Câmbio fixo e flutuante: o que são, vantagens e desvantagens

27 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 55 seg


No câmbio fixo, o valor da moeda estrangeira (normalmente o dólar) é fixado pelo governo. Dessa maneira, a moeda nacional tem o valor fixo frente a moeda-lastro. A vantagem de adotar o câmbio fixo, é que ele pode ajudar a controlar a inflação.

Isso porque, ao indexar a moeda nacional em um ativo mais estável, as chances dela perder valor é menor. Por outro lado, temos a desvantagem de que o câmbio fixo pode trazer algumas consequências para a economia do país.

Por exemplo, pode ocorrer uma valorização muito grande da moeda nacional, o que leva a diminuição das exportações e aumento das importações, se a moeda estrangeira se mantiver desvalorizada.

O que é câmbio fixo?

O câmbio fixo é um regime cambial onde o preço de uma moeda é fixo em relação a outra. Em outras palavras, neste sistema a moeda de um país é equivalente ao preço de uma moeda estrangeira. Sendo que geralmente a moeda estrangeira é o dólar. Por exemplo, durante um tempo a Argentina utilizou o câmbio fixo, logo, cada 1 peso valia 1 dólar. 

Câmbio fixo e flutuante: o que são, vantagens e desvantagens

Cotação

O câmbio fixo conseguiu expressão mundial no século XIX e a sua âncora cambial principal era o padrão-ouro. Em síntese, no padrão-ouro, as moedas tinham o valor de troca estipulado por meio da comparação com o ouro. Sendo que qualquer pessoa ou instituição poderia trocar seu dinheiro por ouro.

Esse padrão se popularizou depois da Primeira e Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos despontaram como potência. Através da Conferência de Bretton Woods, ficou definido que as moedas das principais economias iriam usar o câmbio fixo em relação ao dólar, que iria manter o valor fixo tendo o ouro como base.

Contudo, em 1972, os Estados Unidos deixaram de lado o padrão-ouro, pois estavam com dificuldades em manter o câmbio fixo. O resultado disso foi que os países com moedas fixas em dólar, adotaram o câmbio flutuante.

Como funciona?

Para que o câmbio fixo funcione integralmente, isto é, uma moeda local ser igual a uma moeda estrangeira, é necessário uma Currency Board. Em resumo, a Currency Board é uma agência de conversão da moeda, cujo objetivo é manter as reservas internacionais mais altas ou equivalentes à base monetária da moeda nacional.

Na prática, essa agência atua na troca de moedas de acordo com o movimento do mercado. Ou seja, o seu papel é trocar uma moeda pela outra e ela não faz nenhuma política monetária nem cria moedas.

Jornal empresas e negócios

Por exemplo, se uma empresa faz a importação de produtos, ela recebe em dólar. Logo, a Currency Board retém o dólar e repassa para a empresa o valor convertido para a moeda nacional. Como o câmbio é de 1 para 1, a companhia irá receber o mesmo valor que ela negociou. 

Diferenças entre câmbio fixo e flutuante

No câmbio flutuante o governo não realiza intervenções para controlar a cotação da moeda. Sendo assim, os preços são determinados de acordo com a lei da oferta e demanda. A vantagem desse sistema é justamente o fato de que o mercado é livre para regular as taxas de câmbio.

Isso faz com que não ocorram distorções cambiais na economia, como pode ocorrer com o câmbio fixo. A desvantagem desse sistema é que podem ocorrer variações muito grandes nas taxas de câmbio em curtos intervalos de tempo.

Além disso, pode ocorrer uma valorização muito alta das moedas estrangeiras o que pode causar inflação, já a desvalorização dessas moedas pode resultar na redução das exportações. Enfim, as diferenças entre os dois tipos de regimes cambiais são:

Capital research

  • Variações: No câmbio fixo a taxa de câmbio é de 1 para 1 em relação à moeda estrangeira, já no câmbio flutuante as variações ocorrem de acordo com a oferta e demanda.
  • Inflação: No fixo, a inflação é controlada ao se manter a moeda nacional forte de maneira artificial, enquanto no câmbio flutuante são utilizados outros instrumentos econômicos.
  • Currency Board: No câmbio fixo é preciso da Currency Board para funcionar. No câmbio flutuante a Currency Board não existe.
  • Volume de moedas: No câmbio fixo a variação da base monetária é passiva. Em contrapartida, no flutuante o volume de moedas é englobado pelas políticas monetárias do país.
  • Confiança: No câmbio fixo existe uma certa confiança na moeda nacional por parte do mercado interno e externo. No flutuante essa confiança tem como base fatores como o valor real e o risco do país.
  • Política monetária: No fixo não existe uma política monetária concreta, pois as variações da moeda nacional estão ligadas à moeda estrangeira. O câmbio flutuante também não tem uma política cambial concretamente, mas o governo pode realizar a compra e venda de moedas estrangeiras visando a redução das oscilações na taxa cambial.

Câmbio fixo no Brasil

No Brasil, o câmbio fixo foi usado algumas vezes, por exemplo, de 1964 a 1968 durante o Golpe Militar no Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG). Também foi usado em 1986 na implantação do Plano Cruzado. Por fim, ele foi adotado ainda de 1994 a 1999 na implantação do Plano Real.

Câmbio fixo e flutuante: o que são, vantagens e desvantagens

Exchange now

Em todos os momentos que o câmbio fixo foi adotado no Brasil, ele tinha como objetivo controlar a inflação. No entanto, o uso do câmbio fixo foi apenas temporário. Desse modo, com o passar do tempo, o câmbio no Brasil foi se tornando mais livre.

O que os economistas dizem?

A maior parte dos especialistas no tema são a favor da liberdade cambial. Nesse sentido, o câmbio iria se ajustar naturalmente de forma sustentável para a manutenção das empresas. Sendo que quando a economia vai se tornando mais saudável e desenvolvida, é normal que o câmbio se aprecie.

Como isso acontece ao longo do tempo de maneira natural, geralmente não ocorrem problemas em relação ao comércio exterior. Apesar disso, alguns países ainda preferem usar o câmbio fixo para usufruir das vantagens no comércio. Isso porque, ao depreciar propositalmente sua moeda, as margens das exportações crescem.

Vantagens e desvantagens

Uma grande vantagem do câmbio fixo, é o seu poder contra a inflação. Acontece que, ao indexar o preço de uma moeda a um ativo mais estável, essa moeda tem menos chances de perder o valor. Sendo assim, é mais difícil ocorrer uma grande alta na inflação.

Câmbio fixo e flutuante: o que são, vantagens e desvantagens

Onze

Por outro lado, é difícil que este sistema seja mantido por muito tempo, já que ele pode causar distúrbios no comércio global. Isso porque, no câmbio fixo, as intervenções do governo fazem com que seja criado uma situação artificial em relação à moeda, o que a longo prazo é insustentável.

É por isso que vários economistas recomendam que o câmbio fixo seja utilizado somente em casos extremos e apenas como uma medida temporária. Outra desvantagem do câmbio fixo é que ele pode causar desequilíbrio não apenas na balança comercial, mas em todo o comércio exterior feito pelo país, sobretudo se a economia for dependente de exportações.

Por exemplo, o câmbio fixo em valores baixos como a paridade direta de 1 real para 1 dólar pode fazer com que as exportações não sejam sustentáveis. Nesse cenário, pode acontecer das empresas quebrarem e funcionários serem demitidos, elevando o nível de desemprego.

E aí, gostou de aprender sobre o câmbio fixo? Então aproveite para aprender também sobre o Mercado de câmbio: o que é e como funcionam as operações

Imagens: Exchange now, Andre bona, Onze, Jornal empresas e negócios, Capital research e Cotação