Salim Mattar, quem é? Infância, carreira, Localiza e política

17 de fevereiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 23 seg


Salim Mattar é um empresário brasileiro co-fundador da Localiza, uma das maiores empresas no aluguel de carros, no Brasil. Além disso, Mattar também fez uma breve passagem pela política, quando assumiu a Secretaria de Desestabilização e Desinvestimento.

O sonho de infância de Mattar era ser pianista, mas seu pai o persuadiu a ser empresário. Com a ideia em mente de abrir uma empresa, Salim Mattar percebeu que o aluguel de carros poderia trazer bons retornos financeiros. 

Além de dedicar boa parte da sua vida ao crescimento da Localiza, Salim Mattar também se dedicou ao ideal em que acredita: o liberalismo. Inclusive, foi com a missão de privatizar várias estatais que ele entrou para o governo de Jair Bolsonaro. 

Infância de Salim Mattar

José Salim Mattar Júnior nasceu no dia 28 de novembro de 1948, em Oliveira, Minas Gerais. Salim era um dos filhos do meio entre 11 irmãos e na infância tinha vontade de ser pianista. No entanto, quando aos 7 anos de idade contou para o pai que queria estudar piano, a resposta foi negativa.

Poder 360

Ao invés disso, seu pai disse que ele deveria abrir uma empresa. A partir daquele momento, seu pai sempre o questionava sobre o que ele queria fazer quando crescesse, e a resposta deveria ser sempre: abrir uma empresa. 

Carreira

A carreira de Salim Mattar começou aos 17 anos de idade, quando ele mudou de sua cidade natal para Belo Horizonte, em busca de emprego. Ele tinha a opção de trabalhar em um banco, ou em uma pequena empresa de engenharia.

Como a empresa de engenharia tinha sido fundada por dois estagiários da Usiminas, Mattar ficou inspirado e optou por trabalhar na empresa, que na época contava apenas com 28 funcionários. Na empresa ele desempenhava a função de office boy. Dessa maneira, um dia ele recebeu a tarefa de levar um cheque até uma locadora de carros.

Aquela foi a primeira vez que o jovem ouvia falar em aluguel de carros. Ao realizar o pagamento, ele deu uma olhada no recibo. Ao ver o quanto custava a diária de um carro, ele fez um cálculo mental de quanto uma empresa de aluguel de carros ganhava por ano e percebeu que aquele era um negócio promissor. 

Salim Mattar

Isto é dinheiro

Depois desse primeiro contato com a locação de carros, Salim Mattar passou a analisar o funcionamento do negócio sempre que ia até lá fazer algum pagamento. Ele aproveitava ainda para fazer amizade com os funcionários e clientes, além de observar o fluxo de clientes e as etapas que envolviam a locação de um carro.

Paralelo a isso, ele continuava trabalhando na construtora. Nessa empresa ele ficou dos 17 até os 22 anos, e chegou até mesmo a se tornar gerente.

Entretanto, como se tratava de uma empresa familiar, o jovem percebeu que dificilmente faria parte do processo de sucessão. Sendo assim, Salim Mattar saiu da construtora e conseguiu um emprego nos supermercados Epa, mas ele não ficou lá por muito tempo. 

Localiza

O ano de 1973 foi marcado pela crise do petróleo. Em síntese, como retaliação pelos Estados Unidos terem apoiado Israel na Guerra do Yom Kipur, os países árabes aumentaram o combustível em mais de 300%. Mas esse cenário de aumento de preços não assustou Salim Mattar, que decidiu que iria abrir sua empresa de aluguel de carros. 

Os familiares tentaram convencê-lo de que a ideia era uma loucura, mas ele havia tomado sua decisão. Somente Antônio Cláudio Brandão Resende acreditou na ideia e entrou como sócio no negócio. O nome da empresa de aluguel de carros, Localiza, foi escolhido com o intuito de ser facilmente pronunciado em diversos idiomas.

Salim Mattar

O globo

A frota inicial da empresa contava apenas com cinco fuscas novos, comprados por meio do financiamento em seis financeiras. Pouco depois, Eugênio Pacelli Mattar (irmão de Salim Mattar) e Flávio Brandão Resende (irmão de Antônio Cláudio Brandão Resende), também entraram no empreendimento. 

Sempre determinados a fazer o negócio prosperar, os sócios trabalhavam com afinco, fazendo de tudo na empresa, desde a lavagem dos carros, até o conserto. Dessa maneira, eles conseguiram superar a crise do petróleo e, em 1979, já tinham planos de se expandir através da compra de uma locadora na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Expansão da Localiza

Conforme a empresa crescia, ela foi adquirindo diversas outras pequenas concorrentes pelo Brasil. Sendo assim, em 1981, apesar de ainda não terem alcançado Rio de Janeiro e São Paulo, a Localiza já era considerada como líder nacional com presença em 11 capitais.

O próximo passo para a expansão da empresa, foi abrir franquias. Desse modo, em 1984 a Localiza começou um processo maciço de expansão através da abertura de diversas franquias. Posteriormente, veio a criação da Localiza Seminovos.

Em resumo, quando a Localiza comprava um carro direto na fábrica, ela conseguia 25% de desconto. Porém, ela precisava trocar sua frota de carros regularmente. Portanto, a ideia com a criação da Localiza Seminovos era colocar esses carros a venda e ainda conseguir lucrar. 

Veja

A empresa continuou a crescer e até mesmo se capitalizou através de uma operação de private equity com um fundo estadunidense. Por fim, a IPO da Localiza (RENT3) veio em 2005 e arrecadou R$ 184 milhões. Dois anos depois, por R$ 337 milhões, a empresa comprou a subsidiária brasileira da Hertz.

Salim Mattar ficou como presidente da empresa até 2013, quando então passou o cargo para o seu irmão. No comando do Conselho de Administração ele permaneceu até o final de 2018, quando decidiu se aliar a Jair Bolsonaro e assumir a chefia da Secretaria de Desestabilização e Desinvestimento. 

Além da Localiza, o empresário ocupava também a presidência do conselho da Pottencial Seguradora. Contudo, quando aceitou o convite para integrar o governo ele teve que deixar o cargo. 

Política de Salim Mattar

Conhecido como um dos maiores defensores do pensamento liberal no Brasil, Salim Mattar teve seu primeiro contato com as ideias liberais aos 16 anos.

Em síntese, o professor do seu cursinho noturno passou como leitura o livro A Riqueza das Nações, de Adam Smith. Um ano depois, o jovem voltou a ter contato com o liberalismo através da obra de Friedrich Hayek. 

Carta capital

Entusiasmado com os ideais liberais, Salim Mattar decidiu que iria contribuir com a disseminação do liberalismo no Brasil. Dessa forma, ele foi um dos fundadores do Instituto Liberal e posteriormente, do Instituto Millenium.

Ele também contribuiu com o projeto Liberdade na Estrada do Instituto Ordem Livre e doou milhões de reais para os candidatos políticos que defendiam os mesmos princípios que ele.

Em 2018, o Ministro da Economia Paulo Guedes convidou Salim Mattar para assumir a Secretaria de Desestabilização e Desinvestimento. A missão de Mattar era privatizar mais de 600 estatais. No entanto, frustrado com os impedimentos de privatizar grandes estatais, ele deixou o cargo no dia 11 de agosto de 2020.

E aí, gostou de conhecer a biografia de Salim Mattar? Então aproveite para conhecer também o perfil de Paulo Guedes, quem é? Vida, carreira e atuação na política brasileira.

Fontes: Infomoney, Suno e Sindlocmg

Imagens: Isto é dinheiro, Exame, Veja, O globo, Poder 360 e Carta capital