União aduaneira, o que é? Características, vantagens e desvantagens

1 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 16 seg


A união aduaneira é um acordo internacional entre países com o objetivo de contribuir com o crescimento econômico através do estímulo às trocas de produtos entre os países membros.

A vantagem da união aduaneira é que os países adotam a Tarifa Externa Comum (TEC) e a livre circulação de mercadorias. Sendo assim, a comercialização entre os países membros é incentivada. 

Por outro lado, a desvantagem é que as regras da união aduaneira podem ser limitantes, caso um dos países membros deseje estabelecer novas alianças comerciais com países que não fazem parte da união aduaneira. 

O que é união aduaneira?

A união aduaneira é um tipo de bloco econômico. Ou seja, ela é um acordo entre dois ou mais países que adotam uma Tarifa Externa Comum e a livre circulação de mercadorias entre os países membros.

Dessa forma, o objetivo é fortalecer as relações comerciais e contribuir com o crescimento econômico dos países participantes, através da eliminação dos direitos aduaneiros, como, por exemplo, as restrições comerciais.

União aduaneira, o que é? Características, vantagens e desvantagens

Valor investe

Portanto, com a união aduaneira, os países membros podem comercializar livremente entre si e, ao comercializarem com países que não fazem parte do acordo, elas devem usar a TEC.

Características

A união aduaneira é caracterizada pelo livre comércio e pela adoção da TEC. A intenção da TEC é reduzir a concorrência dos países que não fazem parte do acordo, por meio da criação de custos para as mercadorias importadas.

União aduaneira, o que é? Características, vantagens e desvantagens

Fia

Desse modo, a TEC funciona como um mecanismo que incentiva o comércio entre os países membros em relação aos países externos. Sendo que a característica de livre comércio entre os países participantes serve para estabelecer a livre circulação de produtos livres de impostos e barreiras fiscais. 

União aduaneira versus zona de livre comércio

A união aduaneira é um acordo entre países que possibilita a adoção da TEC e a livre circulação de bens entre países membros. Por outro lado, a zona de livre comércio é um acordo que possibilita apenas a livre circulação de produtos entre os países com a isenção de tarifas entre eles.

Finanças inteligentes

A semelhança entre os dois tipos de acordos, é que ambos são um tipo de bloco econômico. No entanto, a zona de livre comércio possibilita somente a troca de mercadorias, ao passo em que a união aduaneira engloba a livre comercialização de produtos e possui a Tarifa Externa Comum (TEC).

Além disso, como a zona de livre comércio não possui a TEC, eles têm a inspeção aduaneira. Em síntese, a inspeção aduaneira tem como função o desestímulo às importações de produtos mais baratos que seriam vendidos para os países parceiros.

Outros tipos de blocos econômicos

A união aduaneira é um dos tipos de blocos existentes, porém, existem alguns outros:

1- Zona de livre comércio: Os países membros desse tipo de bloco desfrutam da isenção de tarifas na circulação de produtos entre eles.

2- União aduaneira: A união aduaneira assim como a zona de livre comércio possibilita a circulação de mercadorias. Contudo, esse tipo de bloco se diferencia ao adotar uma tarifa comum para os produtos importados. Dessa maneira, todos os países membros cobram a mesma tarifa para a importação de produtos que não sejam derivados dos países que fazem parte do acordo. 

Conhecimento cientifico

3- Mercado comum: O mercado comum também adota a livre circulação de bens e a TEC. Entretanto, ele propõe a livre circulação de pessoas e serviços entre os países membros.

4- União Política e Monetária: Por fim, esse é o tipo de bloco econômico mais complexo, já que visa a adoção de uma única moeda entre os países e um banco central em comum. Atualmente, o único bloco que corresponde a todos esses critérios é a União Europeia. 

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem da união aduaneira é o estímulo ao comércio entre os países participantes, através da adoção da livre circulação de bens entre eles. Outra vantagem é que, com a adoção da TEC, o comércio entre os países de fora do bloco econômico é desestimulado.

Além disso, a criação de uma política comercial comum cria elementos que contribuem com a produção e circulação entre os países membros. Em resumo, as principais vantagens são:

  • Eliminação das restrições comerciais entre os países membros;
  • Criação de taxas sobre produtos importados;
  • Política comercial comum que ajuda no melhoramento da produção e circulação de bens entre os países;
  • Estímulo ao comércio entre os países membros;
União aduaneira, o que é? Características, vantagens e desvantagens

Corecon

Em contrapartida, os países que fazem parte do acordo ficam, de certa maneira, presos às políticas do bloco, já que são obrigados a dar prioridade para a negociação comercial entre os países membros.

Sendo que, ao adotar a TEC, os países podem encontrar dificuldades em estabelecer alianças comerciais com países que não fazem parte da união aduaneira. Portanto, as principais desvantagens são:

  • Os países ficam presos às regras do bloco econômico;
  • Dificuldade ao formar novas alianças entre os países que não fazem parte do acordo;
  • Prioridade comercial entre os países do bloco.

Enfim, agora que você sabe o que é união aduaneira, que tal começar a pensar na sua aposentadoria? Ao invés de depender do sistema tradicional de aposentadoria, você pode montar uma carteira de investimentos diversificada em renda fixa e variável. Conheça algumas Ações para se aposentar – Como escolher e quais critérios considerar

Fontes: Suno, Brasil escola, Investidor Sardinha e Ipea

Imagens: Eficiência comex, Fia, Corecon, Conhecimento cientifico, Finanças inteligentesValor investe