Transferência internacional, como fazer? Prazos e principais taxas

9 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 4 seg


Apesar de parecer ser complicado fazer uma transferência internacional, na verdade, é um processo bastante simples se o valor estiver dentro do limite estabelecido pelo Banco Central. No entanto, se o valor for maior do que o limite, é preciso apresentar alguns documentos que comprovem a origem do dinheiro. 

Além dos limites, o cliente deve estar atento em relação às diversas taxas cobradas pelo serviço. Algumas taxas, como as de envio, podem variar entre as instituições bancárias. Porém, o desconto do IOF é feito em todas as remessas internacionais e não depende da instituição. 

Enfim, o processo de enviar dinheiro para o exterior, se não for em grandes quantias, pode ser feito facilmente pelo internet banking. Em relação aos prazos, eles variam de instituição para instituição.

Como fazer uma transferência internacional

O processo de envio de dinheiro para outro país é chamado de remessa internacionalPrimeiramente, se você for fazer a transferência internacional através de um banco tradicional, é preciso ter conta aberta.

Por outro lado, em algumas instituições online, o processo de abertura de conta é mais rápido do que os bancos tradicionais. 

Para realizar uma transferência internacional, alguns dados são solicitados, como o nome completo, a conta e o banco do beneficiário. Além desses dados mais comuns, o cliente deve ainda informar qual o motivo do envio do dinheiro. 

O limite para a transferência internacional é de USD 10.000, sendo que se a transferência passar desse valor, são solicitados documentos extras, como, por exemplo, a última declaração de imposto de renda. Esses documentos visam averiguar a origem do dinheiro.

A remessa internacional pode ser feita de três maneiras:

Agência: Algumas instituições exigem que na primeira transferência internacional o cliente vá até a agência, sendo que os posteriores envios de dinheiro para o exterior podem ser feitos por outros meios. 

Internet: Através do site ou aplicativo, o cliente pode realizar a remessa online de maneira muito mais prática do que indo até uma agência. Basta entrar no aplicativo, selecionar a opção de transferência internacional e preencher os dados solicitados.

Telefone: Por fim, existe ainda a possibilidade da transferência ser feita por telefone. Não são todos os bancos que disponibilizam essa opção, então, vale a pena conferir antes. 

Prazos de envio da transferência internacional

O tempo de conclusão de uma transferência internacional pode ser considerada média. Isso porque, a média geral de envio é de dois dias úteis.

Entretanto, alguns fatores são determinantes, como a necessidade de ir até a agência e de intermediários. Fatores assim podem estender o prazo.

Algumas medidas burocráticas podem ser necessárias se o valor for alto. Dessa maneira, em transferências de mais de USD 10 mil, a instituição bancária pode exigir a assinatura de um contrato de câmbio físico.

Ou seja, para transferir altas quantias a pessoas deve se dirigir até a agência e assinar um documento, o que torna a transferência mais demorada.

O banco pode ainda solicitar documentos extras, que podem levar até dois dias úteis para serem aprovados. É importante se ater ainda ao fuso horário e aos horários de funcionamento do local de destino.

Se, por exemplo, você for enviar uma remessa de Brasília para Londres, o fuso horário é de quatro horas. Logo, se você fizer a transferência às 15:00 no Brasil, em Londres já serão 19:00. 

Dependendo do banco de destino da transferência internacional, é preciso de um banco intermediário. Os intermediários são responsáveis por fazer a conversão da moeda de um país para outro. Isso se faz necessário porque alguns bancos internacionais não aceitam receber dinheiro enviado diretamente de outro país.

Se for necessário o uso de intermediário, então o prazo para o dinheiro chegar ao destinatário é maior, já que o intermediário precisa de um prazo para realizar seu trabalho. 

Enfim, levando em consideração todos esses fatores, podemos dizer que o prazo médio é um pouco mais de dois dias, algo em torno de 2 a 4 dias úteis. 

Preço de uma transferência internacional

Para enviar dinheiro para o exterior, existem alguns custos que devem ser levados em consideração. Esses valores podem ser mais elevados nos bancos tradicionais do que em instituições financeiras alternativas. As taxas cobradas são: 

1- Taxa de envio

Também chamada de taxa administrativa, a taxa de envio é cobrada por todas as instituições. O seu valor varia entre as instituições, sendo que algumas podem possuir um valor mínimo, outras não.

Essa taxa de envio para transferências internacionais também pode ser fixada em real ou dólar, dependendo de cada instituição. Portanto, antes de fazer a transferência, é importante verificar qual a taxa cobrada pelo envio. 

2- Taxa de câmbio

De maneira geral, a cotação de câmbio para o desconto dessa taxa é mais alto do que a cotação média do câmbio comercial. Essa diferença de preço ocorre porque as instituições adicionam uma porcentagem de lucro em cima da cotação. 

3- IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras é cobrado sempre que se realiza uma operação de recebimento de dinheiro do exterior ou se realiza uma remessa internacional.

O IOF segue algumas regrinhas: caso a transferência seja para a conta de outra pessoa o imposto é de 0,38%. Por outro lado, se a transferência for para uma conta com a mesma titularidade, o desconto será de 1,1%.

Por fim, para receber dinheiro do exterior, o imposto descontado é de 0,38%.

4- SWIFT

A sigla SWIFT significa Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais. Ou seja, o SWIFT é um código usado entre os bancos e que se enquadra como mais uma taxa para o cliente.

Portanto, caso a transferência internacional precise de um banco intermediário, a instituição financeira, certamente, vai cobrar uma taxa pelo seu serviço. 

Segurança

Desde que a instituição financeira seja regulada pelo Banco Central e siga todas as normas estabelecidas por ele, as operações de transferência internacional são sim seguras. Em outras palavras, a remessa internacional é tão segura quanto os outros serviços realizados pelos bancos.

Portanto, vale analisar bem o banco e as taxas cobradas por ele antes de abrir uma conta. Também é importante pesquisar por instituições alternativas que ofereçam o mesmo serviço com taxas mais reduzidas.

Alguns tipos de investimentos necessitam de transferências internacionais, caso você tenha interesse em investir no exterior, veja o vídeo de Raul Sena e descubra como investir com pouco dinheiro:

E aí, gostou de aprender como realizar uma transferência internacional? Então, aproveite e aprenda como Investir no exterior – Como funciona, vantagens e formas de investir

Fontes: Tansfewise, Remessa online, Globo e Euro dicas

Imagens: Comprar dólar, Viajando online blog, Iq, Graco exchange, Mirian Gasparin, Graco exchange e Money news