Mercado comum, o que é? Origem, como é formado, vantagens e riscos

18 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 53 seg


O mercado comum é um tipo de acordo firmado entre alguns países, com a intenção de que eles sejam fortalecidos economicamente, através do comércio de bens e serviços e da livre circulação de pessoas e de capital entre fronteiras.

O mercado comum é um tipo de bloco econômico, mas não é o único. Existem também blocos mais simples, como, por exemplo, a união aduaneira, que se difere do mercado comum, pois não proporciona a livre circulação entre pessoas e capitais. 

A criação de mercados comuns tem a vantagem de contribuir para o crescimento econômico dos países envolvidos. No entanto, se um dos países for mais frágil economicamente do que os demais, ele pode sofrer. 

O que é mercado comum?

O mercado comum é um acordo formal, onde os países participantes adotam as mesmas tarifas no comércio internacional. Além disso, a intenção é que exista uma livre circulação de bens, capitais e pessoas. Portanto, ele não é considerado apenas como um mero acordo comercial. Na verdade, ele é visto como um tipo de bloco econômico.

Mercado comum, o que é? Origem, como é formado, vantagens e riscos

Suno

Desse modo, a intenção é que a economia dos países envolvidos possa ser fortalecida através do incentivo ao livre comércio de bens e serviços e da circulação de capital e de pessoas entre as fronteiras. Um exemplo desse tipo de acordo, é o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Origem

O primeiro bloco econômico foi o Benelux, formado pela Bélgica, Holanda (Países Baixos) e Luxemburgo, em 1943. Em 1951 foi a vez da França e Alemanha Ocidental criarem a Comunidade Europeia do Carvão e Aço. Sendo que depois de um tempo, a Itália e os países do bloco Benelux também entraram nesse mercado comum.

Posteriormente, em 1957 a França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda criaram a Comunidade Econômica Européia (EEC – European Economic Community), que ficou conhecida como Mercado Comum Europeu.

Mercado comum, o que é? Origem, como é formado, vantagens e riscos

Suporte geográfico 77

O EEC entrou em vigor em 1958 e com o passar do tempo evoluiu e se tornou a União Europeia. Atualmente existem diversos blocos econômicos ao redor do mundo, que possuem diferentes regras. Os mais famosos são:

  • Mercosul: Formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai;
  • Nafta: Conta com o Canadá, México e os Estados Unidos;
  • União Europeia: É um dos maiores blocos do mundo e conta com 27 países;
  • SADC: Formado por 14 países da África Austral; 
  • Apec: É o resultado da união de 21 países do continente asiático.

Como é formado um mercado comum

Para que um mercado comum seja formado, é preciso que os países preencham três requisitos:

  1. Diluição das barreiras: O primeiro requisito é a diminuição ou eliminação das barreiras que dificultem a exportação e importação de produtos e serviços entre os países que farão parte do acordo.
  2. Reciprocidade: Todos os países membros devem adotar as mesmas restrições existentes, como, por exemplo, as tarifas. 
  3. Livre circulação de capital e pessoas: Por fim, para que um mercado comum seja formado, os países devem ter livre circulação de mão de obra e capital. 

Finanças inteligentes

Se essas três condições não forem respeitadas, então não existe um mercado comum.

Por exemplo, se cinco países se reunirem com o objetivo de promover o livre comércio entre si e a criação de uma tarifa externa em comum, mas não adotarem medidas visando a livre circulação de pessoas e capital, então essa é uma união aduaneira e não um mercado comum.

Tipos de blocos econômicos

De maneira geral, a intenção dos blocos econômicos é que os países envolvidos possam se fortalecer. Entretanto, as características de cada bloco econômico, depende dos objetivos dos países. Sendo que, esses acordos podem ser mais simples ou mais complexos. 

1- Zona de livre comércio: Nesse tipo de bloco econômico, a intenção dos países envolvidos é que eles possam comercializar seus produtos e aproveitar a isenção tarifária entre eles. 

2- União aduaneira: Essa modalidade de bloco econômico vai além da zona de livre comércio e possibilita a criação da Tarifa Externa Comum (TEC). A intenção é que essa tarifa seja paga pelos países fora do bloco, que desejam comercializar com os países integrantes. 

Trader evolution

3- Mercado comum: O mercado comum é um tipo de bloco econômico, porém ele é mais abrangente do que os blocos de zona de livre comércio e união aduaneira. Sendo assim, além de possibilitar o comércio entre os participantes do bloco e a criação da TEC, o mercado comum possibilita também a livre circulação de serviços e pessoas.

4- União Política e Monetária: Para finalizar, temos a união política e monetária, que possui apenas a União Europeia como representante. Esse tipo de bloco é o mais complexo de todos, já que envolve a adoção de um banco central comum e o uso de uma única moeda. 

Vantagens e riscos

A primeira vantagem da criação de um mercado comum é o fortalecimento e crescimento da  economia dos países envolvidos.

Além disso, com a livre circulação de pessoas, aumenta a demanda de bens e serviços nos países membros. Por fim, temos ainda a vantagem de que a concorrência entre os países se torna mais acirrada, o que beneficia os consumidores.

Mercado comum, o que é? Origem, como é formado, vantagens e riscos

Valor investe

Em contrapartida, o mercado comum pode trazer alguns riscos para os países membros. Um dos principais riscos é a aliança entre países com situações socioeconômicas muito diferentes, que pode resultar no sofrimento do país mais frágil.

Por exemplo, as empresas dos países frágeis podem sofrer com a chegada de produtos importados com preços competitivos.

Outro risco é o deslocamento das pessoas de um país para o outro, em busca de melhores condições de vida. Com a migração em excesso o país que oferecia melhores condições de vida pode não conseguir atender a todos e a qualidade de serviços públicos como saúde e educação, perderem a qualidade.

Enfim, agora que você sabe como o mercado comum funciona, que tal começar a investir?

Investindo você faz o seu dinheiro trabalhar por você e através de uma estratégia de investimentos que respeite o seu perfil de investidor e diversifique entre ativos, você poderá até mesmo viver de renda.

Não perca tempo e aprenda Como investir? Passo a passo e alternativas por menos de 100 reais

Fontes: Mais retorno e Suno

Imagens: Hippo business, Suporte geográfico 77, Suno, Finanças inteligentes, Trader evolution e Valor investe