Won sul-coreano: conheça melhor a moeda da Coreia do Sul

15 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 9 min, 49 seg


O won sul-coreano é a moeda da Coreia do Sul, que tem como símbolo um W com dois traços na horizontal cortando a letra no meio, ₩.

Há, atualmente, cédulas de won nos valores de ₩ 1.000, ₩ 5.000, ₩ 10.000 e ₩ 50.000. Enquanto os valores das moedas são os de ₩ 1, ₩ 5, ₩ 10, ₩ 50, ₩ 100, ₩ 500.

A moeda está presente na sociedade coreana há milhares de anos. Como ocorre com toda moeda, durante alguns momentos de sua história ela enfraqueceu, mas desde 1962 voltou a ser a moeda oficial da nação.

O que é o won sul-coreano?

O won sul-coreano é a moeda oficial da Coreia do Sul desde 1962, nação do Leste da Ásia, que tem ganhado notoriedade por causa de sua música e cinema. Vai dizer que você nunca ouviu K-pop?!

O nome dessa moeda deriva de um cognato de yuan, a moeda chinesa, e da japonesa, o iene.

Essa relação se deu porque a Coreia do Sul recebeu grande influência dos seus vizinhos asiáticos na construção da sua cultura.

Além disso, essa moeda foi usada por milhares de anos até a celebração do Tratado de Anexação Japão-Coreia, em 1910. Com o tratado, o won foi substituído pelo iene.

No entanto, depois da Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida e houve a separação da moeda sul-coreana em duas partes.

Inicialmente, somente cédulas foram emitidas e moedas antigas e novas passaram a circular ao mesmo tempo. Entretanto, em 1975, o dinheiro antigo saiu definitivamente de circulação e o won se tornou a única moeda da Coreia do Sul.

O símbolo do won sul-coreano é um W com dois traços na horizontal cortando a letra no meio e usa a contagem de mil, da mesma forma que os ienes e os pesos.

Logo, a lógica do won é diferente do nosso real, o qual funciona por meio do sistema de unidade.

Sendo assim, as cédulas de won são no valor de ₩ 1.000, ₩ 5.000, ₩ 10.000, ₩ 50.000. As moedas, por sua vez, possuem os seguintes valores: ₩ 1, ₩ 5, ₩ 10, ₩ 50, ₩ 100, ₩ 500.

As cédulas possuem cores e tamanhos diferentes de acordo com os seus valores. Em relação ao desenho, as notas tem estampas de diferentes personalidades importantes na história da Coreia do Sul.

História do won sul-coreano

O won sul-coreano é uma moeda usada há milhares de anos. Portanto, passou por vários momentos em sua trajetória histórica. A seguir, destacamos os principais marcos para você. Confira:

1- Primeiro won sul-coreano

Usado há milhares de anos, o won foi substituído pelo iene com cotação de 1 para 1 antes do Tratado de Anexação Japão-Coreia em 1910.

Esse fato possibilitou a coexistência inicial da moeda japonesa e coreana. Contudo, com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, houve a divisão da Coreia. Por essa razão, suas moedas foram separadas, mas as duas se chamavam won.

Vale ressaltar aqui que, inicialmente, o won sul-coreano foi vinculado ao dólar dos EUA à taxa de 15 wones para cada dólar.

2- Segundo won sul-coreano

No dia 9 de junho de 1962, o Won foi reintroduzido à taxa de 1 won = 10 hwans. Treze anos depois, no dia 22 de março de 1975, ele se tornou a única moeda local, pois ocorreu a retirada definitiva das moedas antigas.

Além disso, ele foi reintroduzido com o código ISO 4217 KRW e com o câmbio em relação ao dólar fixado em 1 dólar = 125 wones.

Entre 1962 e 1980, manteve-se essa política de câmbio fixo, mas o país adotou a política de taxa de câmbio flutuante em 27 de fevereiro de 1980.

3- Won sul-coreano atual

Já no novo milênio, a partir do ano de 2006, as notas do won sul-coreano foram reformuladas, com o intuito de se enquadrarem nos padrões de segurança e arte da época.

Acontece que, com o avanço tecnológico, a quantidade de notas falsas sul-coreanas aumentou muito e as falsificações eram difíceis de ser identificadas.

Por isso, as notas foram reformuladas e aprimoradas, agora com base em recursos antifalsificação de última geração, com, por exemplo, tintas com mudanças de cor, dispositivos opticamente variáveis e outras novidades.

Ademais, para ficar dentro do padrão artístico atual, o visual das notas também foi alterado. Para isso, o tamanho foi reduzido e as cores se tornaram mais vibrantes.

O selo do governador, o reconhecimento em braille e a numeração também sofreram alterações.

Por fim, em junho de 2009, o país passou a emitir notas de 50,000-won, a qual traz estampada o retrato de uma mulher, a artista Shin Saimdang.

Essa foi, portanto, a primeira mudança em 36 anos na mais alta denominação das notas sul-coreanas em circulação.

Cédulas e moedas do won sul-coreano em circulação

As moedas won em circulação, hoje em dia, na Coreia do Sul são as seguintes:

1- Nota de ₩1000

Won sul-coreano: conheça melhor a moeda da Coreia do Sul

Na nota de ₩1000 está representado o filósofo-escritor Yi Hwang, também conhecido como Toegye. Yi Hwang foi o responsável por difundir as ideias neoconfucionista por meio de seus escritos na Era Joseon.

No verso da nota, está a pintura “Gyesangjeonggeodo”, de Jesonseong. Ela representa a paisagem de uma das academias fundadas por Toegye.

2- Nota de ₩5000

Won sul-coreano: conheça melhor a moeda da Coreia do Sul

Representado na nota de ₩5000 está o filósofo, estudioso e escritor Yi I ou Yulgok. No fundo da imagem, está um pé de bambu e o Ojukheon, o local de nascimento do filósofo.

Já no verso da cédula, está uma das pinturas feitas por pela artista Shin Saimdang, mãe de Yi I.

3- Nota de ₩ 10000

Won sul-coreano: conheça melhor a moeda da Coreia do Sul

Sejong, o Grande, foi o criador do alfabeto coreano – o Hangul – e está representado na nota de ₩ 10000.

Além de criar o alfabeto, ele foi um respeitado promotor da ciência, por isso, que no verso da cédula, está ilustrado o primeiro globo celestial construído na Coreia por Jang Yeong-sil. Interessante essa, né?

4- Nota de ₩ 50000

Won sul-coreano: conheça melhor a moeda da Coreia do Sul

A nota de ₩ 50000 é a nota mais recente, em circulação desde 2009. Shin Saimdang, artista, poeta e mãe de Yi I, que já mencionamos anteriormente, é a primeira figura feminina nas notas de won.

No verso da nota, temos a imagem de Eo Mong-ryong e Yi Jeong, outros pintores importantes para a cultura coreana.

5- Moeda de ₩1

Won sul-coreano: conheça melhor a moeda da Coreia do Sul

Na moeda de ₩1, está cunhada a imagem da Rosa de Saron, que é um dos símbolos nacionais da Coreia.

6- Moeda de ₩5

Won sul-coreano: conheça melhor a moeda da Coreia do Sul

Na moeda de ₩5, temos um Navio Tartaruga, grande arma usada pelos coreanos durante batalhas navais.

7- Moeda de ₩ 10

Numista

A moeda de ₩ 10 tem cunhada a imagem do templo de Bulguksa em Gyeongju, o qual guarda relíquias budistas e é um dos patrimônios históricos da Coreia. 

8- Moeda de ₩ 50

Nessa moeda, aparece estampada a imagem de um ramo de arroz, que é uma das bases da alimentação coreana.

9- Moeda de ₩ 100

Na moeda de ₩ 100, está a imagem do Almirante Yi Sun-Shin, criador dos Navios Tartaruga presentes nas moedas de ₩5.

10- Moeda de ₩ 500

Por fim, temos a moeda de ₩500, com a imagem de uma garça com a cabeça vermelha. Para o povo coreano, a garça tem o belo significado de sorte.

Won sul-coreano em viagens

E aí, você está com viagem programada ou pretende conhecer a Coreia do Sul? Excelente!

Caso você pretenda viajar para lá, o dólar é a melhor moeda para levar em viagem, pois é difícil encontrar casas de câmbio que troquem real por won no Brasil .

Atenção para essa dica boa: a região de Myeongdong é o local indicado para fazer o câmbio no país asiático. Lá, existem muitas casas de câmbio que fazem a troca de moedas por valores mais vantajosos do que nos aeroportos.

Se a sua intenção for fazer viagens longas, você pode enviar dinheiro para a Coreia do Sul. Neste caso, você deve fazer uma remessa online. Em síntese, a remessa online é a transferência do dinheiro da sua conta, no Brasil, para a conta em outro país e vice-versa.

Ah! não precisa se preocupar com esse tipo de operação, pois ele não é ilegal.  Na verdade, o Banco Central do Brasil (Bacen) reconhece e autoriza esse tipo de operação. Ficou claro?

O dinheiro ainda é o meio mais utilizado nos pagamentos na Coreia do Sul. Apesar disso, também é possível usar cartão de crédito e débito no país.

Round 6

Com certeza você assistiu Round 6, série que fez muito sucesso em 2021. Se não, dê uma olhada nela.

Na série, é oferecido um prêmio de 45,6 bilhões de won sul-coreano para a pessoa que conseguir vencer uma sequência de jogos mortais. E se você é fã da série, já deve ter se questionado quanto vale 45,6 bilhões de won sul-coreano em reais.

Os 45,6 bilhões de won sul-coreano valeriam, hoje, R$ 208.845 milhões de reais. Lembrando que esse valor pode, claro, mudar de acordo com a cotação.

Qual a quantidade de won necessária em uma viagem?

Os gastos de uma viagem variam de acordo com os locais que você pretende visitar, quantos dias vai durar, onde você vai se hospedar e o que você pretende comprar. Portanto, cada caso é um caso.

Por isso, listamos algumas dicas essenciais para você ter uma noção do valor necessário para viajar para a Coreia do Sul. Preste atenção neles:

1- Gastos com a viagem

A primeira dica, claro, é planejar e verificar quais serão os gastos com a viagem, os quais podem incluir os seguintes tópicos:

Pontos turísticos

Primeiramente, pesquise os pontos turísticos que você pretende visitar. Faça uma lista dos locais e dos preços dos ingressos. Dependendo do local, pode compensar mais comprar os ingressos pela internet.

Transporte

Tendo como ponto de partida o local que você vai ficar hospedado, verifique quais as opções e valores de transportes até os pontos turísticos que você quer visitar.

Nessa etapa, você deve pesquisar não somente os valores dos transportes, mas também como é o seu funcionamento.

Comida

A comida é outro gasto que varia bastante de pessoa para pessoa, pois algumas pessoas priorizam os passeios e as compras de produtos.

Portanto, essas pessoas podem economizar na alimentação, enquanto outras gostam de experimentar a culinária local, assim, o valor necessário para alimentação pode ser maior.

Internet

Na Coreia do Sul, você pode usar a internet do metrô e estabelecimentos públicos, porém se você não quiser depender desse tipo de internet, você precisará de um chip de internet do próprio país.

Compras

Caso você pretenda comprar produtos na Coreia do Sul, estime um valor exclusivo para isso. Não me vá sair comprando sem um planejamento mínimo!

Seguro viagem

Opa! Esse é importantíssimo, né? Um seguro viagem serve para garantir sua segurança e facilitar a resolução de possíveis problemas no exterior. Dessa forma, é melhor não contar com a sorte, meu caro.

2- Previsão de gastos

Depois de levar em consideração os itens acima, faça as contas do quanto você vai gastar aproximadamente. Depois disso, estabeleça uma meta de gastos por dia.

Por fim, tome cuidado para não gastar demais nos primeiros dias e passar aperto nos últimos. Além disso, leve sempre uma quantia acima do valor que você acha que irá gastar, caso surjam imprevistos.

Ufa! Esperamos ter te ajudado com essas dicas preciosíssimas.

Agora, que tal conhecer agora como o dinheiro que você tem aí com você é feito?! Nos vemos na próxima leitura!

Fontes: Letras, Fazcomex, Uol e Revista koreain.