosso timer aqui e clique em iniciar. O timer é gratuito e muito prático.

Com o nosso timer, você precisa apenas clicar em iniciar e pronto, ele já começa a contar os 25 minutos em que você deve se manter focado.

Essa praticidade é muito útil, já que você não precisa ficar pegando no celular ou usando o cronômetro do computador, basta clicar em iniciar e pronto, foco na execução da tarefa!

Até porque, se a intenção é ser produtivo, você precisa evitar as distrações. Por exemplo, usar o cronômetro do celular pode ser um problema pois você pode ficar tentado a entrar em algum rede social.

A tecnicapomodoro.com.br tem ainda a vantagem de que você pode programar as pausas de acordo com a sua necessidade.

Ou seja, você não precisa usar sempre pomodoros de 25 minutos e intervalos de 5 minutos, o site se adapta às suas necessidades.

Lembra do que eu falei sobre evitar distrações? Pois é, no nosso site tecnicapomodoro.com.br, você pode colocar para tocar um vídeo com uma música que serve como ruído branco.

Sendo assim, com a música de fundo você não ouve os barulhos externos que podem atrapalhar na sua concentração e te distrair do que realmente importa.

Enfim, depois de entrar no site, colocar o vídeo com a música para tocar e clicar em iniciar, se concentre na realização da sua tarefa até até o fim dos 25 minutos.

Quando isso ocorrer, faça um X nas tarefas concluídas ou anote o status do trabalho.

3- Pausas

Na sua pausa de 5 minutos, você deve procurar se distrair e descansar. Desse modo, você pode se alongar, fazer uma ligação, tomar um café ou ir ao banheiro, por exemplo.

É muito importante que nas pausas você não faça nada que requeira muito esforço mental, já que a ideia é que o seu cérebro possa descansar um pouco.

Além disso, a cada 4 pomodoros, faça uma pausa maior de 20 a 30 minutos. Isso vai te ajudar a reagrupar os pensamentos e relaxar.

Vale destacar que o passo a passo explicado acima é o método tradicional, mas você pode adaptá-lo de acordo com as suas necessidades.

O que fazer se o ciclo for interrompido

É importante que você não quebre o ciclo da Técnica Pomodoro. Ou seja, você deve respeitar os intervalos de tempo. Contudo, pode ser que algo aconteça e você seja interrompido.

Sendo que as interrupções podem ser internas ou externas. As internas são aquelas interrupções que você mesmo comete ao pensar em algo, sentir fome e afins.

Por outro lado, as interrupções externas são as que vem de fora e que te atrapalham como um e-mail, o barulho de notificação do celular e etc. 

Se você for interrompido por algo urgente, você pode encerrar a Técnica Pomodoro. Outra opção é adiar a distração até que o ciclo esteja completo.

Por fim, você pode ainda fazer o que Cirillo sugere que é: informar, negociar e ligar de volta. Isso consiste em:

  1. Informar a parte distrativa de que você está trabalhando em algo no momento;

  2. Negociar um momento em que você possa entrar em contato com ela sobre o problema da distração;

  3. Agendar o retorno imediatamente;

  4. Ligar de volta para a outra parte quando o pomodoro estiver completo e você estiver pronto para resolver o problema.

Quais os resultados do uso do Método Pomodoro

Ao usar a Técnica Pomodoro, você pode simplificar o seu trabalho, melhorar o seu foco para que você possa fazer mais na mesma quantidade de tempo todos os dias e ainda, descobrir quanto tempo e esforço uma tarefa de fato exige.

Isso é possível pois a Técnica Pomodoro inclui 5 etapas:

  1. Planejar as tarefas do dia;

  2. Acompanhar seus esforços;

  3. Registrar suas atividades diárias;

  4. Processar o que você fez;

  5. Visualizar as áreas de melhoria.

O que a ciência diz sobre o Método Pomodoro

A metodologia de Pomodoro é apoiada pela comunidade científica.

Uma pesquisa encabeçada por pesquisadores da Universidade de Illinois apontou que é possível melhorar muito o foco e a concentração por períodos prolongados ao fazer pausas regulares.

O experimento testou a capacidade de concentração dos participantes em uma tarefa computadorizada repetitiva por uma hora com várias condições. Sendo que os 84 participantes foram divididos em 4 grupos:

  1. O primeiro grupo realizou uma tarefa de 50 minutos sem pausas ou desvios.
  2. O segundo e o terceiro grupo memorizaram 4 dígitos antes de realizar a tarefa. Eles foram informados para responder e fazer uma pausa quando vissem um dos números durante a tarefa. No experimento, somente o segundo grupo fez duas pausas durante o experimento de 50 minutos.
  3. Por fim, o quarto grupo recebeu os mesmos números, mas foram instruídos a ignorar esses números.

O experimento demonstrou que o desempenho dos indivíduos diminui ao longo da tarefa. Contudo, os que fizeram pausas não tiveram uma queda do desempenho ao longo do tempo.

Portanto, os pesquisadores concluíram que, em tarefas longas, é melhor fazer pequenas pausas, já que isso ajuda a manter o foco e a produtividade na tarefa.

Vantagens da Técnica Pomodoro

O uso da Técnica Pomodoro tem vários benefícios:

1- Determina um tempo para distrações

No nosso dia a dia existem muitas distrações que podem atrapalhar a nossa produtividade. Sendo assim, podemos nos distrair a cada poucos minutos durante a execução de uma tarefa.

Nesse sentido, a Técnica Pomodoro serve justamente como uma forma de planejar as pausas para podermos nos distrair.

Com isso, você consegue se concentrar durante os períodos de 25 minutos e se distrair nos intervalos de 5 minutos. Portanto, você consegue ter foco e concentração, além de diminuir a ansiedade.

2- Diminui a quantidade de tarefas em aberto

Se você não tomar cuidado, você pode ficar cheio de tarefas em aberto. Dessa maneira, ao encaixar as suas tarefas em pomodoros, você coloca um limite de tempo para elas e se planeja para a sua execução.

Além disso, no caso de tarefas longas, você consegue dividir o trabalho em partes gerenciáveis. Com isso, você não tenta resolver tudo de uma vez e não consegue resolver nada.

3- O trabalho vira um jogo

Se você gosta de jogos, você pode encarar o Método Pomodoro como um jogo. Neste caso, o cronômetro funciona como uma contagem regressiva para que você consiga realizar a tarefa que você se propôs.

Basicamente, você estará trabalhando contra o relógio e tentando “passar uma fase” ou “ganhar o jogo”.

Portanto, ver a Técnica Pomodoro como um jogo de desafio contra o cronômetro pode ser uma forma de te motivar a se concentrar para produzir mais em menos tempo.

4- Evita a procrastinação

Quantas vezes você enrolou para executar uma tarefa e acabou ficando com um prazo apertado ou atolado de trabalho? Pois é, a procrastinação pode ser um grande problema.

Dessa forma, a Técnica Pomodoro pode ser a sua aliada, já que ela ajuda a evitar a procrastinação.

Isso ocorre pois existem pausas programadas onde você poderá descansar, o que evita a vontade de procrastinar. Algumas dicas extras para você evitar a procrastinação são:

  1. Use a Técnica Pomodoro;

  2. Note que o acúmulo de tarefas podem atrapalhar a sua produtividade;

  3. Ajuste o diálogo interior consigo mesmo;

  4. Comece o dia pela tarefa mais difícil;

  5. Divida em partes as tarefas que forem muito exigentes;

  6. Construa uma rotina para fazer algo que você não quer fazer;

  7. Ao longo do caminho se agrade com pequenas recompensas;

  8. Mantenha o foco nos seus objetivos.

Quando experimentar a Técnica Pomodoro

Experimente o Método Pomodoro agora mesmo! Qualquer um que precise se concentrar para fazer alguma tarefa pode usar essa técnica. Sendo assim, ela é recomendada para quem:

  1. Tem distrações atrapalhando na execução de tarefas;

  2. Quer estabelecer metas e se dispor a alcançá-las;

  3. Pessoas que trabalham além do ideal de forma consistente mas não conseguem cumprir todas as suas tarefas;

  4. Pessoas com muitas tarefas a serem executadas.

Se você está em dúvidas se deve ou não usar o Método Pomodoro, você pode fazer uma reflexão sobre como está a sua gestão de tempo. Dessa maneira, algumas perguntas que você pode se fazer são: 

  1. Você tem o hábito de listar quais tarefas você tem que fazer no dia ou tenta se lembrar tudo de cabeça?

  2. Quais são as principais causas de interrupção no seu trabalho?

  3. Você trabalha bem na corrida contra o relógio?

  4. Você faz uma estimativa de quanto tempo irá gastar com certa atividade e depois consegue conferir se foi eficiente?

  5. Por fim, você estuda e trabalha até ficar cansado ou costuma fazer intervalos com frequência?

Com essas perguntas você será capaz de conferir como está o seu foco e o nível de distração no trabalho. Seja como for, usar a Técnica Pomodoro resulta em várias vantagens.

Colocando em prática

Além das diversas vantagens, você não precisa pagar nada, já que esta é uma técnica totalmente gratuita. Para usá-la, você pode acessar o site Técnica Pomodoro e usar os intervalos de tempo intercalados com pausas.

Outra opção é usar o cronômetro do computador, celular ou relógio.

Mas a vantagem do site é que você não precisa programar nem ficar de olho no cronômetro, isso porque ele já é programado e desperta quando chegar a hora das pausas. Ou seja, no site você só precisa clicar em iniciar.

Por fim, para aprender como como parar de pensar demais, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Enfim, no texto acima eu te ensinei tudo sobre o Método Pomodoro, tendo como fontes os sites Técnica Pomodoro, Na prática e Brasil Escola. Aproveite para aprender como ter uma rotina de alta performance com Joel Jota.