O que são blocos econômicos? Tipos, principais blocos, prós e contras

21 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 4 seg


Os blocos econômicos são formados por um acordo entre os países de uma mesma região, com o intuito de contribuir com o crescimento econômico dos membros, através do estímulo de circulação de mercadorias entre esses países. 

Geralmente, os países que se unem são vizinhos e possuem afinidades regionais que possibilita e privilegia as trocas econômicas entre eles. Sendo assim, a criação de um bloco é uma forma dos países vizinhos se apoiarem e melhorarem seus dados econômicos, como, por exemplo, o PIB.

Atualmente, existem vários tipos de blocos econômicos, que adotam regras de funcionamento diferentes. Por exemplo, na zona de livre comércio, os produtos podem ser vendidos com taxas reduzidas entre os países membros do bloco. 

O que são blocos econômicos?

Os blocos econômicos são acordos entre países de uma mesma região, que adotam medidas como a redução de impostos nas importações e livre circulação de mercadorias entre os países do bloco. Desse modo, o objetivo principal dos blocos econômicos é estimular o crescimento econômico e social dos países membros.

Ou seja, a intenção é elevar as trocas comerciais e aumentar os dados econômicos como PIB, o poder de compra da população e o número de empregos. O primeiro acordo internacional, que posteriormente evoluiu e se tornou a União Europeia, foi o Benelux formado pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

o que são blocos econômicos

Conhecimento cientifico

Entretanto, o primeiro bloco econômico do mundo, de acordo com o modelo atual, foi a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), formado por Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França, em 1956. Depois disso, vários blocos surgiram e se espalharam pelo mundo.

A criação de blocos é um dos sintomas da globalização. Isso porque, com a globalização e a formação dos blocos econômicos, houve uma redução nas fronteiras que separam as nações vizinhas. Sendo assim, os blocos econômicos normalmente são formados por países vizinhos ou com algo que os une, como o Oceano Pacífico.

Nesse sentido, todo bloco é resultado de um acordo intergovernamental que é estabelecido porque os países possuem afinidades regionais que possibilitam e privilegiam as trocas econômicas entre eles.

Tipos de blocos econômicos

Os blocos econômicos podem ser de diferentes tipos, de acordo com as relações econômicas estabelecidas entre os países membros. 

1- Zona de livre comércio: Nesse tipo de bloco econômico, o objetivo dos países membros é que eles possam comercializar produtos e aproveitar a isenção de tarifas entre eles.

2- União aduaneira: O objetivo da união aduaneira é que a interação entre os países vá além da zona de livre comércio e possibilite a definição de uma Tarifa Externa Comum (TEC). Dessa forma, a intenção é que essa tarifa seja paga pelos países que não fazem parte do bloco e que desejam comercializar com os países integrantes. 

o que são blocos econômicos

Trader evolution

3- Mercado comum: Ainda mais abrangente do que os blocos de zona de livre comércio e união aduaneira, o mercado comum visa a circulação de serviços e pessoas. Dessa maneira, além de possibilitar o livre comércio e a criação da TEC, ele ainda propõe a livre circulação de pessoas e serviços entre os países membros.

Sendo que a intenção do mercado comum, é que algumas normas desses países sejam padronizadas, como, por exemplo, as legislações econômicas e leis trabalhistas.

4- União Política e Monetária: Por fim, temos a união política e monetária, que é o tipo de bloco econômico mais complexo de todos, já que propõe a adoção de um banco central comum e o uso de uma única moeda entre os países envolvidos. O único bloco atualmente que corresponde a esses requisitos é a União Europeia. 

Principais blocos econômicos

Existem diversos blocos econômicos no mundo e os principais são:

1- Mercosul: O Mercado Comum do Sul é formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele foi criado em 1991 e é o maior bloco econômico da América do Sul.

2- União Europeia: A União Europeia é um dos maiores blocos econômicos do mundo em relação ao número de membros, PIB e volume de vendas. Enfim, ele foi efetivado em 1992 e possui 27 países europeus participantes. 

3- USMCA: O USMCA veio para substituir o Nafta em julho de 2020. Ele é formado por Estados Unidos, México e Canadá. A mudança no acordo foi proposta pelo então presidente Donald Trump e aceita pelos países parceiros depois de 2 anos de negociação.

O novo tratado propõe o aumento da regulação em relação ao meio-ambiente, promove a produção de automóveis e garante uma parte do mercado lácteo canadense para os Estados Unidos.

Corecon

4- APEC: O bloco econômico de Cooperação Econômica Ásio-Pacífico foi criado em 1993 e é o principal bloco da Ásia.

5- Comunidade Andina de Nações: Formado por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, esse bloco foi formado em 1969 e anteriormente se chamava Pacto Andino.

6- Asean: A Associação de Nações do Sudeste Asiático foi estabelecida em 1967 e é formada pelos países do sudeste asiático: Tailândia, Filipinas, Malásia, Singapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja.

7- SADC: A Comunidade para Desenvolvimento da África Austral, foi fundada em 1992 e é composta por 16 países da região austral da África.

Prós e contras

A grande vantagem dos blocos econômicos, é o crescimento econômico dos países envolvidos. Ou seja, a eliminação ou redução das tarifas de importação e livre circulação de produtos e pessoas, resulta no crescimento econômico dos países membros.

o que são blocos econômicos

Suno

Em contrapartida, se o bloco for formado por países em situações econômicas bem diferentes, ele pode trazer algumas desvantagens. Isso porque, os países que não tiverem estrutura para concorrer com os outros países membros, podem acabar assistindo às suas empresas nacionais quebrarem.

Além disso, em alguns blocos pode haver o protecionismo econômico em relação aos produtos de outros países que não pertençam ao bloco. Pode haver ainda situações de xenofobia, onde a população de um dos países membros não gosta da ideia de livre circulação de pessoas

Enfim, agora que você sabe o que são blocos econômicos, que tal começar a pensar na sua independência financeira? Para ser independente, você pode montar uma carteira de investimentos diversificada entre renda fixa e variável, que respeite seu perfil de investidor.

Aprenda agora mesmo Como investir? Passo a passo e alternativas por menos de 100 reais

Fontes: Toda matéria, Mundo educação e Brasil escola

Imagens: Conhecimento cientifico, Suno, Corecon, Trader evolution e Sul informação