Conheça as 10 moedas mais valorizadas no mundo


A moeda mais valorizada do mundo é o Dinar do Kuwait que vale 3 vezes mais do que o dólar dos EUA. Sendo que a cotação de uma moeda é impactada por vários fatores como a liquidez, a balança comercial e o risco do país.

Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?

As moedas de maior valor no mundo são:

1- Dinar do Kuwait

A moeda mais valorizada do mundo é o Dinar do Kuwait, conhecida pela sigla KWD. No momento, ela vale 3 vezes mais do que o dólar dos EUA. Sendo assim, ela tem uma cotação média de USD 3,28.

Talvez você esteja se perguntando por que uma moeda tão pouco usada, e não tão conhecida, é mais cara do que outras moedas mais famosas.

Isso ocorre pois o Kuwait é um país exportador de petróleo. Desse modo, ele negocia grandes montantes da commodity em dólar americano.

Com isso, um grande volume de dólar entra no Kuwait. O dólar então precisa ser convertido em Dinar, mas esta não é uma moeda impressa em quantidades tão altas quanto o dólar.

Portanto, o preço do Dinar é tão alto como resultado da velha lei da oferta e demanda.

2- Dinar do Bahrein

A Dinar do Bahrein também é muito valorizada por causa do volume de negociação de petróleo realizado no seu país emissor.

Em resumo, o Bahrein é um Estado-ilha que não precisa de um grande volume de emissão de notas para o uso na economia local.

Dessa forma, o Dinar do Bahrein acaba se valorizando frente ao dólar. Enfim, a cotação dessa moeda pode ser identificada com o código BHD e hoje ela vale cerca de 2,65 USD.

3- Rial de Omã

A terceira moeda mais valorizada do mundo é o Rial do Omã, que vale cerca de 2,59 USD. Sendo que o código do Rial é OMR.

O Omã faz parte da Península Arábica e tem uma economia muito bem desenvolvida. A moeda é tão cara que o país teve que emitir cédulas de 1/4 e 1/2 Rial para facilitar as transações comerciais.

4- Moedas mais valorizadas: Dinar da Jordânia

O código do Dinar da Jordânia é JOD. Atualmente, ele vale em média 1,41 USD.

Vale destacar que a Jordânia tem algumas limitações econômicas e estratégicas no cenário internacional. Apesar disso, o país se mantém entre as 5 moedas mais valorizadas do mundo há muito tempo.

5- Libra Esterlina

A Libra Esterlina (GBP) é uma das moedas mais conhecidas do mundo. Emitida pelo Banco da Inglaterra, a Libra equivale a cerca de 1,30 USD.

A Inglaterra conta com colônias que integram a Comunidade das Nações conhecida como Commonwealth e cada uma delas emite sua Libra, com características físicas diferentes.

No entanto, para o mercado, a cotação de todas elas é 1 para 1 GBP. Mas isso não significa que, se viajar para lá, você poderá usar as diferentes moedas de forma livres em vários destinos.

6- Dólar das Ilhas Cayman

O dólar das Ilhas Cayman é identificado nas cotações mundiais como KYD e vale cerca de 1,19 USD.

A valorização dessa moeda está ligada à atratividade das Ilhas Cayman para investidores, bancos, companhias de seguros e fundos de investimentos.

Isso porque as Ilhas Cayman é um dos paraísos fiscais mais conhecidos do mundo.

7- Euro

Outra moeda bem famosa, e que está entre as mais valorizadas do mundo, é o Euro. No momento, esta moeda, que é conhecida na cotação mundial como EUR, está valendo cerca de 1,08 USD.

Em síntese, o Euro é a moeda oficial da União Europeia e é a segunda maior reserva cambial do mundo. Isso fez com que o Euro se tornasse uma das moedas mais caras nos últimos tempos.

8- Franco Suíço

Representado pelo código CHF, o Franco Suíço é a moeda oficial da Suíça, um dos países mais ricos do mundo e com desenvolvimento econômico admirável.

O Franco Suíço, atualmente, vale cerca de 1,06 USD. Uma curiosidade é que, diferente de muitas outras moedas, as cédulas de Franco têm orientação vertical.

9- Dólar dos EUA

Você já deve ter notado que, apesar do dólar ser referência para determinar quais são as moedas mais valorizadas do mundo, ele não é a moeda mais cara.

Pois é, na lista das 10 moedas mais valorizadas do mundo, o dólar americano ocupa apenas a 9º posição.

Apesar disso, ele é usado como referência na valorização das moedas pois é a principal referência monetária para o mundo dos negócios e turismo.

Desse modo, vários governos ao redor do mundo usam o dólar para equilibrar suas balanças de importação e exportação. Os investidores também compram dólar para diversificarem seus investimentos.

Além disso, o dólar americano tem a maior Reserva Cambial do mundo, o que significa que a moeda é “aceitável” em qualquer lugar.

10- Moedas mais valorizadas: Dólar do Canadá

Por fim, o último da lista de moedas mais valorizadas do mundo é o Dólar do Canadá. Conhecido como CAD, atualmente ele vale cerca de 0,79 USD.

O Canadá tem a 5º maior Reserva Cambial do mundo e o país é um dos destinos turísticos mais importantes para os brasileiros, que escolhem suas cidades para lazer, negócios e desenvolvimento profissional, por exemplo.

Por que as criptomoedas não estão entre as moedas mais valorizadas do mundo?

Assim como as moedas mais valorizadas do mundo, as criptomoedas são uma opção de recursos para a realização de transações comerciais.

Sendo assim, além de serem um tipo de investimento, elas também podem servem para fazer pagamentos. Contudo, essa é a única semelhança entre as moedas e as criptomoedas.

Isso porque as criptos não são emitidas pelo governo de um país, logo, elas não podem ser comparadas dentro dos mesmos critérios de valorização que as moedas tradicionais.

É por isso que elas não aparecem na lista. No entanto, as criptos realmente costumam ter cotações altas.

A importância de acompanhar os valores das moedas

Fazer o acompanhamento dos valores das moedas é muito importante se você precisa negociar ou estiver pretendendo viajar para o exterior.

Além disso, é importante ficar de olho nos valores das moedas caso você queira fazer uma remessa internacional, já que isso envolve a conversão do Real em outra moeda.

Perguntas frequentes

1-Quais as moedas mais valorizadas do mundo?

A moeda mais cara do mundo em 2022 são: Dinar do Kuwait, Dinar do Bahrein, Rial de Omã, Dinar da Jordânia, Libra Esterlina, Dólar das Ilhas Cayman, Euro, Franco Suíço, Dólar americano e Dólar do Canadá.

2- Criptomoedas não estão entre as mais valorizadas do mundo?

Não. Isso porque, mesmo tendo cotações bem altas, a emissão das criptomoedas não é feita por um país. Logo, elas não seguem os mesmos critérios de valorização e não podem ser avaliadas junto com as moedas.

Enfim, agora que você já conhece as moedas mais caras do mundo, não deixe de conferir quais são as moedas mais desvalorizadas do mundo em relação ao dólar.

Fonte: Remessa online.

Conte-nos a sua opinião...