Como parar de pensar demais e organizar sua vida em 5 passos

Saber como parar de pensar demais e conseguir realizar as tarefas do dia é essencial para que você pare de postergar seus compromissos.

21 de março de 2022 - por Jaíne Jehniffer


No texto de hoje eu vou te dar 5 dicas para você conseguir parar de pensar demais nas coisas que você tem que fazer na vida e partir para a ação.

Como parar de pensar demais e organizar sua vida?

O passo a passo para parar de pensar demais é:

1- Defina prioridades

A primeira dica é definir as suas prioridades. O que é realmente importante na sua vida? Essa não é uma tarefa fácil, já que tendemos a colocar coisas demais com o mesmo grau de importância.

Contudo, se tudo é importante, nada é importante. É por isso que definir as suas prioridades é essencial. Por exemplo, você pode achar que a sua esposa(o), pais, filhos e trabalho têm o mesmo grau de importância.

Porém, na prática, ou você não dá a devida atenção a nenhum deles, ou dá prioridade apenas para um deles, sem perceber. Sendo assim, ao definir as suas prioridades busque ser sincero consigo mesmo.

A primeira coisa que você deve fazer é listar tudo o que você tem para fazer. Na frente das coisas que você tem para fazer, você deve colocar uma nota de acordo com a prioridade.

Por exemplo, se você tem uma reunião de trabalho, você pode colocar nota 10. Por outro lado, sair para beber depois do trabalho pode ser nota 5, por exemplo.

Em resumo, o que você tem que fazer para deixar de postergar é listar o que você tem que fazer no dia e definir o grau de importância de cada um e depois realizar as tarefas de acordo com o grau de importância.

2- Passado e futuro

Como seres humanos, nós temos uma capacidade muito grande de analisar como as coisas aconteceram no passado. Inclusive, foi com base nessa capacidade que muitas descobertas foram feitas como, por exemplo, as estações do ano.

No entanto, essa capacidade pode ser um problema no dia a dia atual, pois temos uma quantidade de informações muito grande.

A dica para deixar de postergar é: toda vez que você ver que seus pensamentos estão se encaminhando para coisas que você não fez ou lembranças de coisas que você precisava fazer e não fez, deixe isso de lado.

Em outras palavras, a dica é tentar parar de sofrer com o passado e focar no presente. É claro que isso não é fácil. Mas é necessário. Caso contrário, você pode perder o seu presente pensando no passado.

Também não adianta ficar pensando demais sobre o futuro. Tenha foco no hoje. É claro que você pode ter planos e objetivos para o futuro.

Mas no dia a dia, para que você consiga ter foco e cumprir as suas prioridades, você tem que parar de pensar no futuro e focar no presente.

Uma dica extra é ter uma agenda e colocar lembretes no celular para compromissos futuros. Assim você pode focar no agora sem se preocupar em lembrar de algo que vai acontecer no futuro.

3- Como parar de pensar demais: tempo no celular

É muito fácil passar muito tempo no celular sem perceber. Ou seja, é fácil demais postergar ao ficar em redes sociais.

Por isso, se você tem problema de foco, você deve definir quanto tempo você irá passar no celular. Além disso, é essencial que você deixe todas as notificações desativadas.

Isso porque, se você receber uma notificação, você vai querer olhar na hora qual é a mensagem. Com isso, você vai passar um tempo não programado no celular.

Ao fazer isso, além de deixar de perder tempo em redes sociais, você ainda consegue controlar um pouco a sua ansiedade. Afinal, você não vai ficar ansioso a cada notificação que chegar.

4- Lidando com a ansiedade ao dormir

Parar de pensar demais é essencial para quem quer ter uma boa noite de sono. Afinal de contas, a ansiedade na hora de dormir atrapalha muito.

Cumprindo as 3 dicas anteriores, as chances de você ficar ansioso ao dormir já diminuem bastante. Além disso, outra dica é resolver o que está te deixando ansioso.

Por exemplo, se você deitou na cama e percebeu que tinha que enviar uma mensagem para alguém, envie na hora. Ao fazer isso, você já se livra do peso disso na sua cabeça.

Contudo, se for algo que não dá para fazer na hora, você pode mandar uma mensagem para si mesmo falando o que você deve fazer no dia seguinte.

5- Ignorando o mundo

Por fim, a última dica para parar de pensar demais é passar a ignorar o mundo. Se você não tiver posto em prática as dicas anteriores, essa dica não vai surtir um efeito tão grande.

Por isso, é essencial que você coloque todas as 5 dicas em prática. Enfim, para ignorar o mundo, você pode entrar no YouTube e acessar Lofi Girl, uma live eterna que fica tocando uma musiquinha.

A ideia é deixar essa música de fundo para que ela funcione como um ruído branco. Com isso, o seu cérebro fica menos pensativo.

Outra dica é abrir o site Pomodoro. Ao acessar o site, você deve dar start na contagem de 25 minutos e focar na tarefa que você tem pela frente de acordo com a sua lista de prioridades.

Quando os 25 minutos chegarem ao fim, o site vai te avisar. Logo, você deve deixar a sua tarefa de lado e descansar por 5 minutos. Nesses 5 minutos você pode, por exemplo, tomar um café ou dar uma olhada no celular.

Enfim, agora que você conhece 5 dicas para parar de pensar demais, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para entender melhor como colocar essas dicas em prática:

E aí, gostou das dicas? Então aproveite para conferir alguns outros textos com boas dicas que podem te ajudar como, por exemplo: como deixar de ser pobre, como ficar rico, como sair do vermelho e como investir melhor.

Além disso, você pode gostar de ler sobre: quantas ações ter em carteira, como se preparar para um crise, atingir o primeiro milhão, renda passiva de 2.500 e, por fim, O que é reserva de liquidez? Economize para emergências em 5 passos

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil